A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Minha homenagem à cidade onde nasceram dois dos maiores nomes da música e da poesia brasileiras : Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Rio de Janeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Minha homenagem à cidade onde nasceram dois dos maiores nomes da música e da poesia brasileiras : Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Rio de Janeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Minha homenagem à cidade onde nasceram dois dos maiores nomes da música e da poesia brasileiras : Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Rio de Janeiro

2 Minha homenagem à cidade onde nasceram dois dos maiores nomes da música e da poesia brasileiras : Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Rio de Janeiro

3 Copacabana, uma das praias mais famosas do Brasil, é considerada o berço da bossa-nova, como registra Ruy Castro em seu livro “Chega de Saudade”.

4 Cristo Redentor – uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo anunciadas durante a cerimônia da declaração oficial em Lisboa, aos

5 De dia ou à noite, Copacabana é conhecida como Princesinha do Mar por sua aura poética nas décadas de 1930, 1940 e 1950, dando origem a muitas músicas, livros, pinturas e fotografias.

6 Avenida N. Sra. De Copacabana e sua paralela à beira-mar Avenida Atlântica, são tão famosas que há quem diga que aqui se ouve a batida do coração romântico do Rio de Janeiro...

7 O famoso Copacabana Palace permanece como um dos mais importantes hotéis da cidade e do Brasil, constantemente eleito o melhor da América do Sul pela World Travel Award.

8 Copacabana Palace Hotel.
O Restaurante Cipriani, que trabalha nos moldes da matriz homônima em Veneza, Itália, mantém-se como um dos mais sofisticados da cidade. Para coroar todo seu luxo, o visual externo é o da legendária piscina do Copacabana Palace Hotel.

9 Porto do Rio de Janeiro - um dos mais movimentados do país
Porto do Rio de Janeiro - um dos mais movimentados do país. Minério de ferro, manganês, carvão, trigo, gás e petróleo são os principais produtos escoados.

10 Palácio Mourisco – ou Castelo Fiocruz – uma bela obra arquitetônica em estilo neoislâmico, é séde da Fundação Oswaldo Cruz, que promove pesquisas na área da saúde pública.

11 Palácio do Catete, enquanto sede da Presidência da República até 1960, foi palco de marcantes acontecimentos, culminando com o suicídio do Presidente Getúlio Vargas em 1954.

12 Ponte Rio-Niterói – oficialmente Ponte Presidente Costa e Silva – teve o início de sua construção comemorada com a presença da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip. Tem extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km sobre a água, e altura máxima de 72 m.

13 Museu de Arte Moderna, apresenta um privilegiado visual de jardins Burle Marx que integram o aterro do Flamengo – tudo à beira-mar da baia de Guanabara.

14 ... e é exatamente a estes jardins do Aterro do Flamengo que os do MAM se integram...

15 Além de sede das maiores corporações brasileiras, o Centro do Rio abriga também instituições culturais das mais importantes do país .

16 Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro – é considerada pela UNESCO como a 8ª biblioteca nacional do mundo e maior biblioteca da América Latina.

17 Academia Brasileira de Letras – na sessão inaugural, Machado de Assis foi eleito por aclamação seu primeiro Presidente. Uma réplica do Petit Trianon de Versailles abriga sua sede.

18 É famoso o antigo Aqueduto da Carioca – conhecido como Arcos da Lapa – construído para abastecer de água à cidade, com 64 metros de altura e 270 de extensão. Desde 1896, os Arcos da Lapa servem de via ao bondinho de Santa Teresa.

19 . Museu Nacional de Belas Artes – seu acervo conta aproximadamente peças de artistas brasileiros e estrangeiros.

20 Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, com projeto do vanguardista arquiteto Oscar Niemeyer.

21 Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo Carioca, abriga obras de grandes pintores reconhecidos internacionalmente. O tríptico de Eliseu Visconti no hall do Salão Nobre é a obra mais glamurosa.

22 Confeitaria Colombo, com 116 anos de tradição, localiza-se no centro histórico da cidade, sendo um dos principais pontos turísticos da Região Central do Rio de Janeiro.

23 O Palácio Tiradentes abrigou o Congresso Nacional brasileiro entre 1926 e 1960.
Atualmente, é a sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

24 Real Gabinete Português de Leitura – maior biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, e a única fora do território português que recebe um exemplar de todas as obras impressas em Portugal.

25 Nesta Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, Machado de Assis ajudava nas missas de domingo; e em 21 de Abril de 1792 Tiradentes pediu para comungar antes de ser enforcado 50 metros adiante.

26 Com projeto inspirado na Ópera de Paris, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro ostenta obras de renomados artistas brasileiros na época de sua construção, com predominância das pinturas de Eliseu Visconti.

27 Ilha Fiscal – celebrizou-se por ter abrigado um famoso baile – a última grande festa do Império, seis dias antes da proclamação da República.

28 Sambódromo da Marquês de Sapucaí - área onde as Escolas de Samba do Rio de Janeiro desfilam e competem durante o Carnaval, atraindo milhares de turistas de todo o mundo.

29 Carro alegórico de Escola de Samba desfilando no Sambódromo do Rio de Janeiro

30 Luiza Brunet, modelo brasileira de fama internacional, todos os anos prestigia o Carnaval do Rio de Janeiro – jamais perderá sua majestade como rainha de bateria de Escola de Samba.

31 Vista abrangendo o topo do Corcovado, a lagoa Rodrigo de Freitas com o Hipódromo da Gávea à sua direita, e ao fundo a praia de Ipanema.

