A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Santiago Alves de Siqueira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Santiago Alves de Siqueira"— Transcrição da apresentação:

1 Santiago Alves de Siqueira
A CIDADE, O URBANO E A GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE FLORIANÓPOLIS/SC. Santiago Alves de Siqueira PPGGEO/CFH/UFSC Área de Concentração: Desenvolvimento Regional e Urbano. Linha de pesquisa: Geografia em Processos Educativos.

2 Apresentação Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa realizada entre 2010 e 2012, de mesmo título, onde analisamos de que maneira, concepções teórico-metodológicas a respeito de eventos socioespaciais de cidade e urbano são abordadas no ensino de Geografia, tendo-se por referência a Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, e como estes dois conceitos são desenvolvidos na perspectiva pedagógica para uma geografia escolar.

3 Objetivo A pesquisa limitou-se a investigar as escolas básicas que são aquelas unidades educativas que possuem os anos finais do Ensino Fundamental, a saber, 6º, 7º, 8º e 9º anos (anteriormente conhecidos como 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries). Cujo objetivo principal foi analisar de que maneira concepções de aprendizagens de Cidade e o Urbano são abordados no ensino de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e como estes dois conceitos são ou podem ser desenvolvidos na perspectiva da geografia escolar, visando contribuir para a formação para a cidadania.

4 Recorte Metodológico Nosso recorte metodológico centrou-se em cinco escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal, tendo-se professores de Geografia e alunos do último ano do Ensino Fundamental como sujeitos do processo focado. Utilizamos recursos de entrevistas visando compreender dimensões qualitativas do trabalho de professores utilizados para as abordagens pedagógicas junto aos alunos.

5 Aproximações com os PPP´s
Analisamos aspectos de como vem se dando a apropriação dos conceitos de cidade e urbano e como se dá a contribuição destes para a formação dos alunos, apregoada de cidadã sob enfoques oficiais e em PPP’s.

6 Vivências Pedagógicas
A fim de contribuir com o debate sobre cidadania e o direito à cidade, em alguns momentos são postos em destaque algumas possibilidades de ações pedagógicas para o desenvolvimento didático, dentro de uma possível perspectiva para a geografia escolar, com ênfase a partir da cidade. Apresentamos algumas experiências e vivências pedagógicas e, a partir de enfoques que são destacados sobre Florianópolis e suas possibilidades de produção de espaços de cidadania.

7 Limitações e Possibilidades
A investigação inventariou 5 das 26 escolas básicas. As análises feitas a partir dos dados coletados representam um momento na história deste universo investigado. Os resultados, portanto, não são definitivos. Contudo, contribuíram para o debate da qualificação do processo educativo, a partir do “recorte” escolhido: os conceitos de Cidade e Urbano no fazer do professor de Ensino da rede Municipal de Florianópolis, que, com certeza, nos deu condições para refletir sobre esse ensino, e, sobre como esse pode construir os conceitos de Cidade e Urbano nos alunos, no sentido do desenvolvimento da sua cidadania.

8 O que foi possível observar
Em nossos levantamentos e reflexões encontramos situações em que, conceitos de Cidade e de Urbano, poderiam servir de “porta de entrada” para a compreensão do espaço geográfico, sua dinâmica e outros desdobramentos de aprendizagens. Essa apreensão vem ao encontro das muitas necessidades que os alunos têm, para reconhecerem nas temáticas e compreenderem seus significados, como parte do exercício de sua cidadania. Assim, o estudo da Cidade e do Urbano na Geografia Escolar possibilita, aos estudantes, se reconhecerem como sujeitos dando-lhes oportunidades para que reconheçam na sua identidade e sua própria condição urbana, o sentido de pertencimento social como requisitos à cidadania.

9 Para (não) concluir A pesquisa que ora finalizamos, seguiu referências de alguns passos já trilhados por autores que se dedicam à temática e ao ensino de Geografia, conforme está permeado ao longo dos textos e capítulos discutidos. No entanto, nas suas especificidades, esperamos com os nossos esforços que os mesmos não apenas contribuam na trajetória da qualificação pessoal-profissional desse autor, mas sirva para que novas caminhadas possam ser feitas, contribuindo principalmente, para a qualificação do debate sobre o tema aqui discutido, notadamente entre meus pares.

10 Contato

11 Figura 9 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2008 – Carlona D
Figura 9 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2008 – Carlona D. Nichele, Escola Básica Municipal Osvaldo Machado (Ponta das Canas). Fonte: < Acesso em 07/12/2011.

12 Figura 10 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2009 – Mylo Inchausti Langly, Escola Desdobrada Municipal Costa de Dentro. Fonte: < Acesso em 07/12/2011.

13 Figura 11 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2010 – Carine Isabelle Hermann de Oliveira, Escola Básica Municipal Gentil Mathias da Silva (Ingleses). Fonte: < Acesso em 07/12/2011.

14 Figura 12 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2011 – Yasmin Alflen Bello da Silva, Escola Básica Municipal Batista Pereira, Alto Ribeirão. Fonte: < Acesso em 07/12/2011.

15 Figura 13 – Desenho vencedor do concurso Jovem Inovador 2011.
Fonte: < Acesso em 07/12/2011.


Carregar ppt "Santiago Alves de Siqueira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google