A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“MAIS ALÉM… COM ENTUSIASMO !”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“MAIS ALÉM… COM ENTUSIASMO !”"— Transcrição da apresentação:

1 “MAIS ALÉM… COM ENTUSIASMO !”
“É HORA DOS CURSILHOS” “MAIS ALÉM… COM ENTUSIASMO !” 28 de novembro de 2016

2 Indiferentismo Secularismo Falta de Valores Relativismo Negativismo “É HORA DOS CURSILHOS” MUNDO ATUAL “Evangelizar os ambientes do terceiro milé­nio cristão: é um “desafio” para os Cursilhos de Cristandade” (Roma - Ultreia Mundial - julho/ João Paulo II)

3 DIRIGENTES, ESCOLAS E SECRETARIADOS D.E.S.
RECURSOS HUMANOS DIRIGENTES, ESCOLAS E SECRETARIADOS D.E.S.

4 TRÊS AFIRMAÇÕES INDISCUTIVEIS...
1) O MCC É ENORMEMENTE NECESSÁRIO, HOJE Papa Francisco, III Ultreia Europeia

5 DISCURSO DO PAPA FRANCISCO, Roma 30/4/2015
“Estais chamados - não escolhestes vós, não, fostes escolhidos, fostes chamados - a fazer frutificar o carisma que o Senhor vos confiou e que está na origem dos Cursilhos de Cristandade… “ Papa Francisco, III Ultreia Europeia

6 TRÊS AFIRMAÇÕES INDISCUTIVEIS...
2) O MCC TEM POTENCIAL PARA DAR MAIS FRUTO IF3Ed como ferramenta para crescer

7 DISCURSO DO PAPA FRANCISCO, Roma 30/4/2015
“Para ajudar o próximo a crescer na Fé, trilhando um percurso de aproximação ao Senhor, é preciso experimentar diretamente a bondade e a ternura de Deus.“ Papa Francisco, III Ultreia Europeia

8 TRÊS AFIRMAÇÕES INDISCUTIVEIS...
3) O MCC DEPENDE DOS SEUS DIRIGENTES (ESCOLAS E SECRETARIADOS) NAS NOSSAS ESCOLAS DE DIRIGENTES NOS SECRETARIADOS DIOCESANOS ENCONTROS NACIONAIS DE DIRIGENTES CURSILHOS DE CURSILHOS Estruturas Fortes!!!

9 TRÊS AFIRMAÇÕES INDISCUTIVEIS...
O MCC DEPENDE DE D.E.S. A Escola de Dirigentes é uma peça essencial para a continuidade, e desenvolvimento e a realização da finalidade do MCC. É ela que dinamiza todo o Movimento. IF3Ed n.º 319

10 TRÊS AFIRMAÇÕES INDISCUTIVEIS...
As estruturas de serviço são um elemento essencial no MCC, já que são elas que realmente lhe dão forma e o tornam realidade. A vida do MCC depende em grande medida da vitalidade das estruturas de serviço. IF3Ed n.º 348

11 TRÊS AFIRMAÇÕES INDISCUTÍVEIS...
As estruturas, por sua vez, fazem-se realidade através dos dirigentes do MCC, os primeiros responsáveis por dar vida ao carisma e à mentalidade do Movimento e de tornar possível a sua ação evangelizadora. O MCC será o que forem os seus dirigentes. IF3Ed n.º 349

12 ALGUNS ELEMENTOS A CONSIDERAR
DADOS E NÚMEROS DO MCC NA EUROPA NÚMERO APROXIMADO DE CURSILHOS REALIZADOS NA EUROPA: 600 (DADOS ) ESPANHA 175 PORTUGAL 63 GIBRALTAR 4 FRANÇA 3 IRLANDA 24 INGLATERRA ? HOLANDA 1 ALEMANHA 15 REP. CHECA 3 AUSTRIA 15 HUNGRIA 50 CROACIA 50 ITALIA 200

13 ALGUNS DADOS A CONSIDERAR
DADOS E NÚMEROS DO MCC NA EUROPA 2400 1800 1.856 150 ??? 100 200 45 5 NÚMERO APROXIMADO DE DIRIGENTES DO MCC NA EUROPA (DADOS )

14 ALGUNS ELEMENTOS A CONSIDERAR
DADOS E NÚMEROS DO MCC EM PORTUGAL 1) – ESCOLAS DE DIRIGENTES 2) - SECRETARIADOS 3) – ULTREIAS 4) – CURSILHOS DE CRISTANDADE

15 ALGUNS ELEMENTOS A CONSIDERAR
DADOS E NÚMEROS DO MCC EM PORTUGAL 1) - ESCOLA DE DIRIGENTES 103 - Secções de Escola Dirigentes

16 ALGUNS ELEMENTOS A CONSIDERAR
DADOS E NÚMEROS DO MCC EM PORTUGAL 2) – SECRETARIADOS DIOCESANOS 20 - Secretariados em exercício 175 - Leigos 35 - Sacerdotes

