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10 passos para um bom levantamento bibliográfico

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Apresentação em tema: "10 passos para um bom levantamento bibliográfico"— Transcrição da apresentação:

1 10 passos para um bom levantamento bibliográfico
Biblioteca da EACH

2 Avisos Regulamento da Biblioteca Treinamentos do SIBi
Preservação de acervo

3 10 passos para um bom levantamento bibliográfico:
Instalar VPN Definir o tema Selecionar palavras-chave Escolher a Base de dados Escolher os filtros de pesquisa Avaliar os resultados obtidos Salvar a pesquisa e criar alerta Organizar as referências Salvar os artigos Organizar o processo de escrita

4 1. Instalar VPN CeTI-SP - Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo siga para

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6 2. Definir o tema Escolher um tema objetivo
Conversar com o orientador sobre a abordagem do tema escolhido Realizar uma pesquisa prévia ou piloto para certificar-se que existe bibliografia Estar de acordo com o orientador

7 3. Selecionar palavras-chave
Que palavras representam a minha pesquisa? Elencar o maior número de palavras possíveis Realizar a passagem da Linguagem natural para a Linguagem artificial ou documentária Consultar vocabulários controlados Conjunto de termos que, nos sistemas de informação, devem ser empregados tanto no momento da indexação como no da recuperação. A finalidade principal desse controle é fazer coincidir a linguagem do pesquisador com a do indexador. (CUNHA; CAVALCANTI, 2008)

8 Referências para buscar vocabulários
DECS-Descritores em Ciências da Saúde Vocabulário controlado da USP Scielo Como os pesquisadores convertem termos técnicos? Títulos em inglês, espanhol e português.

9 Exemplos Terminologia

10 Escolha da terminologia
Período Método Localização Escolha da terminologia Assuntos de sua preferência Objeto Família Abordagem Assuntos relacionados Variantes Escolha do tema

11 LAZER Economia Faixa etária Locais Equipamentos de lazer Socialização
Importância para a saúde Tipos de lazer

12 DECS-Descritores em Ciências da Saúde

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15 Outro exemplo

16 Escolha da terminologia
Consumo Trabalho Saúde Escolaridade Escolha da terminologia Violência Questões de gênero Família MULHER Maternidade Assédio sexual Relações de trabalho Escolha do tema

17 DECS-Descritores em Ciências da Saúde

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19

20

21 PLURAL

22 4. Escolher a Base de dados base de dados?

23 Base de dados O que é Base de dados? Cadastro de dados armazenados em meio magnético estruturado com seus respectivos dicionários, campos recuperáveis e formatos de saída predefinidos, apoiado em software de um sistema de computador.

24 Tipos de Bases de dados por nível de acesso:
Textuais Referenciais Tipos de bases de dados por abrangência: Multidisciplinares Especializadas

25 Pesquisar utilizando termos em inglês
4. O aluno da USP dispõe de mais de 100 bases de dados para pesquisa; Muitas vezes, o usuário não localiza materiais porque está utilizando uma base de dados inadequada para aquele assunto. 7. Recursos que a base de dados oferece – O SERVIÇO DE ALERTA é o mais importante 5. Autor, assunto, etc., porém a estratégia de busca é montada durante a pesquisa, com o uso de filtros e outros recursos. Pesquisar utilizando termos em inglês 6. Conseguir acesso ao material e Avaliar os resultados obtidos

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28 Encontrar bases de dados especializada LINKS
SIBiNet – Bases de dados A-Z (Assinaturas da USP) SIBiNet – Bibliotecas digitais (Mantidas pela USP) Portal CAPES (Assinaturas pagas pelo governo federal) Bases de dados institucionais de livre acesso ao público Por onde entrar?

29 www5.each.usp.br

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31 5

32 5. Escolher os filtros de pesquisa, conforme o tema:
Período Geográfico Local de publicação Tipo de publicação Autor Assuntos

33 Operadores Booleanos Fonte: UNIVERSIDADE ABERTA UAb.pt Acesso em 2/9/2015

34 Como pesquisar? PESQUISA SIMPLES airline tickets – 303
“ASPAS” – GRUPO DE PALAVRAS "airline tickets" - 67  TRUNCAMENTO $ (Algumas bases de dados) color$ Colour NENHUM OU VÁRIOS CARACTERES accele* aging (accelerometer) CARACTER POSICIONADO Bra?il = Brazil e Brasil

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36 6. Avaliar os resultados obtidos
Leitura dos resumos Leitura dos textos Dependendo da pesquisa, verificar fator de impacto da publicação, quantas vezes o autor foi citado, etc. Não deixar de ler os “Clássicos” de sua área.

