A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSPORTES DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSPORTES DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPORTES DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
RESOLUÇÃO N.º 277 , DE 28 DE MAIO DE CONTRAN

2 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
Dispõe sobre o transporte de menores de 10 anos e a utilização do dispositivo de retenção para o transporte de crianças em veículos.

3 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
OBJETIVO: estabelecer condições mínimas de segurança de forma a reduzir o risco ao usuário em casos de colisão ou de desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança.

4 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
Art.1° Para transitar em veículos automotores, os menores de dez anos deverão ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente, na forma prevista no Anexo desta Resolução.

5 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
§ 3º As exigências relativas ao sistema de retenção, no transporte de crianças com até sete anos e meio de idade, não se aplicam aos veículos de transporte coletivo, aos de aluguel, aos de transporte autônomo de passageiro (táxi), aos veículos escolares e aos demais veículos com peso bruto total superior a 3,5t.

6 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
Art. 9º O não cumprimento do disposto nesta Resolução sujeitará os infratores às penalidades prevista no art. 168 do CTB.

7 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
1 – As Crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”

8 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
2 – As crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”

9 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
3 – As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”.

10 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
4 – As crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.

11 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
Segundo a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) O USO CORRETO DAS CADEIRINHAS PODE REDUZIR EM ATÉ 70% A POSSIBILIDADE DE MORTE NO CASO DE ACIDENTES

12 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
dados do Ministério da Saúde revelaram que o uso obrigatório das cadeirinhas levou à redução de 23% no número de mortes de crianças com até 10 anos no primeiro ano de aplicação da Resolução 277 do Contran.

13 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
O número de óbitos passou de 296, entre 2009 e 2010, para 227, entre 2010 e De acordo com o Ministério da Saúde, é a primeira vez em seis anos que existe queda no número de mortes.

14 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: RESOLUÇÕES DO CONTRAN  CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB)  VÍDEOS DE DOMÍNIO PÚBLICO DA INTERNET

15 TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
AUTOTRÂNSITO Centro de Excelência em Educação no Trânsito Instrutor de Trânsito: Edvaldo da Silva


Carregar ppt "TRANSPORTES DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google