A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vitorino Nemésio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vitorino Nemésio."— Transcrição da apresentação:

1 Vitorino Nemésio

2 Biografia Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva foi um poeta, ficcionista, crítico, biógrafo e investigador literário português. Nascido a 19 de Dezembro de 1901 na ilha terceira, Açores, Vitorino Nemésio frequentou o liceu em Angra e na Horta (Ilha do Faial), onde concluiu o 5º ano. Em 1919, iniciou o serviço militar como voluntário, o que lhe proporcionou a primeira viagem ao Continente. Em Coimbra, terminou o liceu e frequentou a Universidade, primeiro como aluno de Direito, depois de Letras. Optando definitivamente pelo curso de Filologia Românica, viria a obter a sua licenciatura em 1931 em  Lisboa, dando início, ao mesmo tempo, a uma distinta carreira académica na Faculdade de Letras. Como professor, o seu percurso levou-o ainda a leccionar em Montpellier, em Bruxelas e em várias universidades no Brasil. Fundou e direccionou a Revista de Portugal ( ), uma publicação literária importante no panorama português do século XX. Nemésio colaborou também em revistas literárias, em jornais, na rádio e na televisão. Ficou célebre a sua colaboração na RTP com o programa «Se bem me lembro», no início dos anos setenta. Faleceu em Lisboa a 20 de Fevereiro de 1978.

3 Bibliografia Poesia: O Bicho Harmonioso (1938);
Eu, Comovido a Oeste (1940); Nem Toda a Noite a Vida (1953); O Verbo e a Morte (1959); Canto de Véspera (1966); Sapateia Açoriana, Andamento Holandês e Outros Poemas (1976).

4 Bibliografia Ficção Paço de Milhafre (1924);
Varanda de Pilatos (1926); Mau Tempo no Canal (1944) (romance galardoado com o Prémio Ricardo Malheiros).

5 Bibliografia Ensaio e Crítica Sob os Signos de Agora (1932);
A Mocidade de Herculano (1934); Relações Francesas do Romantismo Português (1936); Ondas Médias (1945); Conhecimento de Poesia (1958).

6 Bibliografia Crónica O Segredo de Ouro Preto (1954);
Corsário das Ilhas (1956); Jornal do Observador (1974).

7 O FALECIDO POETA in O Bicho Harmonioso, Coimbra, 1938
Os mortos tinham perdido Todos os costumes de vivos, Perfeitamente defuntos. Este – não era esquecido ; Aquele – falava de assuntos Muito diferentes, do céu... E um, que era distraído, Só tinha ao lado, apodrecido, Um bocado do chapéu ; …Mas é porque não estava completamente falecido. Era, aliás, o único Que, pela posição, Guardava a ideia de recta ; E, como tinha estudado história, Havia um buraco púnico No fundo da sua memória. Os outros mortos chamavam-lhe – o Falecido Poeta. . E na verdade havia Na sua cabeça descascada O essencial da Poesia : Um céu de osso, Sem uma única estrela ; Uma lua de cal e um sol de barro grosso ; E, por cima, uma noite de sete palmos Debaixo de uma aurora amarela. Os outros mortos viviam sem dia nem noite – calmos Ora, uma vez que o Semi-Vivo teimou Em esquecer-se de vez Ou reassumir de tudo A claridade – chorou ; E foi assim que talvez, Querendo falar, ficou mudo E, procurando, não achou Uma lágrima... outrora... Ao toco do seu dedo Chegara um filtro de chuva, Seria no mundo uma hora. . Chovia muito. Os outros mortos tinham medo De resfriar – e chovia. Por dentro da janela, na vida, estava a viúva Do Defunto Poeta. E chovia. Cada defunto abriu o seu guarda-sol, como uma seta… E lá ficaram todos, debaixo de chuva e de poesia. in O Bicho Harmonioso, Coimbra, 1938

8 Trabalho realizado por:
Alexandre Cabral Campello Nº1 10ºD João Pinto Nº7 10ºD Renato Ferreira Nº14 10ºD


Carregar ppt "Vitorino Nemésio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google