A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição do ar em ambientes internos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição do ar em ambientes internos"— Transcrição da apresentação:

1 Poluição do ar em ambientes internos

2 Introdução A poluição em ambientes internos se dá pela presença de gases ou materiais tóxicos suspensos no ar em que respiramos em locais fechados e rotineiros, como casas, escritórios, escolas, hospitais entre outros.

3 Descoberta do problema
A preocupação com poluição do ambiente interno iniciou-se na década de 70 a partir da crise energética e com as construções de edifícios selados, pois buscavam construir essas edificações visando economizar energia e evitar a entrada de ruídos externos.

4 Estudos para solucioná-los
Com intuito de minimizar estes agravantes surgiram algumas ideias e estudos, tais como: controle de qualidade de ar através de automatização; Normalização; Leis; entre outros.

5 Principais poluentes relacionados à qualidade do ar interno
Sobre os poluentes no ambiente interno temos os de origem não biológicos e os biológicos: Não biológicos: Monóxido e dióxido de carbono, óxido e dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ozônio, materiais particulados, fumaça de cigarro e os compostos orgânicos voláteis; Biológicos: Bactérias, fungos etc.

6 Doenças mais comuns causadas pela poluição dos ambientes internos
Partículas de pó, vírus e bactérias concentradas em um espaço comum à muitas pessoas, fazem aumentar a probabilidade de contaminação em massa, através das vias aéreas superiores como nariz e garganta, ocasionando as principais doenças aparentes durante as estações mais frias como gripe, sinusite, bronquite e até pneumonia.

7 Soluções e melhorias Algumas técnicas e ideias foram desenvolvidas para garantir uma melhor qualidade do ar nos ambientes internos, tais como: Ventilação; Purificação; Climatização.

8 Ferramentas auxiliares
Outras ferramentas muito eficazes contra a poluição dos ambientes internos é a utilização de plantas, que captam algumas partículas suspensas no ar tais como: monóxido de carbono e alguns outros componentes tóxicos que auxiliam em sua fotossíntese e em contrapartida ela emite gás oxigênio.

9 Prevenção de umidade e mofo
A prevenção de mofos em áreas construídas através do uso de materiais impermeabilizantes de qualidade nas fundações colabora com a melhoria da qualidade do ar interno.

10 Conclusão Em suma, podemos perceber que um fator tão importante e quase imperceptível pode oferecer inúmeros riscos além de poder se tornar extremamente agravante, em contrapartida também temos várias soluções, técnicas que podem auxiliar, reduzir ou até mesmo erradicar estes riscos em ambientes internos.

11 Dúvidas?

12 Obrigado! Integrantes: Cleber Rodrigo dos Santos
Marciel Chimicoviacki Machado Renan Augusto da Silva Marreca Rosana Amorim Medeiros Silvio Souza Santos


Carregar ppt "Poluição do ar em ambientes internos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google