A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A influência da África na América do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A influência da África na América do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 A influência da África na América do Sul
Alunos:Bruno 3º a

2 O Continente Africano

3 Batucada do tamborim

4 Negros trabalhando

5 Berimbau e bongo

6

7

8

9

10 Alimentação

11 Zumbi

12

13 A Influência da África na América do Sul – música e alimentação
Aluno:Daniel Nº 03 3º ano A

14 Continente Africano

15 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista.

16 Alimentação MANDIOCA

17 CANJICA

18 Tutu

19 Quibebe

20 Música Berimbau

21 Caxixi

22 Bongos

23 Batuque

24 Tamborim

25 Vestimenta

26 Trajes femininos

27

28

29

30 Roupas masculinas

31

32

33 A influência da África na América do Sul - Música e Alimentação
Aluna: Emanoelle nº 4 3º ano a

34 Bolinhos

35 Mandioca

36 Caxixi

37 Berimbau

38 Doces

39 Bongo

40 Mocotó

41 Cuscuz

42 Carne Seu texto aqui

43 Leite de coco

44 A influencia da áfrica na américa do SUL-MÚSICA E ALIMENTAÇÃO
Aluno:Enzo Ragozini Nº 6 3º ano A

45 Continente Africano

46 Vatapá

47 Abrazô

48 Arroz de hauçá

49 Tamborim

50 Afoxé

51 Batuque esculpido

52 Berimbau

53 Objeto sagrado

54 Vestimenta de desfile

55 Traje masculino africano

56 Traje feminino para desfile

57 Acaçá

58 Mandioca

59 Acarajé

60 A Influência da África na América do Sul - Música e Alimentação
Aluno Enzo Caporale de Sá nº 5 3º ano A

61 Alimentação cuscuz

62 Comida vatapá

63 A música O batuque é um instrumento de bater com a palma das mãos.

64 A influência da África na América do sul – Música e Alimentação
Aluno:Erick 3º Ano A Nº 7

65 Continente Africano

66 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece.

67 A música na África Bongos
Abe ou Afoxé Bongos

68 As roupas da África

69 Instrumentos da África
Batuque Batuque - esculpido

70 Canjica

71 A comida da África Abará Acaça

72 Agogo ou gã

73 Uma roupa elegante

74 A influência da África na América do Sul – Música e Alimentação
Aluno: Felipe Lee 3ºA nº9

75 Música Tamborim:É um instrumento em que se bate com uma baqueta.

76 Continente Africano Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece.

77 Alimentação Canjica:É um doce com caldo, como uma sopa.

78 Comidas Cuscuz:É uma comida baiana muita gostosa.

79 Vestimenta

80 Aluno: Felipe C. Nº 8 3º ano A
A Influência Africana na América do Sul – Música e Alimentação Aluno: Felipe C Nº 8 3º ano A

81 Continente Africano

82 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece. A descolonização da África realizou-se no século XX, mas os países capitalistas não abandonaram a exploração do continente, rico em minério e recursos. Além de estar submetida economicamente, a África possui diversas etnias, idiomas e interesses diferenciados, o que torna difícil pensar em uma unidade. Desde a descolonização, a instabilidade política nos países africanos é constante, assim como os conflitos civis e as longas ditaduras. Fraudes eleitorais como a ocorrida em 2008 no Zimbábue e massacres étnicos como o de Ruanda, em 1994, não são, infelizmente, fatos isolados. Ao contrário, fazem parte constante da história de um continente que o mundo insiste em ignorar. A parte mais pobre do planeta, a África Subsaariana concentra o maior número de infectados pelo vírus da AIDS, além de 90% dos casos de malária no mundo. Apesar das atenções voltadas para o continente africano nos últimos dez anos, ainda não existem políticas internacionais sistemáticas de apoio ao continente, apesar dos esforços de órgãos como a Unesco. Os conflitos civis geram um enorme número de refugiados que atravessa as fronteiras fugindo da guerra. Em meio a esse panorama desolador, surge o exemplo benéfico do desenvolvimento da África do Sul. Este país, que durante boa parte de sua história esteve sob o regime do Apartheid, que segregava brancos e negros, conseguiu tornar-se um dos países com o maior desenvolvimento no continente africano. A experiência sul-africana mostra que há soluções possíveis para os problemas continentais e que a África pode desenvolver-se e livrar-se da exploração a que foi sempre submetida.

