A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fontes históricas sobre a

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fontes históricas sobre a"— Transcrição da apresentação:

1 Fontes históricas sobre a
Reforma Protestante

2 Aqui vocês encontrarão diferentes fontes históricas que se relacionam à temática das Reformas Religiosas do século 16. Analise, discuta e relacione essas fontes ao contexto em que elas foram produzidas. Verifique também quem as escreveu e, se possível, tente descobrir para quem os documentos eram destinados.

3 Carta de Afonso V, rei de Aragão, de 4 de novembro de 1437
O desprestígio do papado: “A Corte de Roma escandaliza a igreja, o tempo de usar de remédios benignos passou: não haverá, em breve, senão dois caminhos a seguir: ou corrigir o papa, ou deixar a cada um a liberdade de proceder mal.” (Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, p.156)

4 Retrato de Erasmo de Roterdã (1530), feito por
Hans Holbein

5 Críticas do humanista holandês Erasmo de Roterdã (1469-1536) em sua obra “Elogio da Loucura”
“eis os Soberanos Pontífices, os cardeais e os bispos... Hoje... Estes pastores (pastores das almas, dirigentes dos cristãos) não fazem nada senão alimentar-se bem. Deixam o cuidado do Rebanho ao próprio Cristo... Esquecem que o seu nome de bispo significa labor, vigilância, solicitude. Estas qualidades servem-lhes para deitar mão ao dinheiro... Se os Soberanos Pontífices, que estão no lugar de Cristo, se esforçassem por imitá-lo na sua pobreza, nos seus trabalhos, na sua sabedoria, na sua cruz e no seu desprezo da vida... Não seriam os mais infelizes dos homens? Tantas riquezas, honras, troféus, prebendas, impostos, indulgências, tantos cavalos, mulas, guardas, e tantos prazeres... Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, p.160)

6 Doutrina da Igreja Católica acerca das indulgências
Doutrina da Igreja Católica acerca das indulgências. Trechos do “Catecismo da Doutrina Cristã”, versão impressa em Portugal, 1924. “A penitência sacramental não é suficiente, de ordinário, para nos livrar de toda a pena temporal merecida com o pecado, e por isso convém suprir com outras obras de penitência e de piedade e com indulgências. A indulgência é uma remissão de pena temporal devida pelos pecados, que a Igreja concede debaixo de certas condições a quem está em graça, aplicando-lhe os merecimentos e as satisfações superabundantes de Jesus Cristo, de Nossa Senhora e dos Santos, as quais constituem o tesouro da Igreja.” Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, p.162)

7 Retrato de Martinho Lutero (1529), feito por Lucas Cranach

8 95 Teses de Martinho Lutero
Clique na imagem para visualizar as 95 teses

9 Retrato de Zwinglio (1531), feito por
Hans Asper

10 Zwinglio, “Resumo da Doutrina Cristã”
“O corpo natural do Cristo, no qual ele sofreu na terra e no qual está agora sentado à direita de Deus, não é recebido e tomado na Ceia duma maneira natural e sensível, mas duma maneira espiritual. Os papistas ensinam, portanto, alguma coisa de insensato pretendendo que o próprio corpo de Cristo, tal como foi concebido pela Virgem Maria, é recebido na Ceia...” Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, p.168)

11 Retrato de João Calvino

12 Calvino, “O Catecismo de Genebra”
“Entendeis, pois que há duas coisas neste sacramento: uma, o pão e o vinho materiais, que vemos com os nossos olhos, que tocamos com as nossas mãos e cujo gosto sentimos; outra, Jesus Cristo, de que as nossas almas se alimentam interiormente.” Retirado de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história – Volume 2. Lisboa: Platano Editora, p.168)

13


Carregar ppt "Fontes históricas sobre a"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google