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DINÂMICAS E JOGOS EM SALA DE AULA Edigleide Rabêlo.

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Apresentação em tema: "DINÂMICAS E JOGOS EM SALA DE AULA Edigleide Rabêlo."— Transcrição da apresentação:

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3 DINÂMICAS E JOGOS EM SALA DE AULA Edigleide Rabêlo

4 Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo
Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso,a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. Hermann Hesse

5 NOSSO CÉREBRO HEMISFÉRIO ESQUERDO HEMISFÉRIO DIREITO
VERBAL Descreve com palavras NÃO VERBAL Percebe as coisas através de imagens SIMBÓLICA Usa símbolos para representar CONCRETA Concebe coisas em sua integralidade ANALÍTICA Desenvolve a habilidade passo a passo SINTÉTICA Agrupa informações e forma um todo ABSTRATA Seleciona pequena parte e forma o todo ANALÓGICA Compreende relações e percebe semelhanças TEMPORAL Marca o tempo e a sequencia NÃO TEMPORAL Não possui sensação de tempo RACIONAL Busca razão nos fatos NÃO RACIONAL Não forma julgamentos LÓGICA Extrai conclusões lógicas INTUITIVA Prefere seguir palpites

6 Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia e ação.

7 CARACTERÍSTICAS DINÂMICA DE GRUPO
Possibilita o autoconhecimento como ser único e social, confrontando e reavaliando as práticas; Possibilita experiência de abertura ao outro e participação grupal, facilitando a cooperação, a integração; Ajuda a romper a tensão inicial do ano letivo ou semestre; Energiza o grupo para um objetivo específico, possibilitando uma construção coletiva do saber; Há um alto grau de interação, pela maioria dos participantes e estimula a reflexão oral; Possibilita redefinir papéis dentro do grupo, elevando a autoestima.

8 CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL
APLICAÇÃO DO CAV: CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL RELATO DOS SENTIMENTOS, EMOÇÕES E REAÇÕES; FEEDBACK DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO; EXTRAPOLAÇÃO – LINKS E INSIGTHS; COMPROMISSO PESSOAL COM MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO, ATITUDES OU AÇÕES.

9 DINÂMICA DE ENSINO Facilita o entendimento sobre o assunto apresentado, aprofundando o conhecimento através da discussão grupal, de forma espontânea e informal; Refere-se ao domínio cognitivo; Cria condições para se efetivar a aprendizagem, sintetizam as idéias através de discussões, oportunizam a avaliação do processo. Possibilita avaliar o nível de dificuldade da turma; Há um alto grau de interação entre os participantes e estimula a reflexão oral.

10 A dinâmica seria apenas uma ‘preparação do solo’ para nele plantar depois a semente, sendo o aprendizado o ato de germinar e tornar-se uma planta.

11 De nada adianta preparar o solo até a exaustão
se não plantamos convenientemente a semente no momento certo e na quantidade necessária.

12 JOGO Atividade onde os participantes se envolvem em algum tipo de disputa com uma pessoa (ou com um grupo de pessoas), sujeitando-se a um determinado conjunto de regras. O jogo, comumente, prevê pontuação e permite definir perdedores e vencedores.

13 JOGOS COMPETITIVOS COOPERATIVOS

14 JOGOS ? COMPETITIVOS COOPERATIVOS

15 USO DE DINÂMICAS E JOGOS
1. Adequar a dinâmica ou o jogo aos objetivos, considerando o programa em curso; 2. Considerar as características dos alunos; 3. Verificar o nível de complexidade da dinâmica ou jogo;

16 USO DE DINÂMICAS E JOGOS
4. Verificar o espaço, o tempo e o material necessário; 5. Realizar o fechamento da atividade com os alunos.

17 AO UTILIZAR JOGOS E DINÂMICAS , O PROFESSOR, DEVE:
1. Saber ouvir e conduzir as discussões de forma neutra; 2. Perceber o nível de relações e entendimento dos alunos; 3. Estar preparado para atuar diante de conflitos e resistências, possibilitando um clima de espontaneidade;

18 AO UTILIZAR DINÂMICAS E JOGOS, O FACILITADOR, DEVE:
4. Ser autêntico(a) , evitando comportamentos manipuladores; 5. Deve refletir: - Como é possível melhorar ? - Que variações posso criar? - Que outros objetivos posso atingir?

19 VANTAGENS DO USO DINÂMICAS E JOGOS
1. Maiores chances de desenvolvimento de competências cognitivas e interpessoais; 2. Resgate do lúdico – essência do ser humano.

20 TIPOS DE DINÂMICAS DE GRUPO
APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO Podem ser utilizadas no início do ano letivo, do semestre, com a finalidade de apresentação, integração e inclusão dos alunos; Contribuem para a diminuição das expectativas e medos (de errar, de arriscar, de não agradar).

