A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O jogo de me ver é te ver jogando:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O jogo de me ver é te ver jogando:"— Transcrição da apresentação:

1 O jogo de me ver é te ver jogando:
a intervenção e a caracterização utilizadas como instrumento de discussão social

2 Informações Gerais: Projeto elaborado pelo pibidianos:
- Bruno Flores Prandini; - Thais Pegoraro; Docentes: Carlos Roberto Mödinger(orientador) e Marli Susana Carrard Sitta Graduação: Teatro Licenciatura Desenvolvido em: Ciep - Colégio Estadual Ivo Buhler em Montenegro.

3 Introdução: O teatro pode ser utilizado como meio para ações pedagógicas que proporcionem momentos de discussão social entre a comunidade escolar.

4 Objetivos: Provocar a discussão social por meio das intervenções teatrais; Utilizar o teatro como agente problematizador do autoconhecimento; Descobrir novos olhares para o espaço escolar; Experimentar diferentes materiais para composição de arquétipos sociais pelos alunos;

5 Intervenções: BRIGÕES

6 “PATRICINHAS”

7 RELIGIOSOS

8 FAMÍLIA

9 “NERD”

10 CRIANÇA E CAPITÃO MORRUGA

11 “ Faça uma ação com poder/ Tome o espaço para si/ Construa uma causa que seja de todos/ Jogue os dados e avance cinco casas/ Convoque a comunidade para vivenciar a dificuldade e a alegria/ Domine a técnica diante de todos os obstáculos/ Deixe flutuar sobre a água/ Permita que todos participem da arte/ Jogue os dados e avance até o infinito.” ( SRUR, 2012 pág.140)

12 Metodologia: As oficinas são permeadas por problemas sociais advindos da comunidade escolar; Diferentes recursos são utilizados para composição de figuras; Para a construção coletiva das intervenções, optamos por maquiagens e figurinos exagerados. A conclusão da oficina se dará com a construção de um exercício cênico;

13 OFICINAS “A questão é como a escola pode ajudar a criança a absorver a ideia de que a valorização do coletivo não pressupõe a perda da individualidade..” ( ALVES, 2011, pág.37)

14 Desdobramentos: Seis Intervenções realizadas entre maio e junho:
Público direto de 35 alunos/intervenção; Público indireto de 1200; Utilização das temáticas das intervenções em sala de aula pelos professores; 6 Oficinas com média de 10 alunos;

15 Referências: ALVES, Rubem. O Aluno, o Professor e a Escola: Uma conversa sobre educação / Rubem Alves, Celso Antunes – Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2011; BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Editora Record, 1998; BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010; KOUDELA, Ingrid Dormien. Um vôo Brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992. SRUR, Eduardo. Manual de intervenção urbana. São Paulo: Bei Comunicações, 2012.


Carregar ppt "O jogo de me ver é te ver jogando:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google