A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje
Transição “ Onde as coisas não funcionam como funcionavam e ainda não funcionam como vão funcionar.” Ricardo Guimarães

2 Comunicação: Conceito e Evolução
A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, entre pessoas, empresas e clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.  Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar:  a fala; os gestos; a escrita; o face a face; a internet. Substantivo feminino  1. Ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta. "a comunicação entre um ente e outro"  2. A informação transmitida; seu conteúdo. "sua comunicação foi claramente entendida" 

3 Permitindo a interação com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.  No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.  O ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor.  Atualmente, novos processos de comunicação, que utilizam as redes colaborativas e sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa, comunicação pessoal e comunicação horizontal

4 Componentes da Comunicação:
sujeitos (emissor e receptor); mensagem (codificada e a decodificada); meios; canais; ruidos; retorno (feedback); contexto.

5 Evolução da Comunicação:  Eras, fases temporais de evolução da comunicação e da humanidade, conforme quadro a seguir: Eras da Comunicação SÍMBOLOS E SINAIS FALA ESCRITA PICTÓRICA IMPRESSÃO COMUNICAÇÃO DE MASSA INFORMAÇÃO 90 mil anos atrás, arte rupestre. 40 a 35 mil anos atrás, com o surgimento do Homen de Cro-Magnon. 5 mil anos atrás, desenvolvido pelos egípcios o papiro e a utilização de placas de madeira ou rocha, para registros através da escrita pictórica. 574 anos atrás, processo desenvolvido por Johannes Gutemberg, permitiu o registro e a documentação do conhecimento, e o desenvolvimento da alfabetização. Século XX, o desenvolvimento do telefone, rádio, televisão, da trasmissão via satélite em tempo real. Final do século XX até então, com o surgimento da Iternet em 1969 e sua evolução como hoje conhecemos, e todas as ferramentas e aplicativos utilizados no nosso dia-a-dia.


Carregar ppt "Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google