32 A Lagoa Rodrigo de Freitas está ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alá, que separa o Leblon de Ipanema.

33 Ao lado da lagoa Rodrigo de Freitas, o Hipódromo da Gávea , em estilo Luis XV, abriga até 80 mil pessoas, e conta com 3 mil assentos.

34 Entardecer na Lagoa Rodrigo de Freitas, que exibe a maior árvore de natal flutuante do mundo.

35 ... e a noite cai sobre a Lagoa e o Cristo Redentor iluminado no topo do Corcovado.

36 Palácio Laranjeiras - já hospedou visitantes ilustres como Charles de Gaulle, da França, e Harry Truman, dos Estados Unidos.

37 Palácio da Guanabara - pertenceu ao casal Princesa Isabel e Conde D’Eu até à proclamação da República. Em 1922 hospedou o Rei Alberto da Bélgica e a partir de 1960 tornou-se sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

38 Depois de ampla reforma em 1999, o estádio Maracanã teve sua capacidade reduzida para pessoas, o que lhe tirou a condição de maior estádio do mundo.

39 Marina do Iate Clube – Praia de Botafogo ao fundo, e Cristo Redentor sobre o morro do Corcovado.

40 Entardecer – Praia de Botafogo ao fundo, Marina do Iate Clube e Cristo Redentor sobre o morro do Corcovado.

41 Da Marina da Glória zarpa o iate Pink Fleet de Eike Batista para um passeio turístico com almoço em cruzeiro, descortinando por mar as mais belas paisagens da orla do Rio de Janeiro.

42 Entre o Forte de Copacabana e a praia de Ipanema, a praia do Arpoador constitui lugar ideal para se apreciar o belo espetáculo do sol se pondo atrás do Morro dos Dois Irmãos.

43 Ipanema – bairro nobre que por todo o ano permanece lotado de turistas nacionais e estrangeiros. Seu comércio de luxo abrange sedes de grandes joalherias e lojas de famosas marcas internacionais.

44 Um palacete construído no início do século 20 no Leblon serve de cenário para um templo requintado dos sabores: a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, inaugurada em 2003 para ser um pólo de arte, cultura e gastronomia. Com uma adega climatizada, com mais de três mil garrafas, o requinte do espaço está à altura da mais alta sociedade brasileira e internacional, inclusive chefes de Estado - monárquicos ou não - em qualquer de seus salões: o restaurante francês Blason, o BS Bistrô, o Salão D'Or de Chá ou o piano-bar J Club. Salão d’Or - Para servir o chá, onde são usadas pratarias do século XIX em vermeil, louças Limoges e cristais refinados. Ricamente decorado com espelhos, objetos de arte, e lustres e apliques de cristal Baccarat, estilo Versailles, o Restaurante Blason pode ser comparado, em elegância, aos melhores restaurantes do mundo, servindo sofisticada culinária francesa acompanhada de finos vinhos. (clique)

45 Com uma concentração de hotéis bem menos densa que a de Copacabana – que disponibiliza mais de oitenta – Ipanema também é um bairro com boa rede hoteleira, na qual se destaca o Hotel Fasano Dele faz parte o elegante e concorrido Restaurante Fasano al Mare.

46 Avenida Niemeyer, o mais lindo caminho para se ter acesso às praias de São Conrado e da Barra.

47 Canal da Joatinga – aqui começa a Barra, numa área total de 165,59 km² – pouco maior que o tamanho da cidade de Miami.

48 A proximidade entre o luxo do bairro de São Conrado e a pobreza da Favela da Rocinha marcam um profundo contraste urbano na paisagem da região.

49 Vista do Hotel Intercontinental em São Conrado – Ao fundo, a favela Rocinha, com população estimada em 120 mil moradores; os estabelecimentos comerciais somam

50 Barra da Tijuca – grandes empresas migraram para a Barra suas sedes ou filiais, entre as quais Shell, Esso, Vale do Rio Doce, Vivo, Michelin, Nokia, Tim e Unimed.

51 O monumento de Chopin pelo escultor Zamoiski, doado ao Brasil pela colônia polonesa, se encontra na romântica Praia Vermelha – moldura perfeita para o mestre do romantismo.

52 Vista panorâmica do alto do Pão de Açúcar onde se distingue a ponte Rio-Niterói atrás do aeroporto doméstico Santos Dumont; a praia do Flamengo; do lado de cá, a Urca; depois a praia de Botafogo e a Marina do Iate Clube; a praia Vermelha e, atrás do bondinho, a vista nos traz, novamente, Copacabana.

53 Vinicius de Moraes – EUA Los Angeles, 1948
Tu, Copacabana, Mais que nenhuma outra foste a arena Onde o poeta lutou contra o invisível E onde encontrou enfim sua poesia Talvez pequena, mas suficiente Para justificar uma existência Que sem ela seria incompreensível. Vinicius de Moraes – EUA Los Angeles, 1948

54 Principais Universidades do Rio de Janeiro
. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) . Universidade Federal Fluminense (UFF) . Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) . Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

55 Imagens : extraídas da Internet, com créditos aos respectivos autores.
Música: “Samba do Avião”, de autoria de Tom Jobim – editada, com Danilo Caymmi, Banda Nova e Tom Jobim ao piano e coro. Criação, pesquisa, compilação e formatação: Delza Dias Ferreira Versão para o Inglês: Flavio Musa de Freitas Guimarães Colaboração técnica: Claudia Ricci Brasil – São Paulo, I

56 Fim


Carregar ppt "Minha homenagem à cidade onde nasceram dois dos maiores nomes da música e da poesia brasileiras : Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Rio de Janeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google