21 APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO
01. DOMINÓ HUMANO Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( FUNÇÕES: VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E LÓGICA); Promover a integração entre os alunos; Possibilitar a descoberta de semelhanças, gerando um clima de aproximação; Desenvolver a oralidade e a criatividade. APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

22 02. MINHA BANDEIRA PESSOAL
Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais e esquerdo direito ( FUNÇÕES: NÃO VERBAL, SIMBÓLICA, ANALÍTICA, RACIONAL E LÓGICA); Possibilitar o autoconhecimento; Promover a socialização e a interação entre os alunos; Identificar qualidades e habilidades. APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

23 APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO
Qual a sua melhor qualidade? O que gostaria de mudar em você? Qual a pessoa que mais admira? Qual o seu maior sonho? Qual seu desafio para 2010? O que te motivou a estudar no Colégio ou Escola ...? 44444 APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

24 APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO
03. VIAGEM INTERNA Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito (FUNÇÕES: VERBAL, TEMPORAL, CONCRETA, ANALÍTICA, NÃO RACIONAL, INTUITIVA); Ampliar o vocabulário; Aperfeiçoar a escrita; Desenvolver a oralidade; Desenvolver a criatividade; Possibilitar a integração. APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

25 APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

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04. AUTÓGRAFOS Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( FUNÇÕES: VERBAL, TEMPORAL, ANALÍTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E INTUITIVA); Promover o conhecimento entre os alunos, aproximando-os; Lidar com situações inesperadas e julgamentos Identificar diferenças e semelhanças entre os alunos. APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

28 APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

29 APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO
05. ZIP, ZAP, ZOP Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( FUNÇÕES: VERBAL, CONCRETA, ANALÍTICA, RACIONAL E LÓGICA ); Promover a integração entre os alunos, aproximando-os; 3. Facilitar a fixação dos nomes dos alunos; 4. Estimular a atenção, raciocínio rápido, a memorização e a agilidade. APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

30 06. ATIVIDADES COM CRACHÁS
MINHAS QUALIDADES - a partir do próprio nome, cada aluno escreve características que considera peculiar e se apresenta ao restante da sala. Obs.: Disponibilizar hidrocor. M ansa A morosa R esponsável I nteligente A tenciosa APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

31 06. ATIVIDADES COM CRACHÁS
2. DO MEU NOME SURGEM OUTROS NOMES - a partir do próprio nome, escrito na vertical, o aluno vai escrevendo os nomes de outros colegas, na horizontal. Obs.: Os alunos até o 1º Ano, deverão receber fichas, como o modelo abaixo: E D N A APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

32 TIPOS DE DINÂMICAS DE ENSINO
DESENVOLVIMENTO/ APRENDIZADO Devem ser utilizadas após a inclusão dos participantes. Servem para diagnosticar dificuldades e desenvolver habilidades e competências. Neste momento despontam as lideranças, surgem os questionamentos das regras.

33 01. MEDALHÃO Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito (VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E LÓGICA); Trabalhar o raciocínio lógico matemático; Fixar as quatro operações básicas; Desenvolver as relações interpessoais. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

34 02. SCAMPER S – Substituir C – Combinar A – Adaptar M – Modificar
P – Procurar outro uso E – Eliminar R – Rearrumar DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

35 Exercitar o pensamento crítico, a escrita e a fluência verbal;
Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( VERBAL, CONCRETA, ANALÓGICA, SINTÉTICA, RACIONAL , LÓGICA E INTUITIVA); Exercitar o pensamento crítico, a escrita e a fluência verbal; Contextualizar o tema abordado, trabalhando a interdisciplinaridade; Apresentar espaço para a liberdade de novas idéias inovadoras e criativas; Desenvolver as relações interpessoais. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

36 03. REPOLHO Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito ( VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL , LÓGICA, E INTUITIVA); Estimular o trabalho em equipe; Desenvolver a oralidade e o improviso; Oportunizar fixação dos conteúdos trabalhados anteriormente. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

37 Agora Agora é hora de revisar O que aprendemos e vamos aplicar
Cantando alegres Repolho de mão em mão Quando parar a música vai ter explicação.

