A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO E COLÉGIO OBJETIVO"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO E COLÉGIO OBJETIVO
ÓPTICA GEOMÉTRICA ESPELHOS ESFÉRICOS Professor Peixinho.

2 ESPELHOS ESFÉRICOS Espelhos esféricos são superfícies refletoras que têm a forma de calota esférica. São côncavos se a superfície refletora for a parte interna, ou convexos, se a superfície refletora for a parte externa." Professor Peixinho.

3 Raios paralelos ao eixo principal convergem para o ponto chamado foco.
CÔNCAVO & convexo: ESPELHO CÔNCAVO: Raios paralelos ao eixo principal convergem para o ponto chamado foco. ESPELHO CONVEXO: Raios paralelos ao eixo principal divergem com prolongamento em direção ao ponto chamado foco. Professor Peixinho.

4 FORMAÇÃO DE IMAGENS: ESPELHO CÔNCAVO: Professor Peixinho.
1.Quando o objeto está além do centro C: A imagem é real, menor que o objeto, invertida e situada entre centro C e foco F. Professor Peixinho.

5 FORMAÇÃO DE IMAGENS: ESPELHO CÔNCAVO: Professor Peixinho.
2.Objeto sobre o centro C: A imagem é real, do mesmo tamanho que o objeto, invertida e situada sobre o centro C. Professor Peixinho.

6 FORMAÇÃO DE IMAGENS: ESPELHO CÔNCAVO: Professor Peixinho.
3.Objeto está entre o centro C e o foco F: A imagem é real, maior que o objeto, invertida e situada além do centro C. Professor Peixinho.

7 FORMAÇÃO DE IMAGENS: ESPELHO CÔNCAVO: Professor Peixinho.
4.Objeto está sobre o foco F: A imagem é imprópria. Teoricamente a imagem se forma no infinito, com tamanho infinitamente maior que o objeto. Professor Peixinho.

8 FORMAÇÃO DE IMAGENS: ESPELHO CÔNCAVO: Professor Peixinho.
5.Objeto está entre o foco F e o vértice: A imagem é virtual, maior que o objeto, direita e situada “atrás” do espelho. Professor Peixinho.

9 FORMAÇÃO DE IMAGENS: ESPELHO CONVEXO: Professor Peixinho.
1.Objeto diante de um espelho convexo: A imagem é virtual, menor que o objeto, direita e situada entre o foco e o vértice (atrás do espelho). Professor Peixinho.

10 RESUMO: Observe o resumo da teoria: Menor, Igual ou Maior Imagem real
Invertida Espelho Côncavo Maior Imagem virtual Direita Espelho Convexo Imagem virtual Menor Direita Professor Peixinho.

11 QUESTÕES: 1. Pretende-se acender um cigarro, concentrando-se a luz solar através de um espelho esférico. a) O espelho deve ser côncavo ou convexo? b) Onde deve ser colocada a ponta do cigarro que se quer acender? 2. Em grandes lojas e supermercados, utilizam-se espelhos convexos estrategicamente colocados. Por que não se utilizam espelhos planos ou côncavos? 3. Vários objetos que apresentam uma superfície polida podem se comportar como espelhos. Diga se cada um dos objetos seguintes se comporta como espelho côncavo ou convexo, convergente ou divergente: a) Superfície interna de uma colher. b) Bola de árvore de Natal. c) Espelho interno do farol de um automóvel. Professor Peixinho.

12 QUESTÕES: 4. Constrói-se um farol de automóvel utilizando um espelho esférico e um filamento de pequenas dimensões que pode emitir luz. a) O espelho utilizado é côncavo ou convexo? b) Onde se deve posicionar o filamento? 5. Para examinar o dente de uma pessoa, o dentista utiliza um pequeno espelho (como você já de deve Ter visto). Esse espelho permite que o dentista enxergue detalhes do dente (imagem ampliada e direta). Tendo em vista essas informações, responda: a) O espelho deve ser plano, côncavo ou convexo? b) A distância do dente ao espelho deve ser maior ou menor que a sua distância focal? 6. Qual a principal diferença entre a imagem formada por um espelho plano e a imagem formada por um espelho esférico? 7. Um indivíduo encontra-se em frente de um determinado espelho e observa a sua imagem diminuída e direita. Qual é este espelho? Professor Peixinho.

13 QUESTÕES: 8. Complete: a) Quando você olha para um espelho esférico e vê seu rosto aumentado, isso ocorre porque o rosto se encontra b) Quando você olha para um espelho esférico e vê seu rosto diminuido e “de cabeça para baixo” , isso ocorre porque o rosto se encontra 9. Um objeto luminoso de 4cm de altura encontra-se diante de um espelho esférico côncavo, de raio de curvatura R = 40cm. Determine as características da imagem conjugada e o aumento linear transversal: a) quando o objeto se encontra a 60cm do espelho; b) quando o objeto se encontra a 40cm do espelho; c) quando o objeto se encontra a 30cm do espelho; d) quando o objeto se encontra a 10cm do espelho; Professor Peixinho.

14 QUESTÕES: 10.Um espelho esférico convexo tem raio de curvatura 60cm. A 30cm do vértice do espelho, coloca-se um objeto luminoso de 10cm de altura. Determine as características da imagem conjugada pelo espelho e o aumento transversal. 11.Deseja-se formar, através de um espelho, a imagem de um objeto luminoso sobre uma tela. A distância do objeto à tela é de 5m; a distância do objeto ao espelho deve ser igual a 15cm e a altura do objeto é de 2cm. a) Determine o tipo de espelho e sua distância focal; b)O tamanho da imagem e identifique sua natureza. Professor Peixinho.

15 SOLUÇÕES 1. a) Côncavo: concentra o raio de luz num ponto chamado foco. b) No foco. 2. O espelho convexo fornece imagem menor, direita e um campo visual maior que os espelhos côncavos e planos. 3. a) Espelho côncavo. b) Espelho convexo. c) Espelho côncavo. 4. a) Côncavo: os raios de luz provenientes da fonte, que deverá estar no foco, deverão sair paralelos. b) No foco: raios que passam pelo foco saem paralelos. 5. a) Côncavo: os raios de luz provenientes da fonte, que deverá estar no foco, deverão sair paralelos. b) No foco: raios que passam pelo foco saem paralelos. 6. O espelho plano sempre fornecerá imagem direita e de mesmo tamanho que o objeto. Isto não acontece com o espelho esférico. 7. Espelho convexo. Professor Peixinho.

16 SOLUÇÕES 8. a) O rosto deve estar entre o foco e o vértice do espelho. A imagem direita e maior é virtual e é fornecida pelo espelho côncavo. b) O rosto está além do centro de curvatura. A imagem será invertida, menor e situada entre o centro de curvatura e o foco. 9. a) imagem invertida e metade do tamanho do objeto: b) imagem invertida e de mesmo tamanho: c) imagem invertida e duas vezes maior que o objeto: d) imagem direita e duas vezes maior que o objeto: imagem direita e metade do tamanho do objeto: 11. a) Espelho côncavo: b) imagem real Professor Peixinho.


Carregar ppt "CURSO E COLÉGIO OBJETIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google