A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo"— Transcrição da apresentação:

1 A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
Karine Assunção Andrade Dutra

2 O Trabalho em Equipe Multidisciplinar1,2
O modelo biopsicossocial de saúde; Definição de saúde : um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social; Compreender a prática facilita o acesso entre o profissional e o paciente.

3 O Paciente Oncológico

4 Os Impactos para o Paciente3
Social: representações sociais, isolamento, mudanças de papéis; Econômico: custos, afastamento do trabalho; Físico: procedimentos invasivos, efeitos colaterais, alteração da imagem corporal; Espiritual: perda do sentido da vida; Psicológico: angústia, perda de autonomia, medos, inseguranças, fragilidade, processos de luto.

5 Contribuições da Psicologia4,5
Espaço para escuta, expressão dos sentimentos e conflitos; Facilitadora da comunicação; Resgate do sentido da vida, autonomia e dignidade; Identificar comportamentos de riscos; Busca de respostas adaptativas; Atentar para o natural X patológico; Promoção da qualidade de vida.

6 A Missão da Psicologia do CQAI
Proporcionar um atendimento integral e humanizado ao paciente oncológico, familiares e acompanhantes, por meio de um suporte psicológico em todas as fases do tratamento, tendo em vista os aspectos psicossociais do adoecimento, primando acima de tudo pela qualidade de vida da unidade de cuidado.

7 Nossa Realidade Público atendido; Profissionais da psicologia;
Atendimento psicológico: busca ativa e/ou demanda.

8 Nossa Atuação no Ambulatório
Acolhimento e suporte psicológico em todas as fases do tratamento; Mediação entre o paciente e equipe de saúde; Suporte para a família enlutada; Grupo terapêutico com as crianças; Apoio à equipe multidisciplinar.

9 Alguns Desafios Solicitação de atendimento e demanda de atendimento;
Setting terapêutico (suporte); Especificidades do atendimento; Intencionalidade do atendimento; Volume de pacientes; Condição clínica do paciente.

10 Considerações A proposta do trabalho multidisciplinar contribui para uma assistência integral aos pacientes e familiares. Proporciona um diálogo e olhar indispensável quando objetivamos a humanização do nosso cuidado.

11 Considerações A psicologia, como integrante da equipe multidisciplinar, visa contribuir para a qualidade de vida do paciente, intermediando conflitos, preparando o paciente e a família para o processo do tratamento bem como as intercorrências relacionadas.

12 “...É inútil reparar o corpo sem lancetar também os abscessos da alma”.
Dr. Salomão A. Chaib

13 Referências Bibliográficas
1. TONETTO, Aline Maria; GOMES, William Barbosa. A prática do psicólogo hospitalar em equipe multidisciplinar. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 24, n. 1, p , 2007. 2. DE ALMEIDA FLECK, Marcelo Pio. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p , 2000. 3. ARAUJO, I.M.A.; FERNANDES, A.F.C. O Significado do Diagnóstico do Câncer de Mama para a Mulher. Esc. Anna Nery, vol.12, n.4, p , 2008. 4. SIMONETTI, Alfredo. Manual de psicologia hospitalar: o mapa da doença. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2004 5. FONSECA, Ruth Léia Monnerat; LIMA, Danielle Torres; PIMENTEL, Daidani Maria (2009). A atuação do Psicólogo Hospitalar no atendimento aos portadores de câncer de próstata e de mama. Trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Vale do Rio Doce. Curso de Graduação em Psicologia. Orientador: Prof.: Omar de Azevedo Ferreira.

14 OBRIGADA!


Carregar ppt "A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google