A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016"— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmicas espaciais contemporâneas: novas e velhas desigualdades regionais
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016 Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz DG/FFLCH/USP

2 Estrutura da Aula 1. Breve recapitulação da aula anterior
2.Pressupostos históricos e teórico-metodológicos: para pensar a desigualdade no Brasil na contemporaneidade 3. Uma nota sobre a industrialização recente 4. Uma nova Ordem Espacial

3 2. Pressupostos históricos e teórico-metodológicos

4 Brasil primário exportador (ilhas econômicas regionais) ________________________________ Brasil urbano-industrial (economia nacional regionalmente localizada)

5 A “marcha” do desenvolvimento econômico
Industrialização/mineração Agricultura moderna, científica (agronegócio) Serviços/Turismo

6 ...para Wilson Cano, as bases das desigualdades regionais no Brasil são forjadas entre e 1930 (desde os primórdios do processo de industrialização, portanto)

7 Urbanização e desenvolvimento
“O processo de urbanização é o grande divisor de águas na trajetória de desenvolvimento das nações. A diversificação das atividades econômicas e a elevação da produtividade que acompanham esse processo, longe de apagar as estruturas sociais preexistentes, se constroem sobre elas e são por elas profunda e duradouramente influenciadas.” (Comin, 2015: 391)

8 A economia política do território (segundo Milton Santos)
A privatização do território (uso corporativo) A guerra global entre os lugares Circulação necessária e circulação desnecessária A instabilidade do território Especializações alienígenas e alienadas

9 Fluxos de cooperação produtiva no território
divisão territorial do trabalho (repartição das atividades entre lugares) + movimento (fluxos)= funcionamento do território; crescente segmentação territorial das etapas do trabalho intensifica as trocas e as relações entre as regiões (que não são, necessariamente, áreas contíguas); Inteligência do capital: reúne o que o processo direto da produção separou (por meio de verdadeiros círculos de cooperação – fluxos).

10

11 IIRSA – integração Latino-Americana

12 3. Uma nota sobre a industrialização recente

13 “Desindustrialização” e concentração da riqueza industrial
Perda relativa de importância do emprego industrial para o emprego no setor serviços “desindustrialização” Manutenção da hegemonia do estado de São Paulo, responsável por cerca de 50 % da riqueza produzida no setor industrial no Brasil

14 Brasil - distribuição espacial da indústria

15

16 4. Uma “nova” ordem espacial

17 Brasil – novas dinâmicas econômicas e fragmentação do território

18 Brasil - divisão municipal

19 Já, nas últimas décadas do século XX...
“...os quarenta anos compreendidos entre 1970 e apresentaram melhora generalizada em todas as dimensões clássicas de bem-estar nos municípios brasileiros: renda, capital humano e capital físico. Entretanto, a desigualdade de riqueza, medida pelo PIB per capita, permaneceu rigorosa e escandalosamente estável, ao passo que aumentou a desigualdade territorial da concentração de pobres” (Arretche, 2015: 196).

20 ... “...dois fenômenos coexistem na trajetória da distribuição espacial dos pobres no Brasil de 1970 a A pobreza foi expressivamente reduzida, porque caiu sistematicamente o percentual de pobres em todas as regiões. Entretanto, de um ponto de partida caracterizado pela baixa desigualdade territorial na pobreza em 1970, chega-se em 2010 a uma situação de alta desigualdade territorial: as mais altas taxas de pobreza estão concentradas na região Nordeste e em parte das regiões Norte e Sudeste” (Arretche, 2015: 204)

21 Como afirma Arretche,..o acesso a serviços sociais é [apenas] uma dimensão do bem-estar distinta e não redutível aos rendimentos (2015: 195); Segundo Comin: “Se o desenvolvimento econômico leva ao aumento ou redução das desigualdades depende, em grande medida, das estratégias adotadas e dos resultados efetivamente logrados pelos países”(2015: 374)

22 Referências Bibliográficas
ARRETCHE, Marta. Trazendo o conceito de cidadania de volta: a propósito das desigualdades territoriais. In: ARRETCHE, Marta (Org.). TRAJETÓRIAS das Desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinqüenta anos. São Paulo: Ed. UNESP, CEM, 2015, pp COMIN, Álvaro A. Desenvolvimento econômico e desigualdades no Brasil: In: ARRETCHE, Marta (Org.). TRAJETÓRIAS das Desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinqüenta anos. São Paulo: Ed. UNESP, CEM, 2015, pp SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil, território e sociedade no início do século XXI. RJ: Record, 2000. THÉRY, Hervé & Mello, NELI Aparecida de. Atlas do Brasil – disparidades e dinâmicas do território. SP: Edusp, 2a ed Sites consultados:


Carregar ppt "Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google