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Dra Lainesse Samussone

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Apresentação em tema: "Dra Lainesse Samussone"— Transcrição da apresentação:

1 Dra Lainesse Samussone
aula 1 - Marketing Dra Lainesse Samussone

2 Conceito de marketing O Marketing pode ser difinido como um processo gerencial atravé do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam, criando e trocando valores com outros.

3 Termos mais usados em Marketing
NECESSIDADES- o conceito básico e inerente ao marketing é o das necessidade humanas. Elas correspondem ao estado de privação sentida. Fazem parte dessas necessidades: - As físicas básicas de alimentação, roupas, calor e segurança. - Necessidades sociais – de fazer parte de um grupo e ser querido - Necessiddes individuais – de conhecimento e auto-expressão.

4 DESEJOS – são necessidades humanas moldadas pela cultura e pela personalidade individual.Ex uma pessoa faminta nos EUA poderá desejar comer um amburguer com batata frita e tomar uma coca. Enquanto que uma pessoa faminta em Quelimane poderá desejar comer sanana com água de lanho. Os desejos são descritos como objectos que satisfarão as necessidades. As pessoas tem desejos ilimitados mas os recursos são limitados . portanto desejam escolher os produtos que lhes forneçam o máximo de valor e satisfação pelo dinheiro gasto. Quando os desejos são respaldados por poder de compra tornam-se demandas.

5 PRODUTOS – um produto é qualquer coisa que poça ser ofercida ao mercado para satisfazer um desejo ou uma necessidade. O conceito de produto não se limita a objectos físicos – qualquer coisa capaz de satisfazer uma necessidade pode ser chamada produto. Além de mercadorias e serviços , os produtos incluem pessoas, lugares, organizações, actividades e ideias.

6 VALOR PARA O CLIENTE – é a diferença entre os valores que o cliente ganha comprando e usando um produto e os custos para obter esse produto. SATISFAÇÃO DO CLIENTE – depende do desempenho percebido na entrega de valor feita pelo produto em relação ás expectactiva do comprador. Se o desempenho fica a quem das expectativas ele fica insatisfeito e se equiparar as expectativas fica satisfeito se exceder o comprador fica encantado. QUALIDADE – tem um impacto directo no desempenho do produto ou do serviço. No sentido mais restrito, a qualidade pode ser definida como a ausencia de defeitos. A maioria das empresas centradas no cliente definem a qualidade em termos da satisafçaõ

7 TROCA – é um acto de obter-se um objecto desejado dando alguma coisa em contrapartida. TRANSAÇÃO – é uma troca de valores entre duas partes. MERCADO – é um grupo de compradores reais e potenciais de um produto. Esses compradores tem necessidades e desejos específicos que podem ser satisfeitos através de troc e relacionamentos..

8 Os principais objetivos de marketing são
1. Atrair novos clientes. 2. Manter os clientes, sempre objectivando a satisfação. O profissional de marketing deve dominar três itens básicos: a) PERCEPÇÃO - ver o mercado de um modo geral, não apenas como uma série de produtos, mas, na maioria das vezes, como consumidor; b) PRÓ-ATIVIDADE - tem que ter iniciativa para criar coisas novas; e c) PERSISTÊNCIA - tem que acreditar no sucesso do produto.

9 ETAPAS DO MARKETING 1ª) Segmentação de mercado - divisão de um mercado em grupos menores de compradores com necessidades, características ou comportamentos diferentes. As segmentações ocorrem em nível geográfico, demográfico, psicográfico e comportamental. 2ª) Identificação do mercado - avaliação da atratividade de cada segmento e seleção dos segmentos-alvo. 3ª) Posicionamento de mercado: estabelecimento da posição competitiva para o produto e criação de um mix de marketing.


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