A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

2 Elementos de lógica

3 É lógico! (parte 2) http://www.youtube.com/watch?v=J6P9jJCfasM

4 Principais características
Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética (contemplativa), nem prática (da ação humana) nem produtiva (relativas à fabricação e às técnicas), mas um instrumento para as ciências. Eis por que o conjunto das obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de Órganon (instrumento).

5 Aristóteles – O pai da lógica

6 Um estudioso do Órganon verá que a lógica aristotélica possui as seguintes características:
Instrumental: é o instrumento do pensamento e da linguagem para pensar e dizer corretamente a fim de verificar a correção do que está sendo pensado e dito; Formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressos por meio da linguagem; Propedêutica ou preliminar: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos empregar para cada modalidade de conhecimento.

7 Normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro; Doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. Dada uma hipótese, permite verificar as consequências necessárias que dela decorrem; dada uma conclusão, permite verificar se é verdadeira ou falsa; Geral e atemporal: as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis.

8 O objeto da lógica O objeto da lógica é a proposição, que exprime, por meio da linguagem, os juízos formulados pelo pensamento. A proposição é a atribuição de um predicado a um sujeito: S é P. O encadeamento dos juízos constitui o raciocínio e este se exprime logicamente por meio da conexão de proposições; essa conexão chama-se silogismo. Exemplo: Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. S P (p1) + S P (p2) (=)

9 A lógica estuda os elementos que constituem uma proposição, os tipos de proposições e de silogismo e os princípios necessários a que toda proposição e todo silogismo devem obedecer para serem verdadeiros.

10 Explique qual é o objeto da lógica?
Questões O que é significado no uso cotidiano que fazemos das palavras lógica e lógico? Que noções estão pressupostas nesse uso? Explique qual é o objeto da lógica? Tukoer-Ter-Ur (1989), acrílico sobre tela do pintor e escultor húngaro Victor de Vasarely ( )

11 FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, p. 138.


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google