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Selos de Qualidade do Turismo no Mundo

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Apresentação em tema: "Selos de Qualidade do Turismo no Mundo"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO E CERTIFICAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE EVENTOS

2 Selos de Qualidade do Turismo no Mundo
Nos últimos anos tem se assistido ao desenvolvimento e implementação de diversos Selos Nacionais da Qualidade do Turismo, como é o caso do Chile, da Espanha, da França, da Nova Zelândia e da Suíça (6.549 empresas haviam obtido o Selo nesse país até ). Mais recentemente a China também estabeleceu o seu Selo Nacional da Qualidade do Turismo. De uma maneira geral, essas diversas iniciativas têm alguns traços comuns: São programas de certificação; Utiliza marca única, nacional; As iniciativas de estabelecimento dos selos são promovidas com forte apoio do Estado; Foco na qualidade dos serviços oferecidos; Vigorosos programas de promoção e divulgação do selo, com apoio do Estado.

3 E no Brasil.... LEI Nº 11.637, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007
Dispõe sobre o programa de qualificação dos serviços turísticos e do Selo de Qualidade Nacional de Turismo. Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o programa de qualificação dos serviços turísticos, que instituirá o Selo de Qualidade Nacional de Turismo, destinado a classificar os padrões dos serviços de empresas ou entidades prestadoras de serviços turísticos no território nacional. § 1º Consideram-se empresas e entidades prestadoras de serviços turísticos as referidas no art. 2º da Lei nº 6.505, de 13 de dezembro de 1977. § 2º É facultativa a adesão das empresas e entidades ao programa de que trata esta Lei.

4 Como está sua implantação....
A lei de 2007 que criou o Selo Nacional de Qualidade do Turismo ainda não foi regulamentada. Em abril de 2011 o Ministério do Turismo editou o documento “Termo de Referência – Selo da Qualidade Nacional do Turismo” estabelecendo as bases para a sua implantação. O Selo de Qualidade ABEOC Brasil possibilitará uma experiência importante num dos segmentos mais importantes do turismo e contribuirá para a efetiva construção do Selo de Qualidade Nacional do Turismo.

5 Objetivo de um Selo de Qualidade
É atestar o atendimento a requisitos mínimos estabelecidos para a prestação de serviços ou de produtos. Serve como uma eficiente ferramenta para diferenciar a empresa num mercado cada mais concorrido e exigente.

6 Importância do Selo do ponto de vista das empresas:
constitui-se em uma Referência técnica para o setor; é um mecanismo de combate à concorrência desleal; é uma importante ferramenta de marketing e promoção comercial.

7 E na perspectiva dos clientes:
É uma referência para a qualidade de forma clara, objetiva, simples e confiável; permite evitar serviços ou produtos abaixo dos padrões; auxilia e facilita na identificação dos serviços ou produtos com qualidade; permite selecionar aquisição do produto ou serviço de acordo com a expectativa.

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9 de empresas do segmento de eventos.
Objetivo do Programa Aprimorar a gestão e promover a certificação de empresas do segmento de eventos. Assim, promove-se o aumento da competitividade e cria-se um importante diferencial perante ao mercado.

10 Empresas certificadas recebem o Selo de Qualidade
Tem validade por dois anos. Ao final desse prazo a empresa deverá buscar a recertificação.

11 Os requisitos técnicos do Selo de Qualidade ABEOC Brasil baseiam-se em:
Sistema de Gestão da Qualidade segundo as exigências das Normas da série ISO 9000; Evidencias comprováveis da prática dos fundamentos da Qualidade, seguindo os critérios da excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do SEBRAE, MBC e FNQ.

12 Empresas que podem participar
Empresas do setor de eventos – organizadoras e da cadeia de serviços – localizadas em 12 Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A meta mínima é a participação de 225 empresas, sendo aproximadamente 20 por Estado.

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14 Formas de Participação da Empresa
1ª opção: Módulo de Capacitação Empresarial: preparação da empresa 2ª opção: Módulo Capacitação Empresarial + Avaliação para Obtenção do Selo de Qualidade ABEOC 3ª opção: Somente Avaliação para Obtenção do Selo de Qualidade ABEOC

15 Participação da Empresa – 1ª opção
Módulo de Capacitação Empresarial: preparação da empresa Cada empresa passa pelo seguinte processo: a) Avaliação diagnóstica; b) Participação de duas pessoas em cada uma das 4 (quatro) palestras de gestão empresarial.; c) Participação de duas pessoas em cada uma das 4 (quatro) oficinas de capacitação empresarial.; e d) Consultoria direta na empresa de 12 (doze) horas, em média, distribuídas em alguns dias.

16 Participação da Empresa – 2ª opção
2ª opção: Módulo Capacitação Empresarial + Avaliação para Obtenção do Selo de Qualidade ABEOC A empresa passará por a todas as atividades da fase de Preparação Empresarial e será auditada com o objetivo de obter a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC, caso atinja o desempenho necessário.

17 Inscrições das Empresas
Para participar, a empresa deve fazer o download do Termo de Adesão disponível em e seguir os passos:  Preencher o Termo de Adesão Imprimir Assinar Enviar o Termo de Adesão digitalizado (com assinatura) para Aguardar envio do boleto bancário pela ABEOC Pagar o boleto bancário para efetivação da inscrição.

18 Estudo de Mercado sobre o Setor de Eventos
Terá duas características principais: Atualizar, no que for possível, os dados quantitativos coletados no estudo realizado em 2001/2002; 2. Realizar uma análise qualitativa, com painéis de opiniões relevantes, sobre o tema “O Mercado de Eventos no Brasil e o Perfil dos seus Clientes – Desafios e Perspectivas para 2020”.

19 Resultados Esperados • Pelo menos 50% das empresas participantes implantem uma das soluções ou novas práticas de gestão; • Pelo menos 70 empresas participem do processo de avaliação para a obtenção da certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL; • Pelo menos 30 (trinta) empresas obtenham o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL; • As empresas participantes ampliem em 10% (dez por cento), em média, o faturamento durante o período de execução do Projeto.

20 Viabilização Financeira e Econômica
SEBRAE – participação financeira R$ , % ABEOC – contrapartida financeira R$ , % ABEOC – contrapartida econômica R$ , % ________________________________________________ TOTAL R$ ,00

21 Contatos: ABEOC BRASIL - Associação Brasileira de Empresas de Eventos
Equipe do Programa de Qualidade Rua Feliciano Nunes Pires, 35, Térreo. Centro - Florianópolis - SC. CEP: Fone/fax: (48) Hotsite:

22 QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO E CERTIFICAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE EVENTOS


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