A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPLICAÇÕES NO PUERPÉRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPLICAÇÕES NO PUERPÉRIO"— Transcrição da apresentação:

1 COMPLICAÇÕES NO PUERPÉRIO
Professora e enfermeira: Drº Carla Gomes

2 COMPLICAÇÕES PUERPURAIS
Hemorragias puerperais; Infecções puerperais; Rachaduras e fissuras no mamilo; Mastites; Flebites; Hematomas vulvares; Deiscência de sutura; Psicose puerperal.

3 Hemorragia Puerperais:
# Podem ocorrer após o parto ou no decorrer de alguns dias. # São perdas sangüíneas que por vezes tornam-se graves.

4 As causas mais comuns são:
Retenção de restos placentários: Os restos da placenta e das membranas que podem permanecer após a dequitação, representam a causa mais comum das hemorragias puerperais; deve ser avaliada pelo obstetra e provavelmente fará curetagem.

5 Hipotonia uterina: Principalmente em multíparas, o útero contrai, porém relaxa, não comprimindo os vasos sangüíneos que formam o globo de pinard do útero, continuam sangrando nas áreas onde descolou a placenta. Isso no puerpério imediato e 4º fase de parto. Nas hemorragias puerpurais o utero pode não contrair damos o nome de Atonia.

6 Cuidados de Enfermagem:
Controle do sangramento; Controle de SSVV; Massagem do útero; Administração de medicamentos prescritos;( ocitocina,metergin) Manter veia com soro fisiológico.

7 Infecção Puerperal É considerada aquela que se origina no aparelho genital, decorrendo de parto recente. Em geral ocorre nas lacerações ou feridas do canal de parto ou zona de implantação da placenta, podendo comprometer todo o aparelho genital e organismo materno. SINTOMAS: Temperatura superior a 38C, principalmente; Lóquios fétidos; Dor. CAUSAS: Pode ser causada pela falta de assepsia das pessoas que lidam com a paciente e do material (luvas, instrumental); de infecções existentes nas vias genitais externas ou provêm de qualquer foco de infecção: dentes, garganta, furúnculos.

8 CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Administração de medicamentos prescritos; Orientar, quanto à higiene perineal; Utilizar técnicas assépticas ao prestar cuidados; Prestar assistência à paciente no transcorrer da curetagem.

9 Rachaduras e Fissuras do Mamilo:
As feridas superficiais denominam-se rachaduras e as profundas fissuras são observadas freqüentemente nos primeiros dias de lactação.

10 São ocasionadas pela sucção do lactente e ocorrem com maior frequência nas primiparturientes, nos casos de mamilo umbilicado, plano, grande e quando existem más condições higiênicas e a falta de preparo do mamilo (massagens e raios de sol), a partir do 7° mês de gravidez. A paciente sente dor espontânea, ao roçar das vestes e principalmente na hora da mamada.

11 CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
Incentivar a continuidade da amamentação; Expor a mama ao sol; Massagear o seio no sentido horário, lubrificando o mamilo e a aréola com o próprio leite; Esgotar manualmente a mama; Lavar bem as mamas no banho de chuveiro.

12 Mastites: São processos inflamatórios das mamas. Tem maior facilidade para adquiri-la, a puérpera que possui lesões mamilares, e /ou prática erros de amamentação, e de higiene.

13 Desde que a mama se encontra ingurgitada até a comprovação de mastite, deve ficar elevada com sutiã adequado, pode fazer uso de analgésicos, antibióticos e compressas quentes. A amamentação deve ser suspensa, se necessário. Quando houver abscesso mamário, este será tratado convenientemente.

14 Cuidados de Enfermagem:
Em casos de mastite sem abscessos Não suspender a amamentação; Aumentar o número de mamadas; Limpeza com algodão e água morna; Compressas quentes e úmidas das mamas; Realizar ordenha manual; Lâmpada infra-vermelha.

15 Flebites: É a inflamação das paredes dos vasos. Para a sua prevenção e de outras complicações circulatórias a paciente deve sair do leito, se o parto for normal, nas primeiras 6 ou 8 horas de puerpério

16 Cuidados de Enfermagem:
Mobilização ativa dos membros inferiores no leito; Incentivar deambulação precoce; Incentivar uso de meias elásticas (meia-calça).

17 Hematomas Vulvares: Quando são realizadas as episiotomias, após sua reparação, pode ocorrer que um vaso fique sangrando dentro da ferida suturada, causando um hematoma. A paciente recebe analgésicos e antibióticos e a sutura deve ser reaberta para que se faça a hemostasia do vaso.

18 Cuidados de Enfermagem:
Administrar os medicamentos prescritos; Observar e fazer o curativo de episiorrafia. Orientar sobre cuidados higiênicos

19 Deiscência de Sutura de Episiotomia:
É a conseqüência de instalação de microorganismos na episiorrafia. É tratada com curativo locais, antibióticos e analgésicos.

20 Cuidados de Enfermagem:
Orientar quanto à higiene; Evitar o excesso de esforço físico; Fazer curativo; Administrar medicamentos prescritos; Pode-se fazer irradiação com lâmpada infra-vermelha.


Carregar ppt "COMPLICAÇÕES NO PUERPÉRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google