A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Conclusão de Curso"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Conclusão de Curso

2 Tipos de Trabalho Científico
Trabalhos Semestrais; TCC – Monografias; Dissertações e Tese; Comunicação Científica

3 Projeto É o documento que apresenta o plano para o desenvolvimento de um trabalho; Esclarece o objetivo principal e o método em que será realizado o trabalho, fornecendo todos os elementos importantes para julgar sua importância, pertinência e suficiência;

4 Monografia Um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros; Deve ser feito sob a coordenação de um orientador;

5 Tema Para ser eficiente deve obedecer-se à passagem do interesse ao tópico e do tópico ao problema. O interesse consiste num assunto, área ou tema geral a ser estudado. “O que pretendo estudar?” Existem muitos tópicos a serem pesquisados numa área geral. “Escolha um”

6 Em seguida, é preciso dar a razão da pesquisa, dizendo o que se pretende descobrir. É a segunda pergunta. No momento seguinte explicitam-se as motivações, mostrando a finalidade: “Para que descobrir?” 1) Estou estudando ... 2) Porque quero descobrir quem, como, por que ... 3) Para entender como, o que, por que...

7 Delimitação clara do tema abordado;
Familiaridade ou afinidade intelectual com a matéria escolhida, Existência ou não de informações sobre o assunto; Viabilidade de execução no prazo determinado.

8 Exemplo Um trabalho com o tema “A alma humana” não pode ser científico. Já “A alma humana na Filosofia do Século XX” seria mais plausível, ainda que muito abrangente. Viável seria “O conceito de alma humana na Filosofia alemã do Pós- Guerra”.

9 Estrutura da Monografia
Fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações diretas de mais de três linhas; Todo texto deve ser digitado com espaço um e meio; Linguagem padronizada (correção gramatical e ortográfica), sobriedade gráfica (sem floreios, nem cores, a não ser quando a natureza do tema o exigir), Redação em terceira pessoa e substantiva, evitando o uso de adjetivos, advérbios e repetições)

10 As citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha Catalográfica devem ser digitados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por espaço duplo.

11 Impressão Deve ser impresso em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm) e digitado na cor preta; As folhas são impressas apenas de um lado, sendo impresso seu verso apenas quando especificado. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

12 Numeração Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas a numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual. A numeração, em algarismos arábicos, se localiza no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

13 Elementos pré-textuais
Estrutura Elementos Pré-Textuais Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo em língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório)

14 Elementos Textuais Estrutura Elemento Textual Introdução
Desenvolvimento Conclusão Pós-Textual Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índices (opcional)

15 Capa Elemento obrigatório onde as informações são transcritas na seguinte ordem: - nome da instituição; - nome do autor; - título; - local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; - ano da entrega do trabalho.

16 Folha de Rosto A folha de rosto é a principal fonte de informação para se fazer a referência bibliográfica de uma obra. Por isso, ela é um elemento obrigatório de grande importância, devendo estar conforme as especificações a seguir:

17 Anverso da folha de rosto
Os elementos devem figurar na seguinte ordem: Nome do autor - responsável intelectual do trabalho; Título principal do trabalho - deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo; Natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); Nome da instituição a que é submetido; Área de concentração; Nome do orientador e, se houver, co- orientador; Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; Ano da entrega.

18 b) Verso da folha de rosto
Deve conter a ficha Catalográfica, conforme o Código de Catalogação Anglo- Americano vigente. A ficha Catalográfica é feita por um profissional bibliotecário e só se faz realmente necessária em dissertações, teses ou trabalhos que se pretenda publicar comercialmente.

19 Folha de Aprovação É um elemento obrigatório para qualquer trabalho acadêmico. Colocada logo após a folha de rosto ou a errata, É constituída pelo nome do autor do trabalho, título,, natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, Data de aprovação, Nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora são colocadas após a aprovação do trabalho;

20 Resumo na língua vernácula
Deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Sendo composto de uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma enumeração de tópicos, a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. Usa-se a terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa.

21 Num resumo deve-se evitar o uso de frases negativas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; A extensão recomendada para um resumo é de até 250 palavras para monografias e artigos e de até 500 palavras para relatórios e teses; Logo abaixo do resumo seguem as palavras representativas do conteúdo do trabalho (palavras-chave); Palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto - vírgula e finalizadas por ponto.

22 Resumo em língua estrangeira
Uma versão do resumo da língua do texto para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características; Também é seguido das palavras-chave ( em inglês Abstract, em francês Resume, em espanhol Resumen, por exemplo); É digitado em folha separada.

