A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interações Microrganismo-Planta e Agricultura Sustentável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interações Microrganismo-Planta e Agricultura Sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Interações Microrganismo-Planta e Agricultura Sustentável
Projeto “Sou Cientista” Diapositivo inicial: “Microrganismos-plantas” ou “microrganismos e plantas” Forma de apresentação - pouco texto, por tópicos - o texto serve para guiar a apresentação, não é a apresentação; inclusão de imagens ou esquemas sempre que possível; Ordem dos diapositivos: primeiro introdução ao tema; depois apresentação do trabalho realizado: qual o objetivo o que se vai fazer e como Quais os resultados que se obtiveram O que se pode concluir a partir da análise dos resultados (relacionar com o objetivo inicial) CONLCUSÕES Financiado por:

2 TIPOS DE MICRORGANISMOS DO SOLO QUE PODEM SER BENÉFICOS PARA AS PLANTAS:
Micorrizas Rizóbios Rizobactérias Associação de plantas com diversos microrganismos é muito comum na natureza Alguns tipos destas associações podem ser muito bénéficas para a agricultura, aumentando a produtividade e diminuindo os custos associados à fertilização, utilização de água, diminuição de doenças e de poluição (fertilizantes químicos, pesticidas) Tipos de associações simbióticas entre microrganismos do solo e plantas FONTE das imagens - pedir imagens Profª Isabel? Rizobactérias - conhecidas mais recentemente; dizer o que são e que são atualmente objeto de estudo ©‎isabelbrito ©‎embrapa

3 Micorrizas São associações simbióticas mutualistas que se estabelecem entre fungos e raízes de plantas, ou outros órgãos subterrâneos. Podem ser classificadas em ectotróficas, endotróficas. ©boletosdeorum

4 No caso do nosso projeto vamos focar-nos apenas num tipo de micorrizas, as endomicorrizas.
©biologia.edu.ar ©naturlink.sapo.pt

5 Rizóbios As bactérias do género Rhizobium têm uma importante função no ciclo do azoto, converter o azoto presente na atmosfera essas bactérias só podem realizá-lo em simbiose com leguminosas (Soja, feijão, ervilha, alfafa, entre outras).

6 Procedimento experimental
1 – Usar diferentes tipos de solo: Rico em nutrientes Pobre em nutrientes

7 Procedimento experimental
2 – Fazer crescer plantas de serradela (Ornithopus compressus), planta hospedeira de ambas as simbioses, durante 6 semanas.

8 Procedimento experimental
3 - No final do tempo de crescimento. Avaliar o crescimento da parte aérea nas duas situações em estudo.

9 Procedimento experimental
4 – Contar o número de nódulos de Rizóbios e verificar a sua qualidade.

10 Procedimento experimental
5 – Corar as raízes e observar as micorrizas. ©‎isabelbrito

11 Discussão de Resultados

12 Conclusões Solos com elevada disponibilidade de P a colonização micorrízica é inibida. A colonização com bactérias do género Rhizobium promove o crescimento das plantas. Solos pobres, apresentando stresses abióticos como por exemplo a toxicidade de Mn, a colonização micorrízica é mais intensa podendo favorecer o crescimento das plantas ou ser mesmo decisiva para a sua sobrevivência.

13 Trabalho Realizado por:
Jéssica Fialho Miguel Silva Sob a orientação de: Prof. Isabel Brito

14 Prof. Idalécia Ferreira
Agradecimentos a : Prof. Isabel Brito Prof. Joana Perdigão Prof. Idalécia Ferreira


Carregar ppt "Interações Microrganismo-Planta e Agricultura Sustentável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google