38 04. TÉCNICA DO BATE BOLA Objetivos:
Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E LÓGICA); Desenvolver o trabalho em equipe; Desenvolver a oralidade e o improviso; Oportunizar fixação dos conteúdos trabalhados anteriormente com a sua realidade. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

39 01. JOGOS DE MESA VAMOS JOGAR? Objetivos:
ORTOGRAFIA & ADIVINHAÇÃO Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito (VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E LÓGICA); Desenvolver o raciocínio e a criatividade; Exercitar a escrita e o trabalho em equipe. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

40 02. PIM VAMOS JOGAR? Objetivos:
Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito ( FUNÇÕES: VERBAL, CONCRETA, RACIONAL E LÓGICA); Desenvolver a atenção, concentração e o trabalho em equipe; Estudar múltiplos de um determinado número. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

41 03. JOGO DA VELHA COOPERATIVO
VAMOS JOGAR? 03. JOGO DA VELHA COOPERATIVO Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito (VERBAL, CONCRETA, ANALÍTICA, ABSTRATA, RACIONAL E LÓGICA); Desenvolver as relações interpessoais; Trabalhar a interdisciplinaridade, fixando conhecimentos trabalhados anteriormente; Desenvolver raciocínio lógico. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

42 04. COLOCANDO A CASA EM ORDEM
VAMOS JOGAR? 04. COLOCANDO A CASA EM ORDEM Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito (FUNÇÕES: CONCRETA, SINTÉTICA, ANALÓGICA , INTUITIVA, VERBAL, ANALÍTICA , ABSTRATA, LÓGICA); Fixar a aprendizagem; Trabalhar as inteligências múltiplas; Desenvolver as relações interpessoais. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

43 O resultado final é 73, organize números e sinais:
8 + - 4 = * 5 6 8 + 7 * = 73 DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

44 TIPOS DE DINÂMICAS DE GRUPO
RECREAÇÃO/ RELAXAMENTO Objetivam resgatar a “energia” e a “motivação” dos participantes. Devem ser lúdicos, rápidos e promover a descontração. Podem estar diretamente ligados ao objetivo do programa ou não.

45 01. FORMIGAS Objetivos: Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito (FUNÇÕES: NÃO VERBAL, CONCRETA, NÃO RACIONAL); Promover a integração entre os alunos; Trabalhar a lateralidade e a coordenação; Descontrair. RECREAÇÃO / RELAXAMENTO

46 ILUSÃO OPTICA

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49 01. ENIGMA VAMOS JOGAR? Objetivos:
Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito (FUNÇÕES: NÃO VERBAL, SIMBÓLICA, ANALÍTICA, LÓGICA); Promover a integração entre os alunos; Trabalhar a interdisciplinaridade de forma desafiadora e divertida.

50 A= 12 N= 65 B= 48 H= 80 0= 9 C= 7 U= 6 I= 18 P= 90 D= 19 J= 2 V= 23
E= 10 F= 40 G= 3 N= 65 0= 9 P= 90 Q= 4 R= 8 S= 1 T= 17 H= 80 I= 18 J= 2 K= 54 L= 30 M= 5 U= 6 V= 23 W= 100 X= 5 Y= 98 Z= 20 DICA: UM PAÍS DO ORIENTE MÉDIO

51 02. DESAFIOS MENTAIS VAMOS JOGAR? Objetivos:
Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito (FUNÇÕES: NÃO VERBAL, CONCRETA, SINTÉTICA, NÃO RACIONAL); Promover a integração entre os alunos; Trabalhar a lateralidade e a coordenação; Descontrair.

52 Na continuação, seguem 4 desafios para que você resolva.
B A D C 02.1- JOGO DOS QUADRADOS O quadrado que se vê a direita, foi dividido em 4 quadrantes de igual tamanho, que foi denominado “A”, “B”, “C” e “D”, de acordo com o ilustrado na figura. Na continuação, seguem 4 desafios para que você resolva.

53 B A D C DESAFIO N°1: Divida a área BRANCA do quadrante “A”, de modo que resulte em duas (2) peças de igual tamanho.

54 B A D C DESAFIO N°2: Agora, divida a área BRANCA do quadrante “B”, de modo que resulte em três (3) peças de igual tamanho.

55 DESAFIO N°3: Calma! Agora você se sentirá desafiado. Divida a área BRANCA do quadrante “C”, de modo que resulte em quatro (4) peças de igual tamanho. B A D C

56 B A D C DESAFIO N°4: Finalmente, o desafio final. Divida a área BRANCA do quadrante “D”, de modo que resulte em sete (7) peças de igual tamanho.

57 Ok, ok… Não se sinta um fracassado.
B A D C Ok, ok… Não se sinta um fracassado. Para tudo tem uma explicação.

58 Não se preocupe, quase ninguem consegue resolver este 4° desafio apesar de ser tão fácil.
Este teste é só outra prova de que o cérebro pode ser condicionado a determinado tipo de respostas. É nosso papel, professores, acordar o cérebro e fazer pensar DIFERENTE!!! B A D C

59 CÓDIGO SECRETO 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5! 

60 TESTE DE 1 MINUTO

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62 “Eu agora diria a nós, educadores e educadoras: ai daqueles e daquelas, dentre nós, que pararem com a capacidade de sonhar, de inventar, com a sua coragem de denunciar. Ai daqueles e daquelas que em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.” FREIRE, 1996

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