A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia Prof. Everton da Silva Correa

2 Alexis de Tocqueville

3 (Paris, 29 de julho de 1805 – Cannes, 16 de abril de 1859)
Alexis de Tocqueville (Paris, 29 de julho de 1805 – Cannes, 16 de abril de 1859) Tocqueville foi um pensador político, historiador e escritor francês que se tornou conhecido por suas análises da Revolução Francesa, da democracia americana e do desenvolvimento das democracias ocidentais. O contexto político francês em que viveu influenciou profundamente sua obra.

4 Quando a liberdade é ameaçada
Tocqueville acompanhou de perto os efeitos da Revolução Francesa, que em 1789 pôs fim ao regime monárquico e inaugurou a República na França. O documento mais importante desse movimento histórico foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão:

5 a de que alguém pode nascer pobre e mudar sua posição na sociedade,
Os princípios que nortearam a Declaração alteraram profundamente a tradição das monarquias espalhadas pelo continente europeu. Duas ideias, sobretudo, revolucionaram os costumes e deixaram inquietações: a de que alguém pode nascer pobre e mudar sua posição na sociedade, e a de que os governantes podem e devem ser escolhidos pelo povo.

6 Revolução Francesa (Igualdade, Liberdade, Fraternidade) = Violência (

7 Lutar pelo ideal de igualdade pode levar à violência?
O que mais impressionou Tocqueville em relação à Revolução Francesa foi a violência com que ela se deu. Dessa forma, algumas questões o intrigaram: Por que uma revolução que defendia a liberdade, a igualdade e a fraternidade levou ao Terror? Lutar pelo ideal de igualdade pode levar à violência? O desejo de liberdade pode resultar no seu contrário? Em que condições a luta pela liberdade e a igualdade leva à violência ou à tirania? Por que é tão difícil garantir a liberdade? O que fazer para preservá-la? O que vale mais, a liberdade ou a igualdade?

8 Combinar os ideais de igualdade e liberdade transformou-se na obsessão de Tocqueville, uma obsessão que apareceu em todos os livros que escreveu. E foi por aparecer com tanta frequência em toda a sua obra que a desafiante combinação de igualdade com liberdade acabou sendo batizada como o “dilema tocquevilleano”.

9 Revolução Francesa e “O Terror”
A sensibilidade de Tocqueville para o dilema que foi batizado com seu nome nasceu, entre outras coisas, da própria vivência familiar. Membros de sua família, como seu avô, o Marquês de Rosanbo, não escaparam da guilhotina. Seus pais só não foram mortos porque em 1794 morreu Robespierre, o líder político que comandava o regime responsável pelas execuções.

10 Maximilien François Marie Isidore de Robespierre
 (6 de maio de 1758, Arras — 28 de julho de 1794, Paris) Os seus amigos chamavam-lhe "O Incorruptível". Principal membro dos Montanha durante a Convenção, ele encarnou a tendência mais radical da Revolução, transformando-se numa das personagens mais controversas deste período. Os seus inimigos chamavam-lhe o “Candeia de Arras”, “Tirano” e “Ditador sanguinário” durante o Terror.

11 O Terror Na Revolução Francesa, o Reino do Terror, ou simplesmente O Terror, foi um período compreendido entre 31 de maio de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794. Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário perseguiu e assassinou seus adversários (um número indeterminado, entre e pessoas foram guilhotinadas). O Terror durou aproximadamente um ano, de meados de 1793 a meados de 1794.

12 Atividade Explique com suas palavras o “dilema tocquevilleano” mencionado nesses slides e aula.

13 Fim


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google