37 Dificuldades que podem ser encontradas na localização de itens
Nível de acesso: referencial ou textual Navegação confusa: Para acessar o artigo é necessário entrar em outros links. Acesso ao VPN

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39 Recursos oferecidos pela maioria das bases de dados e portais de pesquisa:
Pesquisa simples e avançada Filtros para refinamento de pesquisa Resumo informativo Bibliografia com links relacionados Download de artigos em formatos pdf Modelos de citações e referências bibliográficas Envio da referência para Serviços de alerta Links para curriculum e contato com autores Meu espaço

40 7. Criar alertas Salvar a pesquisa e criar alerta
Em cada uma das bases de dados Respeitando a terminologia de cada base de dados

41 Dificuldades que podem ser encontradas ao usar ferramentas
Meu espaço: Muitos “Meu espaço” tornam a rotina de pesquisa confusa. Serviço de alerta: Navegação confusa: Para acessar o artigo é necessário entrar em outros links. Acesso ao VPN

42 É necessário cadastrar-se nas bases de dados

43 8. Organizar as referências
Escolher o organizador de referências de acordo com sua conveniência Trabalha em grupo ou individualmente? Tem fácil acesso à internet? Quais bases de dados estão sendo utilizadas?

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45 9. Salvar os artigos Mesmo que você tenha acesso irrestrito aos documentos! Criar uma pasta separada para os artigos Salvar pelo nome do autor ou outro nome de fácil identificação

46 10. Escrever devagar e sempre
Processo de escrita deve ser organizado, para facilitar a vida de seu orientador! Anotar detalhadamente cada citação Incluir a bibliografia conforme escreve o trabalho Escrever o trabalho de acordo com a formatação

47 Passatempo + tempo livre
Bases Passatempos Tempo livre Passatempo + tempo livre Base 1 10 5 Base 2 50 Base 3 100 120 30 Passatempos: Referência 1 Comentário Referência 2 Referência 3 ... Verificar com seu orientador, qual é a maneira mais adequada de apresentar seus resultados parciais!

48 Exemplo Utilize datas para salvar documentos: art.doc art.doc Mesmo escrevendo por partes, preparar um esqueleto do trabalho

49 Boa sorte!

50 Complemento

51 Recursos para avaliação de bibliografia ALGUNS INDICADORES CIÊNCIOMÉTRICOS
Índice-H: Índice Bibliométrico criado por J.E. Hirst (2005) analisa citação com auto citação. Calcula X artigos publicados que tenham pelo menos X citações cada um deles. Assim, o índice mantém-se ou aumenta, mas nunca diminui. H: 3 Artigos Citações

52 Outros índices para autores
Índice-H Contemporâneo: Menor peso ao artigo, conforme o tempo passa; Citação no mesmo ano teria peso 4 e, citação de artigo de 4 anos atrás, peso 1. Variações do Índice-H: Propostas de cálculo de artigos com co-autoria. Índice-H dos artigos citantes: Se o artigo citado foi citado em outro artigo também muito citado. Quociente-M: Divisão do índice H pelo número de anos que o acadêmico atuou.

53 Índices para periódicos
Fator de Impacto FI: Média de citações por artigo publicado, em um periódico no período de 2 anos. (Thomson-ISI) SJR, SCImago Journal Rank: Relação de artigos publicados e citados pelos 3 últimos anos. (Elsevier) IPP, Impact per Publication: Relação de artigos publicados e citados dentro de um mesmo ano. (Elsevier) SNIP, Source Normalized Impact per Paper: Cálculo é realizado pelas publicações e números totais de citações dentro de uma mesma área. (Elsevier)

54 Índice para publicações brasileiras
Homenagem ao Prof. Newton Sucupira


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