A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 2 Leitura e interpretação de textos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 2 Leitura e interpretação de textos"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
Disciplina on-line de Comunicação Unidade 2 Leitura e interpretação de textos no meio acadêmico e profissional Equipe de professores da disciplina

2 Definição de leitura A leitura não é apenas uma decodificação de palavras; Ler envolve a capacidade de interpretar, compreender, deduzir, interferir e transformar signos em significados; A leitura corresponde também ao desenvolvimento da capacidade de raciocínio e de criticidade; A leitura abrange ainda a interação entre o leitor e o texto, pois, dependendo do contexto de comunicação e da visão de mundo do leitor, um texto pode assumir diversos significados (plurissignificação da linguagem). Leitura (fonte:

3 Intertextualidade Exemplos: Original Intertextualidade
Monalisa, de Leonardo da Vinci. (Fonte: Intertextualidade 1 (Fonte: Intertextualidade 2 (Fonte: Intertextualidade 3 (

4 Coesão e coerência textual
A compreensão de um texto depende fundamentalmente da sua escrita, que deve apresentar coesão e coerência. Vamos agora entender o que significa cada um:  Coesão: trata-se da conexão apropriada entre as palavras e os parágrafos de forma que se crie um significado harmonioso. Essa conexão pode ser criada pela utilização dos elementos de ligação ou coesivos, como: conjunções, pronomes e preposições; Coerência: trata-se do sentido, da compreensão ou da profundidade do texto, ou seja, trata-se da harmonia das ideias de quem escreve, de forma que estas ideias não sejam contraditórias.

5 Elementos estruturais de um texto
Um texto ou redação deve ser dividido em três partes estruturais: Introdução; Desenvolvimento; Fechamento/conclusão. Elementos estruturais de um texto (Fonte:

6 Técnicas de interpretação de textos
3. Fazer anotações: caracteriza-se por fazer anotações rápidas, conforme o desenvolvimento da leitura, de modo pontual. É possível inserir comentários pessoais e ideias que teve ao ler o texto. 4. Fazer fichamento: trata-se de fazer uma síntese da ideia central de cada tópico do texto, inserindo a paginação de cada trecho em parênteses. O fichamento, além de possibilitar a consulta rápida e fácil das partes que mais interessam no texto, também faz com que o leitor escreva sobre o assunto estudado, dando um melhor entendimento das ideias.

7 Técnicas de interpretação de textos
Exemplo: Identificação do capítulo estudado: Referência do livro: Citações e paginação: Técnica do fichamento (fonte: claudiasampaioartesvisuais.blogspot.com.br)

8 Conclusão O bom leitor. (Fonte:

9 Disciplina on-line de Comunicação
Dúvidas sobre a disciplina  Fórum de Dúvidas ou “Fale com o seu tutor” Dúvidas sobre o funcionamento técnico do Bb  Item “Fale com o suporte” Equipe de professores da disciplina


Carregar ppt "Unidade 2 Leitura e interpretação de textos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google