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CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE SOLOS

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Apresentação em tema: "CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE SOLOS"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE SOLOS
Luciane Costa de Oliveira

2 Porque classificar os solos?
Permite conhecer quais as qualidades e limitações dos solos de um município, estado ou país; Possibilita trocar informações técnicas entre as pessoas que usam ou estudam os solos; Permite predizer o comportamento dos solos; Permite identificar o uso mais adequado;

3 Sistema brasileiro de classificação de solos
Iniciou na década de 50 e foi finalizada em 2006 pela EMBRAPA SOLOS – RJ; São relacionadas 13 ordens de solo do Brasil além de informações sobre: conceito, região de ocorrência mais comum, qualidades e limitações ao uso agrícola, etc;

4 NEOSSOLO Elemento formativo: NEO (do latim, significa novo);
Termos para memorização: solo em início de formação; Conceito: solos rasos, apresentando mais comumente apenas o horizonte A sobre o C ou a rocha de origem (R); Ocorrência: em todo o Brasil, preferencialmente em relevos muito inclinados

5 VERTISSOLO Elemento formativo: VERTERE (do latim, significa inverter);
Termos para memorização: solo com grande capacidade de contração e expansão. Grande número de fendas quando seco; Conceito: solos cuja principal característica é a formação de fendas quando secos, por conterem muitas argilas expansivas; Ocorrência: preferencialmente em relevos planos, concentrados principalmente em algumas áreas semi-áridas do nordeste, sudeste do RS, recôncavo baiano e algumas áreas do pantanal;

6 CAMBISSOLO Elemento formativo: CAMBIARE (do latim, significa mudança);
Termos para memorização: solo com horizonte B em estágio inicial de formação; Conceito: solos pouco espessos com horizonte B incipiente; Ocorrência: em todo o Brasil, preferencialmente em relevos mais declivosos

7 CHERNOSSOLO Elemento formativo: CHERNO (do russo, significa cor preta); Termos para memorização: solo com horizonte A escuro e rico em nutrientes (Ca, Mg, K); Conceito: solos muito férteis e com horizonte A escuro, rico em MO; Ocorrência: encontrados em regiões com rochas ricas em Ca, Mg e K e condições climáticas que favorecem a presença de vegetação exuberante para formação de MO na superfície;

8 LUVISSOLO Elemento formativo: LUVI (do latim, significa saturado);
Termos para memorização: solo com acúmulo de argila no horizonte B e alta fertilidade; Ocorrência: em condições de clima seco. Quando situado em regiões úmidas originam-se de rochas que são boas fornecedoras de nutrientes;

9 ARGISSOLO Elemento formativo: ARGI (significa “derivado de argila);
Termos para memorização: solo com acúmulo de argila no horizonte B; Conceito: solos com acúmulo de argila no horizonte B e reduzida capacidade de reter nutrientes no horizonte A; Ocorrência: em todo o Brasil, preferencialmente em relevos moderadamente inclinados;

10 NITOSSOLO Elemento formativo: NITO (derivado de nitidus significa nítido); Termos para memorização: solo com agregados do horizonte B exibindo superfícies brilhantes; Conceito: solos com superfície brilhante (reluzente) no horizonte B, oriunda da presença de argila que migrou da superfície através da água e se acumulou no B; Ocorrência: em todo o Brasil, principalmente no sul do país;

11 LATOSSOLO Elemento formativo: LATO (do latim later, significa tijolo);
Termos para memorização: solo muito intemperizado, velho e profundo; Conceito: solos profundos, bastante intemperizados e geralmente com baixa fertilidade; Ocorrência: em mais da metade do Brasil, localizados em topos de morros em relevo quase plano;

12 ESPODOSSOLO Elemento formativo: SPODO (do russo, significa cinza);
Termos para memorização: solo muito arenosos com acúmulo de MO e compostos de Al e Fe no horizonte B, provenientes dos horizontes superficiais. Em alguns casos, o horizonte B pode ser duro e pouco permeável à água; Ocorrência: principalmente no noroeste da amazônia e parte do litoral brasileiro;

13 PLANOSSOLO Elemento formativo: PLANO (significa solo de relevo plano);
Termos para memorização: solos com excesso de água e com horizonte B adensado; Conceito: solos com horizontes superficiais de textura mais arenosa sobre um horizonte B de constituição bem argilosa e adensado; Ocorrência: relevos planos e baixadas, depressões ou várzeas – com restrição a saída de água – principalmente no RS, pantanal e semi-árido do nordeste;

14 PLINTOSSOLO Elemento formativo: PLINTO (derivado de plintita);
Termos para memorização: presença de plintita (material rico em ferro); Conceito: solos que apresentam segregação de Fe no horizonte B ou C, constituindo manchas de cores variadas; Ocorrência: em regiões de relevo plano, com acúmulo de água. São encontrados na amazônia e centro-oeste do Brasil;

15 GLEISSOLO Elemento formativo: GLEI (do russo, significa cinza);
Termos para memorização: solos com cores acinzentadas; Conceito: solos que apresentam um horizonte subsuperfície (B ou C) de cor acinzentada; Ocorrência: em todo o Brasil, em regiões planas ou abaciadas, com acúmulo de água;

16 ORGANOSSOLO Elemento formativo: ORGANO (derivado de orgânico);
Termos para memorização: altos teores de matéria orgânico; Conceito: solos que apresentam elevados teores de MO devido ao acúmulo de restos vegetais em ambientes saturados por água (banhados). Apresentam cores muito escuras, principalmente no horizonte A; Ocorrência: em todo Brasil, localizados em topos em banhados e várzeas;


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