17 ALGUNS ELEMENTOS A CONSIDERAR
DADOS E NÚMEROS DO MCC EM PORTUGAL 3) – CENTROS DE ULTREIA Centros de Ultreia (5.940 cursilhistas) 51 - Reuniões semanais 81 - Reuniões quinzenais 77 - Reuniões mensais Fazem RG na Ultreia 94 - Não fazem RG na Ultreia

18 ALGUNS ELEMENTOS A CONSIDERAR
DADOS E NÚMEROS DO MCC EM PORTUGAL 4) – CURSILHOS DE CRISTANDADE 4.1) - Realizados em 2015/16 31 - de Homens 32 - de Senhoras Total de novos Cursilhistas

19 ALGUNS ELEMENTOS A CONSIDERAR
DADOS E NÚMEROS DO MCC EM PORTUGAL 4) – CURSILHOS DE CRISTANDADE 4.2) – Realizados de 1960 a 2016: Cursilhos (H + S) Total de Cursilhistas

20 ALGUNS ELEMENTOS A CONSIDERAR
FORTALEZAS E DEBILIDADES de D.E.S. PONTOS FORTES * COMPROMISSO * AMBIENTE DE AMIZADE E FRATERNIDADE * CONHECIMENTO DO MCC * PERSEVERANÇA * APOIO DA HIERARQUIA

21 ALGUNS ELEMENTOS A CONSIDERAR
FORTALEZAS E DEBILIDADES de D.E.S. PONTOS FRACOS * POUCO COMPROMISSO * FALTA DE ENTUSIASMO * LIMITADA CAPACIDADE DE LIDERANÇA * APOIO DA HIERARQUIA * IDADE !... * POUCOS JOVENS!...

22 UMA PROPOSTA “FUNDAMENTAL”…
A RENOVAÇÃO de D.E.S. MAIS e MELHORES ! * COM MAIOR CAPACIDADE DE RESPOSTA * MAIS UNIDOS * MAIS COMPROMETIDOS CHEGANDO “MAIS ALÉM” * MELHORES ESTRUTURAS… * MAIS OPERATIVAS E FUNCIONAIS

23 UMA PROPOSTA... A RENOVAÇÃO DE D.E.S.
CLARIFICAR CONCEITOS ESTABELECER PRIORIDADES

24 A) - DIRIGENTES B) - ESCOLA DE DIRIGENTES C) - SECRETARIADOS
CLARIFICAR CONCEITOS A) - DIRIGENTES B) - ESCOLA DE DIRIGENTES C) - SECRETARIADOS

25 DIRIGENTE (B) não é igual a CURSILHISTA (A)!...
CLARIFICAR CONCEITOS A) - DIRIGENTE DO MCC 1. “O QUE É” ? “QUEM É” ? “O QUE FAZ” ?... DIRIGENTE (B) não é igual a CURSILHISTA (A)!...

26 * OPÇÃO APOSTÓLICA PRIORITÁRIA
CLARIFICAR CONCEITOS * VOCAÇÃO ESPECÍFICA (EVANGELIZADORA) * OPÇÃO APOSTÓLICA PRIORITÁRIA * LIDER (ENTUSIASMAR, ANIMAR, VIVER) * APTIDÕES E ATITUDES * ESTILO PRÓPRIO (CARISMA E MENTALIDADE) IF3Ed n.º

27 É alguém… ENTUSIASMADO POR LEVAR A BOA NOVA AOS OUTROS!
CLARIFICAR CONCEITOS É alguém… ENTUSIASMADO POR LEVAR A BOA NOVA AOS OUTROS! Principalmente aos mais afastados…!

28 B) – ESCOLA DE DIRIGENTES
CLARIFICAR CONCEITOS B) – ESCOLA DE DIRIGENTES 1. “O QUE É” ?... 2. “PARA QUE É” ?... 3. “COMO FUNCIONA” ?...

29 IF3Ed n.º 319-330 CLARIFICAR CONCEITOS
* - GRUPO HUMANO, COMUNIDADE CRISTÃ * - PARA SERVIR A “VIDA” DO MCC pessoas, grupos e ambientes * - CAPACITANDO PARA SER AUTÊNTICOS DIRIGENTES IF3Ed n.º

30 * SANTIDADE * FORMAÇÃO * COMUNHÃO IF3Ed n.º 319-330
CLARIFICAR CONCEITOS * SANTIDADE * FORMAÇÃO * COMUNHÃO IF3Ed n.º

31 IF3Ed n.º 319-330 Fazer tudo o que fôr necessário para o MCC...
CLARIFICAR CONCEITOS * ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO… Fazer tudo o que fôr necessário para o MCC... * TRABALHO !!! IF3Ed n.º

32 CLARIFICAR CONCEITOS C) - SECRETARIADOS 1. “O QUE SÃO” ? 2. PARA QUE SERVEM ? 3. O QUE LHES COMPETE FAZER ?

33 * - GRUPO ORIUNDO DA ESCOLA * - grupo de serviço, grupo de trabalho
CLARIFICAR CONCEITOS * - GRUPO ORIUNDO DA ESCOLA * - grupo de serviço, grupo de trabalho * - responsabilidade e autoridade IF3Ed n.º

