A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cristro Rei do Universo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cristro Rei do Universo"— Transcrição da apresentação:

1 Cristro Rei do Universo

2 Cristo, Rei do Universo, A solenidade de encerra hoje o Ano Litúrgico,
no qual celebramos os principais mistérios da nossa fé. As LEITURAS falam desse Reino. É uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos continuaram a edificar e terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir. Apresentam TRÊS ASPECTOS da Realeza de Cristo:

3 A 1.ª Leitura mostra um Rei PASTOR,
totalmente dedicado ao bem das suas ovelhas. (Ez 34, ) O profeta Ezequiel, depois de denunciar os "maus pastores" que conduziram o povo por caminhos de morte e de desgraça, consola o povo com uma mensagem de esperança:

4 Deus será o Bom Pastor, que libertará e reconduzirá
as ovelhas dispersas para a terra prometida. A 2.ª Leitura apresenta um Rei, SOBERANO sobre o pecado e a morte, estabelecendo a realeza universal. O final da nossa caminhada é a participação nesse "Reino de Deus", para o qual Cristo nos conduz. (1Cor 15, )

5 O Evangelho mostra um Rei JUIZ. (Mt 25,31-46)
A Parábola do Juízo Final apresenta o "Filho do Homem" sentado no seu trono, separando as pessoas, como o Pastor separa as ovelhas dos cabritos. Acolhe as "ovelhas" e afasta os "cabritos": "Vinde benditos de meu Pai… Recebei o Reino que meu Pai vos preparou..." "Afastai-vos de mim, malditos, ide para o fogo eterno..." O julgamento levará em conta as Obras de Misericórdia...

6 Que o Senhor misericordioso nos transforme a todos... em suas ovelhas.
* Esta cena não é uma fotografia do Juízo Final. É uma Catequese que revela que o amor aos irmãos é uma condição essencial para fazer parte do Reino. Quem são as ovelhas e os cabritos? Às vezes nós nos comportamos como ovelhas e às vezes como cabritos... Que o Senhor misericordioso nos transforme a todos... em suas ovelhas.

7 Jesus não aceitou este título nos momentos de glória:
- Na Sinagoga, onde falava com tanto brilho… - No Jordão, onde a Trindade se revelou… - No Tabor, quando apareceu com tanta glória... - Nos Milagres grandiosos... como na multiplicação dos pães quando queriam proclamá-lo Rei. Poderiam confundir com o sentido político desse nome…

8 Jesus aceitou: - diante de Pilatos: "Sim sou REI… e para isso vim ao mundo, mas o meu Reino não é daqui". - na Cruz: num trono bem diferente… diante de um povo hostil que o desafia: "Se és Rei, salva-te a ti mesmo… e desce da cruz…" Ao Bom Ladrão, que reconhece a sua realeza e suplica pela salvação: "Lembra-te de mim quando estiveres em teu REINO", Jesus garante-lhe: “Ainda hoje estarás comigo”.

9 O Prefácio da Missa fala desse Reino:
- Reino de Verdade e de Vida; - Reino de Santidade e de Graça; - Reino de Justiça, de Amor e de Paz… Este é o Reino de Cristo. Resumindo: O Reino de Deus é uma Semente que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história pelo amor e que terá o seu tempo definitivo, no mundo que há-de vir. No entanto, esse Reino já está no meio de nós.

10 A Igreja recorda hoje a missão do Leigo".
Jesus convida-nos a fazer parte dele e a trabalhar para que esse Reino chegue ao coração de todos os homens… É o que nos convida a rezar, no Pai Nosso: "Venha a nós o vosso Reino." A Igreja recorda hoje a missão do Leigo". Todo o cristão deve viver o Baptismo no mundo para a transformação de uma sociedade mais justa e fraterna, anúncio do Reino definitivo.

11 Somos cidadãos do Reino... do Reino de Jesus de Nazaré...
Estamos conscientes de sermos cidadãos desse Reino? - Ele reina de facto, em nosso coração? - Trabalhamos para que esse Reino chegue ao coração de todos os homens? Somos cidadãos do Reino do Reino de Jesus de Nazaré... Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima


Carregar ppt "Cristro Rei do Universo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google