A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Gerenciamento da Comunicação

3 Gerenciamento da Comunicação
Comunicação: Intercâmbio de informação entre sujeito e objeto...

4 Gerenciamento da Comunicação
Vantagens e problemas ocasionadas pela comunicação Vantagens Problemas Uma comunicação bem feita faz com que o trabalho seja realizado com maior precisão. Falta de diálogo. Saber ouvir faz com que a equipe se sinta realmente parte do projeto. Julgar pela aparência. Saber usar a comunicação para passar e absorver o máximo de informação dos clientes. Comunicação não é clara. Habilidade de ouvir e expor opiniões. Influência de opiniões alheias.

5 Gerenciamento da Comunicação
Gerenciamento da Comunicação inclui um conjunto de processos exigidos para assegurar a geração, coleta, distribuição, armazenamento apropriado e o controle básico das informações do projeto. Processos: Planejamento das Comunicações: determinação das necessidades de informações e comunicações das partes interessadas no projeto.

6 Gerenciamento da Comunicação
Processos: Distribuição das Informações: permitir que as informações necessárias estejam disponíveis para os interessados no projeto no momento oportuno. Relatório de Desempenho: coleta e divulgação de informações sobre o desempenho. Isso inclui o relatório de andamento do projeto, a medição do progresso e as previsões.

7 Gerenciamento da Comunicação
Processos: Gerenciar as Partes Interessadas: gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas e solucionar os problemas por meio delas.

8 Gerenciamento da Comunicação

9 Gerenciamento da Comunicação
Importância da Comunicação Qual a importância da comunicação ???

10 Gerenciamento da Comunicação
Modelo de Comunicação Emissor ou transmissor: Aquele que origina a mensagem, ele determina qual idéia deverá ser transmitida e compartilhada com o receptor e de que forma será codificada, considerando qual será o meio utilizado para transmissão e particularidades do receptor. Mensagem: São os pensamentos, sentimentos ou idéias transformadas em um “código” que deve ser compreensível tanto pelo emissor quanto pelo receptor.

11 Gerenciamento da Comunicação
Modelo de Comunicação Meio ou mídia: o veículo ou mecanismo usado para encaminhar a mensagem. A escolha do meio vai destacar e influenciar o efeito da mensagem. Os meios mais comuns são o visual, o auditivo e o tátil... 3u c0n5160 l3r i550 4qu1 r4p1d4m3nt3...

12 Gerenciamento da Comunicação
Modelo de Comunicação Receptor: aquele para o qual a mensagem é destinada. Utilizando sentidos ele decodifica e aplica a ela sua percepção, ou seja, a sua compreensão da idéia recebida. CUIDADO: Processo bastante variável, depende de fatores como formação cultural, estresse, emoções, humor, aceitação, preconceitos... Esse cuidado se deve por uma mensagem emitida pode ser percebida de forma diferente...

13 Gerenciamento da Comunicação
Barreiras de Comunicação “Falar com jeito” – “Saber como falar” Falta de canais de comunicação claros; Distância física ou temporal entre o emissor e o receptor; Uso inadequado de linguagem técnica; Fatores ambientais de distração (barulho, cheiro); Atitudes prejudiciais (hostilidade, descrença, preconceitos); Informações excessiva; Falta de conhecimento sobre assunto que esta sendo comunicado; Diferenças culturais.

14 Gerenciamento da Comunicação
Tipos de Comunicação Comunicação verbal: Oral ou escrita, muito importante para manter a proximidade, aumentando o espírito de equipe. Comunicação oral mais rápida que escrita, porém, não formaliza nada... “Falar... Até papagaio fala...” Comunicação escrita mais detalhada.

15 Gerenciamento da Comunicação
Tipos de Comunicação Comunicação Não-verbal: Se dá sem o uso de palavras. Mensagens não-verbais são usadas para substituir, reforçar e, vez ou outra, contradizer uma mensagem verbal. “Sim/Não” – “Eu não sei”

16 Gerenciamento da Comunicação
Tipos de Comunicação Comunicação Paralinguística: Utiliza-se de sons ou qualidade de voz que acompanha a fala... Velocidade e entonação são considerados paralinguísticos.

17 Gerenciamento da Comunicação
Estilos de Comunicação Comunicação Formal: Onde um conjunto de regras e procedimentos deve ser seguido, exigindo um formato, um protocolo. Comunicação Informal: Não há regras, comunicação livre, a grande maioria dos GPs prefere se comunicar verbal e informalmente.

18 Gerenciamento da Comunicação
Requisitos de Comunicação Identificar o relacionamento entre a organização do projeto e a responsabilidade dos interessados; Identificar as disciplinas, departamentos e especialidades que estão envolvidos no projeto; Reconhecer a logística de quantos indivíduos estarão envolvidos com o projeto, e em que local eles estarão;

19 Gerenciamento da Comunicação
Requisitos de Comunicação Identificar se haverá necessidade de comunicação externa.

20 Gerenciamento da Comunicação
Tecnologia das Comunicações Celular, , tablet... Google... Fatores tecnológicos que podem afetar o projeto? Urgência da necessidade de informação; Disponibilidade de tecnologia; A equipe que irá participar do projeto; Quanto tempo o projeto irá durar.

21 Gerenciamento da Comunicação
Análise dos Interessados (Stakeholders) Como os dados serão coletados, organizados e arquivados. Os métodos a serem utilizados para distribuir as informações. O tipo de informação a ser distribuído. Quando cada tipo de informação será produzido. Métodos de acessar informações entre as comunicações programadas. O método usado para atualizar e refinar o plano durante o projeto.

22 Gerenciamento da Comunicação
Criando comunicações bem-sucedidas com a equipe do projeto Ser um comunicador efetivo; Ser um facilitador de comunicações; Evitar bloqueadores de comunicação; Manter a equipe de projeto o mais próximo possível; Ter uma sala de comando para o projeto; Conduzir reuniões eficazes.

23 Vamos trabalhar... Trabalhos...
Não preciso mais informar...


Carregar ppt "Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google