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Homenagem à Professora Lídia Grave
Universidade Aberta 24 de junho de 2017
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Estudo de um modelo pedagógico: entrada no mundo da cultura escrita
e desenvolvimento da literacia
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Destinou-se à formação e desenvolvimento profissional dos professores que trabalhavam nos Estados Unidos da América do Norte, no ensino bilingue de crianças de língua portuguesa (portuguesas e brasileiras) Trabalho de campo, 1988, A-da-Beja (SET-Coomp) Tese aceite, maio de 1989 Summer Institute, Lesley College, Lowell, junho de 1989
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Contribuiu para o Movimento da Escola Moderna acelerar a deslocação das suas conceções pedagógicas (Técnicas Freinet e Pedagogia Institucional) para uma perspetiva sociocultural (pós-vygotskiana) com sinais relevantes nesta dissertação de doutoramento
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A escola como espaço de iniciação cultural
A escola é um espaço de iniciação às práticas cooperadas do viver democrático e de reconstituição (re-criação) dos processos e dos objetos de cultura, através da negociação progressiva dos métodos e dos significados das práticas quotidianas e científicas, para que cada um se aproprie dos valores e dos saberes gerados pela humanidade.
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Exemplo de algumas estratégias
1. Instituição, em Conselho, de práticas democráticas [cooperadas] de planeamento (projetos e atividades), avaliação e regulação social da vida escolar. 2. Homologia de processos e de técnicas da produção social dos objetos culturais e dos saberes [no trabalho de aprendizagem-ensino].
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Características do modelo
Endogenerativo Sociocêntrico Contratual Reinstituinte Comunicante
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A partir da tese de Lídia Grave
A. A transferência da modelização pedagógica das práticas educativas de A-da-Beja para o Movimento da Escola Moderna (MEM) e consequente trabalho de desenvolvimento. B. O avanço da pesquisa dialógica em comunidades de desenvolvimento profissional (autoformação cooperada) para a teorização das práticas pedagógicas no Movimento da Escola Moderna.
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Das monografias pedagógicas aos relatos de práticas
A observação participada de Lídia Grave uma semana numa sala de jardim de infância (Adelaide e Ana) uma semana numa sala de 1º ciclo EB, monografia do prof. José Júlio Gonçalves os relatos de práticas no MEM e a obra de Michel Certeau Certeau, M. de (1990). L'Invention du Quotidien,1. Arts de Faire, Paris: Gallimard.
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A pesquisa dialógica no MEM e o movimento das comunidades de investigação de professores
O movimento de comunidades de investigação de professores - Marilyn Cochran-Smith e Susan Lytle Investigação e teorização universitária Pesquisa dos professores e teorização das práticas Cochran-Smith, M & Lytle, S. (1993). Inside/outside: teacher research and knowledge. New York: Teacher College Press.
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Duas dimensões da formação por isomorfismo pedagógico
1. Construção isomórfica construir um modelo pedagógico e transferi-lo pela formação para mudança de práticas (Tese de Lídia Grave) 2. Implementação isomórfica vivenciar, durante a formação, práticas pedagógicas simétricas daquelas que se pretende implementar com os alunos (Summer Institute do Lesley College)
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