A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicações e consequências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicações e consequências"— Transcrição da apresentação:

1 Aplicações e consequências
Engenharia genética Aplicações e consequências

2 Engenharia genética Ramo da biotecnologia dedicado à manipulação dos genes de um organismo, geralmente fora do seu processo reprodutivo.

3 Aplicações: Organismos geneticamente modificados (OGMs)
Produção de medicamentos Melhoramento de alimentos Aplicações ambientais Procedimentos médicos Clonagem

4 Clonagem Consiste na criação de organismos geneticamente semelhantes a outros Dolly, com o cientista responsável pelo processo de clonagem: Ian Willmut

5 Clonagem da ovelha Dolly
Insere-se o núcleo do ser que se pretende clonar no interior de um ovócito do ser portador. Após a fusão, desenvolve-se um embrião que será dado à luz pela ovelha portadora, mas que é geneticamente semelhante a outro.

6 Ovelha Dolly com a sua mãe
Apesar de a ovelha que a deu à luz ser de face negra, a Dolly possui os genes da ovelha dadora, a qual foi efectivamente clonada, pois o material genético encontra-se no núcleo da célula, e não no citoplasma do ovócito.

7 O que aconteceu a Dolly? Dolly nasceu a 5 de Julho de 1996 e foi gerada a partir das células mamárias de uma ovelha adulta de 6 anos. Teve uma vida normal de ovelha e deu à luz dois filhotes saudáveis, sendo sempre cuidadosamente observada. Em 1999 os cientistas anunciaram que Dolly sofria de envelhecimento precoce, o que iniciou uma acesa discussão sobre a influência da clonagem no processo de envelhecimento. Em 2002, foi anunciado que Dolly sofria de artrite degenerativa e em Fevereiro de 2003 foi abatida, para evitar uma morte dolorosa por uma infecção pulmonar incurável. O seu corpo foi empalhado e está em exibição no Royal Museum of Scotland, em Edimburgo.

8 Organismos geneticamente modificados
São organismos nos quais foram inseridos genes estranhos com a finalidade de os levar a adquirir uma determinada característica.

9 Técnica do DNA recombinante
Insere-se o gene que se pretende num plasmídeo bacteriano. As bactérias modificadas pode depois infectar uma cultura de células que passam a adquirir a característica codificada pelo gene

10 Aplicações Produção de medicamentos Melhoria da qualidade alimentar
Aumento do valor nutritivo Resistência a doenças e pragas Resistência a condições ambientais Melhoramento da qualidade (aspecto, sabor) Aplicações ambientais Bactérias que degradam o crude da água Cana do açúcar que produz biogás

11 Tomateiro resistente ao parasita do mosaico do tabaco
Tomateiro resistente ao parasita do mosaico do tabaco. As plantas da esquerda são geneticamente modificadas, as da direita são normais. Ambas foram infectadas.

12 Planta do tabaco resistente à seca
Planta do tabaco resistente à seca. Estas plantas são uma boa solução para as regiões áridas de África, onde não se consegue uma boa agricultura. Couves resistentes ao sal. Podem ser cultivadas em terrenos onde os níveis de sal são muito elevados Planta com maior capacidade de absorver azoto do solo. Não necessitam de adubação. Podem ser cultivadas em solos pobres em nutrientes.

13 Planta de algodão resistentes às lagartas.
Reduz a necessidade de utilização de pesticidas. Os gastos de produção diminuem e a poluição ambiental também é reduzida. Golden Rice. Arroz geneticamente modificado que contém um gene que codifica a produção de β-caroteno. Foi produzido para evitar que as populações pobres da Ásia adoecessem por avitaminoses.

14 Problemas Resistência a antibióticos
Introdução de genes nocivos indesejados Perda de controlo da dispersão dos genes Passagem dos genes de resistência a espécies infestantes Monopólio da produção de comida por um número reduzido de empresas Questões éticas Cfr. Ficha Informativa n.º 4

15 Outras aplicações Fecundação in-vitro Diagnóstico pré-natal
Procedimentos médicos

16 Planeamento familiar Fecundação in-vitro Diagnóstico pré-natal
Permitem aos casais ter filhos saudáveis com recurso à engenharia genética, nomeadamente análise do genótipo quer dos pais, quer do feto.

17 Procedimentos médicos
Com base em células embrionárias, é possível reconstituir órgãos e tecidos humanos. Permite salvar vidas, pois reduz o tempo de espera e o risco de rejeição de um transplante.

18 Apesar dos inegáveis benefícios da engenharia genética, muito há ainda por fazer.
A discussão sobre os riscos e os problemas éticos continua acesa Fim


Carregar ppt "Aplicações e consequências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google