A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA"— Transcrição da apresentação:

1 MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS São Luis (MA), Dezembro de 2013

2 CENÁRIO ATUAL - EXIGENCIAS
Complexo período de mudanças gerado pela revolução tecnológica e social, advindas da mundialização do capital e das relações globais entre os diversos atores socioeconômicos que configuram a nova ordem mundial. “num mundo não-linear apenas as idéias não lineares criarão novas riquezas” (Hamel 2001, p. 121)

3 TURISMO E TERRITÓRIO Turismo
importante atividade social e econômica fenômeno sócio-econômico da atualidade mais representativo destes novos tempos. Equilíbrio entre a conservação ambiental e cultural, a viabilidade econômica e a justiça social. Território - espaço como a variável principal, mesmo que inclua variáveis políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais.

4 TURISMO E TERRITÓRIO É preciso compreender o turismo como processo dinâmico e complexo. A complexidade do turismo está ligada as suas dimensões ecológicas, econômicas e sociais. A dinamicidade está relacionada ao contexto sócio-cultural inerente ao turismo.

5 PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL
Separação artificial entre gestão e planejamento O planejamento é continuado na gestão, na medida que começa a por em prática o que foi determinado pelo plano. Gestão como etapa interativa, cujas informações retro-alimentam o processo de planejamento.

6 PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TURISMO
O planejamento e a gestão do turismo têm sido associados ao zoneamento do solo ou ao programas de desenvolvimento em termos de governo local ou regional (setorizados).

7 PLANEJAMENTO DO TURISMO
planejamento e gestão estratégicos; necessidade de desenvolvimento de um sistema de informações pertinentes aos objetivos; sistema de indicadores amplo e integrado; processo colaborativo com viés altamente político; caráter sistêmico e processual.

8 PRESSUPOSTOS Visão Sistêmica Gestão por Processos
Sustentabilidade e Turismo Integração entre Planejamento e Gestão Território e Participação

9 VISÃO SISTÊMICA A tradicional idéia de que os sistemas vivos são abertos em relação ao ambiente é produto de uma tentativa de abstrair os sistemas a partir de uma visão externa. Os sistemas vivos são organisticamente autônomos e fechados, fazendo referência apenas a eles mesmo. As respostas que os sistemas vivos dão as perturbações do ambiente externo alteram seu comportamento no futuro, assim, o sistema que é ligado ao ambiente externo por um vínculo estrutural é um sistema que aprende.

10 VISÃO SISTÊMICA A Teoria de Santiago defende a idéia de que o comportamento futuro dos sistemas não é determinado pelas interações com o ambiente, mas pela sua própria estrutura, sendo, portanto auto-referenciado e livre. Se for livre, portanto não pode ser controlado, apenas perturbado.

11 VISÃO SISTÊMICA SIGNIFICADO FORMA PROCESSO MATÉRIA

12 GESTÃO POR PROCESSO Processo como uma ação que recebe uma entrada (input), transforma (agregando valor) e gera uma saída (output), agregando valor a cada ou sub-processo. O cliente se coloca como o propósito do processo de produção. O gerenciamento deve estar voltado principalmente para os processos que agregam valor ao longo da cadeia. A agregação de valor ocorre durante os processos, e pode ser vista como uma fase de transformação, onde atuam diversas variáveis buscando atingir valores cada vez mais expressivos.

13 SUSTENTABILIDADE E TURISMO
Emerge nas décadas finais do século passado a discussão sobre ecodesenvolvimento, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. No turismo, a ampliação das discussões a respeito da sustentabilidade, também contribui para construir um sistema de indicadores com contornos sociais e econômicos, indispensáveis para monitoramento e avaliação do sistema.

14 INTEGRAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO E GESTÃO
Superação da dicotomia entre planejamento e implementação, ou de uma forma mais prática, entre projeto e execução. O planejamento precisa ser flexível o suficiente para garantir que a gestão de cada processo aconteça de forma contínua e sistêmica, resultando em estratégias eficientes e eficazes (social, ecológica e econômica).

15 TERRITÓRIO E PARTICIPAÇÃO
Como nos sistemas humanos a participação dos elementos que pertencem ao sistema são indispensáveis, entende-se que o planejamento e a gestão territorial deve ter base na participação da comunidade que integra o sistema embora necessite incorporar aspectos coordenativos, interativos, integrativos e estratégicos. A participação da comunidade tem dupla função: decidir as estratégias de ação e se comprometer na execução do projeto.

16 PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO

17 PROCESSO DE COMPREENSÃO

18 SISTEMA TERRITORIAL TURÍSTICO

19 DIVISÃO VERTICAL E HORIZONTAL DO SISTEMA TERRITORIAL TURÍSTICO
Sub-sistema dos fixos: compreende os elementos naturais, como solo, água, clima, vegetação e fauna, e os elementos construídos pelos homens, como as edificações e as infra-estruturas urbanas (rede viária, rede de água e esgoto, redes de comunicação e energia, espaços públicos de lazer);

20 DIVISÃO VERTICAL E HORIZONTAL DO SISTEMA TERRITORIAL TURÍSTICO
Sub-sistema dos fluxos: compreende as dinâmicas sócio-culturais (renda, trabalho, lazer, escolaridade, organização e comportamento social) e as dinâmicas econômicas (produção, distribuição, consumo e acumulação).

21 PROCESSO DE ESTRATÉGIA

22 PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

23 PROCESSO DE MONITORAMENTO

24

25


Carregar ppt "MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google