A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Reacções Químicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Reacções Químicas"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Reacções Químicas
Ver no livro página 106 à 110 Os Sais e a sua Solubilidade em Água Na Natureza existe uma grande quantidade de sais, de que são exemplos: Imagem trânsito Estes sais formam-se através de uma reacção de Ácido-Base:

2 Tipos de Reacções Químicas
Os Sais e a sua Solubilidade em Água Estes sais existem sob a forma de cristais e são sólidos à temperatura ambiente. Os sais que se dissolvem bem em água são designados de sais solúveis. Os sais que não se dissolvem bem em água são designados de sais insolúveis. Imagem trânsito Todos os sais designados por nitratos e todos os sais de sódio são solúveis em água.

3 Tipos de Reacções Químicas
Reacções de Precipitação Da mistura de dois sais solúveis pode ocorrer uma reacção química da qual resulta um sal insolúvel: Imagem trânsito A esta reacção dá-se o nome de Reacção de Precipitação.

4 Tipos de Reacções Químicas
Reacções de Precipitação Da mistura de dois sais solúveis pode ocorrer uma reacção química da qual resulta um sal insolúvel: Imagem trânsito A esta reacção dá-se o nome de Reacção de Precipitação.

5 Tipos de Reacções Químicas
Dureza de uma Água Desde a nascente até às zonas de captação, a água atravessa diversos solos, dissolvendo pelo caminho muitos sais minerais: Imagem trânsito Se a água atravessa um solo calcário, terá uma maior concentração de sais de cálcio e magnésio – é por isso designada de água dura. Se a água atravessa um solo granítico ou basáltico, terá uma menor concentração de sais de cálcio e magnésio – é por isso designada de água macia.

6 Tipos de Reacções Químicas
Dureza de uma Água O mapa seguinte mostra como varia a dureza da água no nosso país: Imagem trânsito

7 … Nas nossas Habitações …
Tipos de Reacções Químicas A Água nas regiões calcárias e as Reacções de Precipitação Uma água dura - rica em cálcio e magnésio - pode significar … … Nas nossas Habitações … - … Dificuldade em produzir espuma de sabão; - … Acumulação de depósitos de Carbonato de Cálcio em resistências de aquecimento de água e canalizações. Imagem trânsito

8 … Na Natureza … Tipos de Reacções Químicas
A Água nas regiões calcárias e as Reacções de Precipitação Uma água dura - rica em cálcio e magnésio - pode significar … … Na Natureza … - … A água dos solos, levemente ácida, reage com o carbonato de cálcio da rocha calcária e que é insolúvel, transformando-o em bicarbonato de cálcio solúvel em água: Quando esta transformação ocorre em profundidade destrói o calcário e dá origem a cavernas. Imagem trânsito

9 … Na Natureza … Tipos de Reacções Químicas
A Água nas regiões calcárias e as Reacções de Precipitação Uma água dura - rica em cálcio e magnésio - pode significar … … Na Natureza … - … A água vai ficando saturada de Bicarbonato de Sódio e com o aumento de temperatura no interior da Terra e a diminuição de pressão este transforma-se em Carbonato de Cálcio, que é insolúvel e precipita: A acumulação deste precipitado dá origem a: Imagem trânsito Estalactites Estalagmites

10 Tipos de Reacções Químicas
Imagem trânsito


Carregar ppt "Tipos de Reacções Químicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google