34 * ORIENTAR * COORDENAR * PROGRAMAR IF3Ed n. 319-332
CLARIFICAR CONCEITOS * ORIENTAR * COORDENAR * PROGRAMAR IF3Ed n

35 Aos Secretariados compete-lhes:
CLARIFICAR CONCEITOS Aos Secretariados compete-lhes: Ser guardiães da identidade do MCC, mantendo a fidelidade ao seu carisma, mentalidade e finalidade. Promover a sua ação evangelizadora específica com o seu método próprio. Concretizar a integração do MCC na pastoral da Igreja. IF3Ed n.º 332

36 CLARIFICAR CONCEITOS * REFLEXÃO E DISCERNIMENTO * CAPACIDADE ORGANIZATIVA * MOTIVAÇÃO, ESTÍMULO, ENTUSIASMO desde o próprio testestemunho de entusiasmo, entrega, espírito de serviço e caridade. IF3Ed n.º

37 DEFINIR PRIORIDADES DE ACTUAÇÃO
* Ter Secretariados “PENSANTES” * REVITALIZAR as Escolas COMO?

38 Ter Secretariados “PENSANTES”
DEFINIR PRIORIDADES Ter Secretariados “PENSANTES” * INCENTIVAR, COORDENAR, ORIENTAR… PENSAR!... * DISCERNIMENTO “Convido todos a serem ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das respetivas comunidades”. Papa Francisco, Eg. 33 * FIDELIDADE e CRIATIVIDADE

39 DEFINIR PRIORIDADES DE ACTUAÇÃO
REVITALIZAR as Escolas * MAIOR ESPÍRITO DE COMUNHÃO capacidade de acolhimento * DEUS NO CENTRO Papa Francisco: “Para ajudar os outros a crescer na fé, é necessário experimentar pessoalmente a bondade e a ternura de Deus…” DANDO FRUTO!!! De que forma?

40 DEFINIR PRIORIDADES DE ACTUAÇÃO
acolher, entusiasmar, formar * PRÉ-CURSILHO / PÓS-CURSILHO!!! * COMUNICAR A MENTALIDADE!!! Comunica-se por via de um contacto pessoal. Transmite-se quando se vive, quando se testemunha e quando se compartilha, quando se explica coerentemente, em Amizade, em Diálogo, em Oração. IF3Ed n.º 87

41 O Papa Francisco deixa-nos a “receita”:
1) – A Palavra de Deus 2) – O Espírito Santo 3) – A Oração

42 O Papa Francisco deixa-nos a “receita”:
* “Outro caminho é a meditação da Palavra de Deus, sobretudo a Lectio Divina, ler a Palavra de Deus… * …Trazer sempre no bolso um Evangelho pequeno…”

43 O Papa Francisco deixa-nos a “receita”:
* “Se não confias no Espírito Santo, volta para casa !... * … E o que faz o Espírito ? Duas coisas: recorda-nos o que Jesus nos ensinou e ensina-nos o que devemos fazer. * Confia no Espírito .”

44 O Papa Francisco deixa-nos a “receita”:
* “… Cada carisma está chamado a crescer ! Porquê ? Porque tem o Espírito Santo e o E.S. faz crescer ! * Cada carisma deve confrontar-se com culturas diversas. Com diferentes maneiras de pensar, com valores diversos. *E o que faz? Deixa-se levar pelo Espírito Santo. Aqui devo fazer isto, ali aquilo… e como o faço ? Reza, pergunta ! A oração: sem a oração nenhum movimento pode progredir.”

45 A IGREJA PRECISA DE VÓS “Jesus, a quem abristes com generosidade os vossos corações, pede-vos que proclam­eis incansavelmente o seu nome àqueles que ainda não O conhecem”(S. João Paulo II)

46 “É HORA DOS CURSILHOS” “Grito de esperança como resposta aos
desafios de hoje”(Papa Francisco, na Ultreia Europeia) “Os pioneiros do vosso Movimento foram missionários autênticos: não hesitaram em tomar a iniciativa e aproximaram-se corajosamente das pessoas, comprometendo-as com SIMPATIA e acompanhando-as no caminho da fé, com respeito e amor.”(Papa Francisco, na Ultreia Europeia)

47 “É HORA DOS CURSILHOS” “MAIS ALÉM… COM ENTUSIASMO“! O mundo tem que ser mudado e só Cristo o pode mudar! Hoje… CRISTO diz-me: “Conto Contigo”

48 ORAÇÃO DE S. FRANCISCO SENHOR, Fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor Onde houver ofensa, que eu leve o perdão Onde houver discórdia, que eu leve a união Onde houver dúvida, que eu leve a fé Onde houver erro, que eu leve a verdade Onde houver desespero, que eu leve a esperança Onde houver tristeza, que eu leve a alegria Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó MESTRE, Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado Compreender do que ser compreendido Amar que ser amado Pois, é dando que se recebe É perdoando que se é perdoado; E é morrendo que se vive Para a vida eterna. Amén!

49


Carregar ppt "“MAIS ALÉM… COM ENTUSIASMO !”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google