A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento."— Transcrição da apresentação:

1 Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Eletrodinâmica Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.

2 Corrente elétrica Observe o movimento dos elétrons em um condutor.
Movimento caótico VB VA Criando uma ddp nos terminais deste condutor, verificamos que os elétrons passam a se mover ordenadamente. À este movimento ordenado dos elétrons damos o nome de corrente elétrica.

3 Sentido da corrente elétrica
Sentido real: movimento dos elétrons é contrário à linha de campo elétrico Sentido convencional: considera-se o movimento imaginário dos prótons.

4 Cálculo da corrente elétrica
Para calcular a corrente elétrica, basta medirmos a quantidade de carga elétrica que passa por uma secção transversal de um condutor por unidade de tempo. Área da secção transversal

5 Unidade de corrente elétrica
ampère

6 Tipos de correntes + i - Corrente contínua Corrente Alternada

7 Efeitos da corrente elétrica
Efeito Joule: quando a corrente elétrica atravessa um condutor e verifica-se a transformação de energia elétrica em energia térmica. Ferro Chuveiro elétrico Chapinha

8 Efeito químico: a corrente elétrica ao atravessar uma solução de ácido sulfúrico em água, por exemplo, observa-se que da solução se desprende hidrogênio e oxigênio. A corrente elétrica produz, então, uma ação química nos elementos que constituem a solução. Esta ação, que se chama eletrólise.

9 Efeito magnético: Quando a corrente elétrica passa em um condutor, ao redor do condutor se produz um campo magnético. A corrente elétrica se comporta como um ímã, tendo a propriedade de exercer ações sobre ímãs e, sobre o ferro.

10 Observação: Lâmpadas incandescentes
Efeito luminoso: a corrente ao atravessar um gás ela transforma a energia elétrica em energia luminosa Observação: Lâmpadas incandescentes

11 A corrente elétrica passando pelo músculo produz nele uma contração.
Efeito fisiológico: A corrente elétrica tem ação, de modo geral, sobre todos os tecidos vivos, porque os tecidos são formados de substâncias coloidais e os colóides sofrem ação da eletricidade. Mas é particularmente importante a ação da corrente elétrica sobre os nervos e os músculos. Na ação sobre os nervos devemos distinguir a ação sobre os nervos sensitivos e sobre os nervos motores. A ação sobre os nervos sensitivos dá sensação de dor. A ação sobre os nervos motores dá uma comoção (choque). A corrente elétrica passando pelo músculo produz nele uma contração.

12 Elementos de um circuito elétrico
Temos aqui um circuito elétrico simples Chave liga/desliga lâmpada gerador

13 Elementos de um circuito elétrico
Geradores transformam qualquer modalidade de energia em energia elétrica Representação de um gerador

14 Receptores Transformam energia elétrica em qualquer outra modalidade de energia.

15 Resistência elétrica Transforma a energia elétrica em energia térmica R

16 Dispositivo de controle
Instrumentos para medir a intensidade de corrente elétrica e tensão elétrica. Amperímetro Voltímetro

17 Dispositivo de manobra
Chave liga/desliga

18 Dispositivo de segurança
Ao serem atravessados por uma corrente maior que a especificada, impede a passagem da mesma garantindo a integridade dos demais elementos de um circuito.

19 Estudo dos resistores 1ª Lei de Ohm U R U(V) Resistência elétrica U3
George Simon Ohm, verificou que a razão entre as diferentes tensões e as correntes elétricas geradas por cada uma dessas tensões, apresentavam um valor constante k. i1 i2 i3 i(A)

20 Conclusão Concluiu então que o valor obtido pelo k era na realidade o valor da resistência do condutor. A unidade da resistência elétrica é o ohm [  ], que é a razão entre volt e ampère Ou seja,

21 Potência elétrica e Energia Elétrica
Lembrando que: e Então, dividindo a equação do trabalho pela variação de tempo teremos: Unidade da Potência no S.I. é o W ( watt ), que é o produto das unidades V.A (volts . ampère)

22 Potência Elétrica ou

23 Energia elétrica Para calcular a energia elétrica, basta conhecermos a potência utilizada e o tempo de utilização dos equipamentos elétricos. Unidades:

24 2ª Lei de Ohm SA lA SB lB

25


Carregar ppt "Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google