A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATEMÁTICA PARA AS CIÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATEMÁTICA PARA AS CIÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 MATEMÁTICA PARA AS CIÊNCIAS
Profo Edson Luiz

2 MEDIR, CONTAR OU CALCULAR?
MEDIR É o ato de obter informação quantitativa acerca de um fenômeno físico, por comparação com outra grandeza de referência, ou seja, com uma unidade de medida ou padrão.

3 TIPOS DE MEDIÇÃO Existem dois processos de medição: direta e indireta.
1) A medição direta é feita comparando a grandeza a medir com uma unidade ou padrão.  Exemplo: - comprimento (distância): fita métrica.  - tempo (intervalo): cronômetro. 2) Nas medições indiretas mede-se uma grandeza diferente da que se pretende conhecer. Este método fornece uma precisão menor. Utiliza-se quando: a medição direta é difícil, impossível ou perigosa.  Exemplo: - velocidade(rapidez): velocímetro. - temperatura (agitação molecular): termômetro

4 GRANDEZAS E MEDIDAS Grandeza É tudo aquilo que se pode medir.
Ex: comprimentos, áreas, volumes, temperaturas, intervalos de tempo, massas, corrente elétrica etc. Medida É o caráter quantitativo de uma grandeza, feita a partir de um padrão pré-determinado. Ex: a) Comprimento: 2 metros, 5 palmos, 1 ano-luz etc b) Área: 6 m2, 2 ha etc c) Volume: 3 L, 5 gal, 10 m3 etc d) Tempo: 2 h, 7 dias etc

5 UNIDADES E SISTEMAS DE MEDIDA
O corpo como unidade de medida Quando deixou de ser nômade, o homem sentiu necessidade de medir o tamanho de suas terras e construções. As primeiras formas de quantificar as grandezas apareceram no Egito, com base no tamanho de pés, palmos, polegadas e na distância entre a ponta do nariz e a extremidade do dedo médio (o côvado). Elas foram adotadas por gregos e romanos.

6 PADRÃO SAGRADO Na Idade Média, as unidades de medida continuavam imprecisas e os instrumentos aferidores, raros. Nessa época, um hábito tornou-se comum na Europa: esculpir na parede externa de igrejas e castelos, em baixo-relevo, a medida de um côvado. O padrão ficava disponível para consulta e era acima de qualquer suspeita, já que assumia um caráter sacrossanto.

7 VALE QUANTO PESA As primeiras balanças surgiram no Egito para quantificar o peso de metais preciosos. Nos mais diferentes cantos do mundo, porém, as unidades de medida de massa não foram incorporadas ao cotidiano, pois era mais útil determinar o volume para resolver situações cotidianas: na compra de alimentos ninguém falava em gramas, mas em cuias.

8 ESPECIALISTA EM PASSOS
No século 4 a.C., o imperador Alexandre Magno criou uma profissão em seus domínios: o bematistai. Esse funcionário público media distâncias em passos. Cada mil deles equivaliam a 1 milha, unidade que se consagrou na medição de comprimentos e até hoje é utilizada nos países que tiveram influência da cultura anglo-saxã.

9 GRÃO DO SAPATO Em 1305, o rei Eduardo I, da Inglaterra, determinou que 1 polegada seria igual a três grãos secos de cevada dispostos lado a lado em seu comprimento máximo. A idéia não vingou, mas essa medida foi adotada para determinar a numeração de calçados: um sapato de tamanho 37, originalmente, equivalia a 37 grãos secos alinhados.

10 ... E assim nasceu o metro A humanidade inventou várias maneiras de fazer medições, como as citadas neste quadro. Só no século 18 o sistema métrico decimal começou a ser elaborado. Até então se usava na França o pé-de-rei. Com a queda da monarquia naquele país, a Academia de Ciências de Paris sugeriu adotar uma referência invariável: a décima milionésima parte do comprimento de um quarto do meridiano terrestre. Depois de sete anos de estudos para conhecer a distância entre os pólos, o novo padrão recebeu o nome de sistema métrico decimal (do latim metru, medida). Utilizando correspondências físicas com outras grandezas, foram definidos o litro e o quilograma. Os territórios dominados pela Inglaterra, inimiga política da França, continuaram a usar pés, polegadas e libras, sistema baseado em medidas do corpo que não têm equivalência com o métrico decimal. 

11 TAREFA 1ª ) Fazer a contagem de elementos aleatórios indicando o elemento que foi contado e o contexto em que se deu a contagem. 2ª ) Fazer a medição de um elemento aleatório, utilizando três unidades de medida de diferentes naturezas ou precisão.


Carregar ppt "MATEMÁTICA PARA AS CIÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google