23 Sumário As partes são acompanhadas dos respectivos números das páginas; É o último elemento pré-textual; Regras gerais de apresentação: A palavra sumário deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias;

24 A subordinação dos itens do sumário deve ser destacada pela apresentação tipográfica utilizada no texto; Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário;

25 ELEMENTOS TEXTUAIS Estes se constituem de três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão; Introdução: Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Define brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração.

26 Desenvolvimento O desenvolvimento é a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto; Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método; Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva para as seções do texto;

27 Na formatação das seções são empregados algarismos arábicos na numeração;
O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço; Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título; Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico, grifo ou caixa alta; Eles aparecem no sumário de forma idêntica à do texto;

28 Capítulos Subtítulos... Seção Primária Seção Secundária Seção Terciária Seção Quartanária Seção Quinaria 1 1.1 1.1.1 2 2.1 2.1.1 3 3.1 3.1.1 ... 10 10.1 10.1.1

29 Os títulos de seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta; Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços duplos; Todas as seções devem conter um texto relacionado com elas;

30 Citações As citações são informações retiradas de outras obras e/ou autores. Estas, podem ser diretas ou indiretas; Citações diretas são aquelas em que o trecho é descrito tal e qual figura no texto original. Quando este tipo de citação tiver mais de três linhas, deve ela ser destacada do texto, em letra tamanho menor e com recuo de 4 cm da margem esquerda; Até três linhas, a citação deve apenas figurar entre aspas duplas.

31 As citações são identificadas sempre por autor, ano de publicação da obra e página onde foi extraído o texto; Citações indiretas são aquelas em que a transcrição é feita com redação pessoal, apesar de a idéia do autor do texto original ser transmitida fielmente; Nas citações indiretas, quando a idéia citada pertencer a vários autores, estes devem ser indicados em ordem alfabética e separados por ponto-e-vírgula;

32 Citações de citação é a transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, que foi “citada” pelo autor da obra consultada. Para tal, é preciso indicar o autor e a data da obra citada, a expressão latina apud, depois autor, data e página da obra consultada. “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (VIANNA, 1986, p.17 apud SEGATTO, 1995, p. 218).

33 Conclusão A conclusão é a parte final do texto, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e às hipótese; Dependendo da sua extensão, pode ser subdividida em seções, tendo em vista manter a objetividade e clareza.

34 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Os elementos pós-textuais são apresentados no trabalho na ordem que segue; Referências A relação das referências bibliográficas das obras, que foram utilizadas na elaboração do trabalho, é obrigatória. Só aparece nas referências se o autor for citado no corpo do texto;

35 Uma referência é composta basicamente por: autor, título e subtítulo, edição, local de publicação, editora, ano de publicação, número de páginas, volume e fascículo; As referências devem ser digitadas com alinhamento do texto à esquerda, em entrelinhas simples e separadas entre si por espaço duplo; Elas são listadas em ordem alfabética;

36 Livro no Todo COPELAND, Tom; KOLLER, Tim; MURRIN, Jack. Avaliação de empresas. São Paulo: Makron Books, 2000.  Capítulo de Livro sem Autoria Especial (Onde o autor do livro é o mesmo autor do capítulo). DRAGOO, Boo. Uma nova visão dos negócios. In: ___. Guia da Ernest & Young para gerenciar o lucro em tempo real. Rio de Janeiro: Record, cap.10, p.93–100.

37 Parte de Coletânea (Capítulo de Livro com Autoria Específica)
Onde o autor do capítulo não é o mesmo autor do livro. ROY, Bernard. The outranking approach and the foundations of electre methods. In: BANA E COSTA, C. A. Reading in multiple decision aid. Berlim: Springer-Verlag, p Artigo de Periódico SIMONS, Robert. Qual é o nível de risco de sua empresa? HSM Management, São Paulo, v.3, n.16, p , set./out

38 Artigo de Revista RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. Datavenia, São Paulo, ano 3, n. 18, ago Disponível em: < Acesso em: 10 set

39 Apêndice(s) e Anexo (s)
Como elemento opcional, o(s) apêndice(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos; No caso de documentos ou outras informações complementares que não se adéquam ao corpo do trabalho, estas podem figurar como elemento anexo. O(s) anexo(s) são identificado(s) da mesma forma que os apêndices


Carregar ppt "Trabalho de Conclusão de Curso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google