A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CBS Confederação Brasileira de Surdos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CBS Confederação Brasileira de Surdos"— Transcrição da apresentação:

1 CBS Confederação Brasileira de Surdos
Explanação sobre a Imm CBS Confederação Brasileira de Surdos

2 Confederação Brasileira de Surdos
A CBS é uma entidade filantrópica que tem como missão a educação da criança Surda, assim como a instrução do indivíduo Surdo, independente de sua idade, para a plena inserção na sociedade ouvinte.

3 Público atendido - Surdos (familiares e amigos);
Entidades governamentais e não governamentais; Escolas privadas e públicas, que atendam alunos Surdos; Profissionais envolvidos com a Comunidade Surda.

4 Explanação sobre a Imm Libras e CIDADANIA

5 Os Surdos e Deficientes Auditivos no Brasil:
Segundo resultado do censo do IBGE 2000, temos Surdos no Brasil. Em nossa região com população de habitantes encontramos Surdos.

6 Surdos e ouvintes Educação Saúde Trabalho Cultura Lazer
A integração das comunidades ouvintes e Surdas é necessária para que os deficientes auditivos tenham acesso a plena cidadania: Educação Saúde Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso. Trabalho Cultura Lazer

7 Educação - Escolas de Surdos; - Escolas inclusivas;
- Metodologia específica; - Professores capacitados; - Material didático adaptado; - Presença de intérpretes;

8 Saúde Presença de uma pessoa Surda para as todas as informações sobre a Surdez; Criação de campanhas de saúde direcionadas ao público Surdo; Capacitação de profissionais para o atendimento em Libras: • Médicos; • Fonoaudiólogos; • Enfermeiros; • Psicólogos; • Assistentes sociais. Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso.

9 Trabalho Acesso ao mercado de trabalho;
- Conscientização dos empregadores; - Atuação em cargos administrativos e não somente em linhas de produção; Os Surdos são capazes de falar, pensar, trabalhar. Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso.

10 Cultura Presença de monitores em museus;
Campeonatos e atividades esportivas; Organização de atividades orientadas; Artesanato; Teatro próprio para Surdos; Cinemas, com filmes estrangeiros e brasileiros com legendas. Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso.

11 Cultura Surda e Cultura Ouvinte:
Libras – comunicação gestual visual Programas de TV em Libras Teatro Piadas Esportes Festas Comemorativas TDD Internet – MSN Celular (digital) TV com Close Caption Filmes com legenda Jornal Visual (notícias TV) Videoteca (fitas de vídeo em Libras) Cultura Ouvinte: Português – comunicação oral auditiva Programas de TV Teatro Piada Música Carnaval / Discoteca / Show Telefone Internet – MSN Celular (com voz) TV (com voz) Filmes dublada Jornal e Rádio Biblioteca (leitura da língua portuguesa) Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso.

12 A solução é a integração das duas comunidades:
Sociedade Ouvintes Português UNIÃO Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso. Libras Surdos

13 O que é língua? É o conjunto das palavras e expressões, faladas ou escritas, usadas por uma nação. A língua de uma nação, o idioma, possui sua própria estrutura, dividindo-se em: sintaxe, fonologia, morfologia, semântica e pragmática.

14 O que é Libras? • Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais.
• A Libras não é universal. Cada país tem a sua própria língua de sinais. • Percepção visual e as expressões faciais e corporais são os fatores fundamentais da Língua Brasileira de Sinais.

15 O que é Libras? Libras é a primeira língua dos Surdos.
É uma língua natural e muito rica em seus diversos níveis lingüísticos. A Libras possui 5 parâmetros: - Configuração de mão; - Ponto de articulação; - Movimento; - Orientação; - Expressão facial e/ou corporal.

16 O Curso de Libras A CBS oferece cursos de Libras para professores, profissionais da educação, saúde e quaisquer outros interessados.

17 Lei de 24 de Abril de 2002 A Libras é reconhecimento no Brasil como meio legal de comunicação e expressão. A Lei manda que esse componente curricular seja incluído nos cursos de formação de professores e de Fonoaudióloga, Pedagogia, Licenciatura Plena e Letras. Decreto 5.626/2005 regulamenta a lei nº de 24 abril de 2002, que dispoe sobre a língua de sinais brasileira – Libras, e o art.18 de lei nº , de 19 de dezembro de 2000

18 O Curso de Libras: Dividido em 7 módulos: • Básico (3)
• Intermediário (2) • Avançado (2)

19 Ouça a voz do coração, escute um Surdo !
Por quê fazer o curso? Ouça a voz do coração, escute um Surdo ! • Mobilização social • Destaque profissional • Versatilidade em comunicação • Atuação como intérprete

20 CBS Saiba mais Confederação Brasileira de Surdos
Presidente: Alvanir da Costa Melo Lima


Carregar ppt "CBS Confederação Brasileira de Surdos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google