A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www. quimica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www. quimica"— Transcrição da apresentação:

1 Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www. quimica
Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço:

2 O que é Radioatividade? O problema energético do Brasil....
Prós e contras o uso da energia nuclear! As partículas que formam o núcleo dos átomos (handrons) não são ‘indivisíveis’. Elas são formadas por entidades ainda mais fundamentais, os quarks

3 Em uma Usina Hidroelétrica, converte-se em eletricidade a energia de movimento de correntes de água. O dispositivo é formado por um turbina acoplada a um gerador.

4 Se as pás forem movidas por passagem de vapor, obtido por aquecimento da água, como se fosse uma grande chaleira, tem-se então uma Usina Termoelétrica.

5 Fissão nuclear 235U92 + 1n0  140Ba56 + 93Kr36 + 3 1n0
Reação em cadeia

6 Urânio enriquecido  A Cada átomos de urânio, 7 são Urânio 235 e 993 urânio 238  Para que seja possível uma reação de fissão nuclear, deve-se passar a concentração de U-235 de 0,7 % para 3,2 %.  Concentrações maiores de 90 % de U-235 provocam reações em cadeia muito rápidas, de difícil controle, passando a constituir-se uma explosão: é a bomba atômica! Urânio 238: 92 prótons e 146 nêutrons. Sua massa é de 238 Urânio 235: 92 prótons e 143 nêutrons. Sua massa é de 235 Fissão com nêutrons de baixa energia cinética Fissão com nêutrons de elevada energia cinética 238U n0  239U92 239U92  239Np93 + 0-1 239Np93  239Pu94 + 0-1

7 Controle da reação de fissão nuclear
Alguns elementos químicos, como o boro, na forma de ácido bórico ou de metal, e o cádmio, em barras metálicas, têm a propriedade de absorver nêutrons, porque seus núcleos podem conter um número de nêutrons superior ao existente em seu estado natural.

8 A grande vantagem de uma central térmica nuclear é a enorme quantidade de energia que pode ser gerada, ou seja, a potência gerada. E energia liberada da fissão aquece a água sob pressão (160 atm) a qual, com o seu vapor, faz movimentar as turbinas.

9 Um reator nuclear não pode explodir como uma bomba atômica.

10 Contaminação x irradiação

11 Radiação ionizante e a vida

12

13

14 Fusão Nuclear (uma alternativa???)
Os gases estão na forma de plasma O campo magnético evita que o plasma atinja as paredes do recipiente, que seriam imediatamente fundidas pela altíssima temperatura.  Em novembro de 1991, o reator JET-Torus, fabricado por um consórcio europeu, conseguiu produzir de watts, durante 2 s, usando uma mistura de 14 % de trítio e 86% de deutério.

15 A política nuclear brasileira está sendo redesenhada
Fragmentos da entrevista com Aldo Rebelo, ministro da Coordenação política, dada à revista Nuclear Brasil. “... a geração hidráulica é altamente dependente de chuvas, como podemos sentir durante o racionamento de energia em e 2002. “As energias eólica e solar são pontuais; não são capazes de movimentar um parque industrial”. “... a retomada de Angra 3 é uma questão de Estado brasileiro e não apenas deste governo”. “... em maio...“... cria um grupo de trabalho responsável pelo parecer sobre a continuidade das obras. “... O grupo tem prazo de 180 dias para se manifestar”.

16 James Lovelock*: energia nuclear é solução para aquecimento global
Autor da “Teoria de Gaia” Fragmentos da entrevista dada à revista Nuclear Brasil em setembro/outubro de 2004 “O aquecimento global é o problema mais sério que o mundo enfrenta hoje” “A energia nuclear é hoje um procedimento de engenharia bem estabelecido e está disponível imediatamente”. “A energia nuclear está disponível, é a mais segura, deixa menor rastro e tem combustível para milhares de anos”. Não é a solução ideal (energia nuclear), mas pode nos levar a um mundo melhor onde ela não seja mais necessária, como se fosse uma terapia”.

17 ... e depois de ouvir tudo isso, qual é sua opinião ?

18 Dicas para leituras na Web
 QMCWeb – Revista Eletrônica de Química – UFSC  Radioactivity in Everyday Life Vol. 74 No. 5 May Journal of Chemical Education  CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear Apostilas didáticas  Raios X e Radioativiade QNEsc – Áttico Chassot Carbono 14, datando o passado Textos Interativos – NAEQ - Emiliano Chemello  Marie Curie e a Radioatividade Dicas de leitura Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: Oppenheimer e a Bomba Atômica em 90 min – Paul Strathern - Editora Jorge Zahar, 1998. Revista Brasil Nuclear – Ano 4 – Número 27 – Setembro/Outubro 2004


Carregar ppt "Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www. quimica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google