A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água"— Transcrição da apresentação:

1 Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água
Alice, André, Eduarda M., Lawiny e Pedro

2 Fotossíntese Transformação de energia luminosa em energia química;
Através dela ocorre a transferência de energia e matéria nos níveis tróficos; É dividida em duas grandes etapas: a primeira é a fase clara (ou fotoquímica) e a segunda é a fase escura (ou fase química).

3 Fase clara Ocorre reações fotoquímicas: a energia luminosa, captada pelos pigmentos fotossintéticos, é transformada em energia química e verifica-se a dissociação da água em oxigénio e hidrogénio; Deste processo são formados dois compostos, o ATP e o NADPH2, que são depois aproveitados na fase escura.

4 Fase Clara Sua ocorrência é totalmente dependente da luz;
Utilização de gás carbônico (CO2) para promoverem a produção de carboidratos; Para a realização de tal mecanismo há necessidade de inserção do hidrogênio (H).

5 Fotólise da água Os seres autótrofos utilizam como fonte de hidrogênio, a água (H2O); Para que os hidrogênios possam ser removidos da molécula de água, há necessidade de energia suficiente para a ruptura das ligações moleculares (covalentes) entre os átomos de hidrogênio e oxigênio na molécula da água; Tal energia é proveniente da luz; Essa reação foi descrita por Hill, em 1937.

6 Fotólise da água Tal processo se inicia com a absorção de energia luminosa por moléculas de clorofila. Essa energia absorvida excita (energiza) elétrons de hidrogênio, os quais são transferidos para uma substância aceptora de elétrons (NADP ➔ NADPH2); A clorofila excitada recupera os elétrons perdidos retirando-os de moléculas de água.

7 Fotólise da água Desta forma, a energia luminosa é utilizada para promover a quebra da água (fotólise da água), disponibilizando hidrogênios para a síntese de carboidratos a partir de gás carbônico; As moléculas de H2O se separam, o O2 (oxigênio) é liberado no meio e o H serve na formação de NADPH2, que participa do Ciclo de Calvin para formação de glicose.

8 Fotólise da água

9 Referências https://www.infopedia.pt/$fotolise-da-agua
fotoquimica/fotossistemas/fotolise-da-agua/ fases-clara-e-escura.html


Carregar ppt "Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google