A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Estadual Olavo Bilac /Cambé

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Estadual Olavo Bilac /Cambé"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Estadual Olavo Bilac /Cambé
Projeto Saúde Alimentação e Atividade Física

2 Projeto - Saúde Alimentação e Atividade Física
coordenadora Mª Imaculada de Lourdes L. Mamprin Biologia Juliana Bengozi Matemática Elessandra Mª R. Góes Educação Física João L. Loni

3 Justificativa Diante da constatação de fatos como aparecimento de doenças como a hipertensão arterial, obesidade, níveis altos de colesterol etc, em jovens ou até mesmo em crianças, em decorrência de uma alimentação inadequada, sedentarismo, oportunizamos o desenvolvimento desse projeto como uma prática pedagógica de conscientização dos alunos participantes, como agentes responsáveis pela sua qualidade de vida

4

5 Objetivos Levar o aluno a compreender a importância de uma alimentação adequada à sua idade e às suas necessidades cotidianas. Desenvolver maior participação e motivação dos alunos. Facilitar a expressão de idéias e a socialização do conhecimento.

6 Objetivos Incentivar os alunos a prática de exercícios físicos.
Despertar no aluno o interesse pela melhoria da sua qualidade de vida, ressaltando que para isso è necessária uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos.

7 Metodologia É de suma importância para o sucesso desse projeto conversar com os alunos, estimulá-los, pois são os mais interessados em sua saúde.Depois de despertado o interesse realizaremos as seguintes etapas: Pesquisar o que são , para que servem e em que alimentos são encontrados, os seguintes componentes básicos para a vida:

8

9 Proteínas, carboidratos, lipídios, água, vitaminas.
Cada aluno vai relatar o que consome normalmente em um dia, dividindo em café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e os extras. Colagem dos rótulos dos alimentos que consomem. Fazer a contagem de calorias, primeiro por alimento consumido, depois com a soma total do dia.

10 Relatar se faz ou não atividade física, em caso afirmativo, quantas calorias gasta.
Calcular o índice de massa corpórea (IMC).Para isso, previamente j[a mediu sua altura e registrou o seu peso. Diante dos resultados cada aluno fará a análise do que consome e do quanto de gasta de calorias. Cada aluno fará sugestões para mudanças na sua própria alimentação e sobre a necessidade de realizar atividades físicas.

11 Os alunos junto com o professor de educação física, farão um programa de exercícios físicos de acordo com a afinidade de cada um. Será feita uma mesa redonda onde colocaremos os resultados obtidos, as conclusões a que chegamos, as atitudes que vamos tomar e o que aprendemos.

12

13 Conteúdos Biologia: Composição química da célula, alimentação.
Educação física: Programa de atividades físicas. Matemática: Cálculo das calorias e do IMC.

14

15 Recursos Humanos: Professores, alunos, bibliotecárias.
Materiais: TV, vídeo, fitas de vídeo, livros para pesquisa, computadores. Físico: Sala de aula, biblioteca, pátio.

16 Cronograma Outubro/03 Fundamentação teórica. Relato do cardápio.
Colagem dos rótulos. Contagem de calorias. Novembro/03 Cálculo do IMC. Análise e discussão dos resultados. Programa de atividades físicas. Conclusão.


Carregar ppt "Colégio Estadual Olavo Bilac /Cambé"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google