Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDaniela Monteiro Sabrosa Alterado mais de 6 anos atrás
1
The Multitasking myth Handling Complexity In Real-world Operations
Loukopoulos, LD Dismukes, R.K . Barshi, I. 2009
2
Erros em tarefas concorrentes
3
Erros em situações em que
Indivíduos realizam várias tarefas de modo concorrente Alguém esquece de realizar uma operação essencial Não devem ser explicados como falha pessoal do indivíduo que esquece, e sim, como Resultado da interação de demandas da tarefa, experiência individual, competição de metas, fatores organizacionais com processos cognitivos intrínsecos da natureza humana
4
Mesmo Experts Cometem Erros
Omissões inadvertidas de passos previstos em procedimentos e falhas na percepção de sinais / indicadores de avisos estão presentes em acidentes na aviação e de outras atividades A ubiquidade de omissões durante tarefas em muitas profissões assentam-se sobre os mesmos fatores contextuais e subjacentes: Realização de múltiplas tarefas em períodos curtos Tarefas que, em sua maioria, envolvem múltiplos passos Associadas com interrupções, distrações, demandas inesperadas, mesmo em vôos de rotinas A natureza das demandas das tarefas concorrentes contribui diretamente para omissões
5
Casos especiais de Erros Associados Com Preocupações
Preocupação com tarefa interrompida inadvertidamente em concomitância com o monitoramento do status de outras tarefas: Esquecimento de realizar tarefas Preocupação e vulnerabilidade a erros de captura do habitual: Invasão do habitual: fazer o que está habituado ao invés da ação pretendida que é menos comum. Interrupção de tarefa Esquecimento da retomada de tarefas individuais ou de equipes
7
Demandas em Tarefas Concorrentes
Quatro situações típicas e Três tipos de processos cognitivos subjacentes
8
Quatro Situações Típicas
Interrupções e distrações Tarefas que não podem ser executadas na sequência de procedimentos normalmente praticada Novas tarefas não antecipadas Tarefas múltiplas que devem ser intercaladas (“interleaved”)
9
Três tipos de Aspectos Cognitivos
Memória prospectiva. A ser usada em casos de: Tarefas interrompidas Tarefas adiadas Tarefas planejadas para mais tarde Tarefas habituais e processamento automático Mudança (switching) de atenção Situação de tarefas a serem realizadas juntas: seus passos tornam-se interrelacionados e são juntados em uma tarefa singular integrada
10
Métodos
11
Métodos Análises de manuais operacionais e de sistemas.
Descrevem procedimentos operacionais do cockpit Fases do vôo vistas como sequência linear Operações vistas como lineares, previsíveis e sob controle da tripulação momento-a-momento Descrevem sistemas da aeronave Objetivos: conhecer procedimentos formais e seu uso prescrito; conhecer características e fluxo de demandas da tarefa como mostrados nos manuais e nos treinamentos baseados nesses manuais Revisão literatura sobre processos cognitivos mobilizados Participação em cursos de treinamentos
12
Observação de rotina de vôos
Eventos, origens, duração e resposta da tripulação Análises de relatos/registros de incidentes e acidentes Análise de aspectos cognitivos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.