83 Tamborim

84 Mandioca

85 Agogo ou gã

86 Arroz-de-hauçá

87 Berimbau

88 Tutu Tutu 2

89 Bongos

90 Batuque

91 Acaçar

92 Dendê Cuscuz

93 Objeto sagrado candomblé

94 Abe ou afoxé

95 Batuque esculpido

96 Bongos e batuque

97 Quibebe

98 Vatapá

99 Macotó

100 Canjica

101 Abará

102 Abrazô

103 Suca feito de casca de abacaxi

104 Berimbau

105 A Influência da África na América do Sul - Música e Alimentação
Aluno:Gabriel º ANO A Nº 10

106 Abará é uma comida gostosa.

107 Continente Africano

108 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece.

109 Abrazô uma comida gordurosa

110 Tutu: comida popular

111 Tutu 2: mistura de feijão com farinha

112 Caxixi um instrumento africano

113 Tamborim um instrumento onde se bate com uma baqueta

114 Agogô ou gã um instrumento de percussão

115 Bongo é um instrumento que serve para tocar com as mãos

116 Roupa Feminina

117 Roupa usada pelas mulheres

118 Roupa masculina

119 Acarajé uma comida cheirosa

120 Canjica uma comida que parece arroz

121 Berimbau é feito com um arame, uma madeira e um coco

122 Abe ou afoxé um instrumento com som de chocalho

123 A influência da África na América do Sul - Música e Alimentação
Aluna: Gabriela Theodoro Tevola nº 12 3ºano A

124 Continente Africano

125 Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece.

126 Acarajé

127 Caxixi

128 Cuscuz

129 Bongo

130 Bolinhos

131 Leite de coco

132 Tamborim

133 Abe ou Afoxé

134 Roupa

135 Roupa

136 Roupa

137 Roupa

138 A Influência da África na América do Sul-Comida , instrumento e vestimentas
Aluna:Gabriela nº 11 3ª Ano A

139 Canjica

140 Mandioca

141 Tutu

142 Batuque

143 Berimbau

144 Bongo

145 Caxixi

146 TAMBORIM

147 Abe ou afoxé

148 Isto é a tradição

149 Que bonito

150 Que roupa linda

151 Será que ele está dançando?

152 A influência da África na América do Sul - Música e Alimentação
Giovanni nº º ano A

153 Um pouco da história Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece. A descolonização da África realizou-se no século XX, mas os países capitalistas não abandonaram a exploração do continente, rico em minério e recursos. Além de estar submetida economicamente, a África possui diversas etnias, idiomas e interesses diferenciados, o que torna difícil pensar em uma unidade. Desde a descolonização, a instabilidade política nos países africanos é constante, assim como os conflitos civis e as longas ditaduras. Fraudes eleitorais como a ocorrida em 2008 no Zimbábue e massacres étnicos como o de Ruanda, em 1994, não são, infelizmente, fatos isolados. Ao contrário, fazem parte constante da história de um continente que o mundo insiste em ignorar. A parte mais pobre do planeta, a África Subsaariana concentra o maior número de infectados pelo vírus da AIDS, além de 90% dos casos de malária no mundo. Apesar das atenções voltadas para o continente africano nos últimos dez anos, ainda não existem políticas internacionais sistemáticas de apoio ao continente, apesar dos esforços de órgãos como a Unesco. Os conflitos civis geram um enorme número de refugiados que atravessa as fronteiras fugindo da guerra. Em meio a esse panorama desolador, surge o exemplo benéfico do desenvolvimento da África do Sul. Este país, que durante boa parte de sua história esteve sob o regime do Apartheid, que segregava brancos e negros, conseguiu tornar-se um dos países com o maior desenvolvimento no continente africano. A experiência sul-africana mostra que há soluções possíveis para os problemas continentais e que a África pode desenvolver-se e livrar-se da exploração a que foi sempre submetida.

154 Arroz-de-hauçá

155 Bongos

156 As roupas,mulheres e homens

157 A influência da África na América do Sul – Música e Alimentação
Júlia Santos Cavalcante nº 14 3º ano A

158 Continente Africano

159 Traje africano

160 Este é o caxixi

161 Tamborim

162 Berimbau

163 Arroz-de-hauçá

164 Cuscuz

165 Abara

166 Acaçá

167 A Influência da África na América do Sul – comida e música
Aluna: LetÍcia 3º ano a Nº 15

168 O Continente Africano

169 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece. A descolonização da África realizou-se no século XX, mas os países capitalistas não abandonaram a exploração do continente, rico em minério e recursos. Além de estar submetida economicamente, a África possui diversas etnias, idiomas e interesses diferenciados, o que torna difícil pensar em uma unidade. Desde a descolonização, a instabilidade política nos países africanos é constante, assim como os conflitos civis e as longas ditaduras. Fraudes eleitorais como a ocorrida em 2008 no Zimbábue e massacres étnicos como o de Ruanda, em 1994, não são, infelizmente, fatos isolados. Ao contrário, fazem parte constante da história de um continente que o mundo insiste em ignorar. A parte mais pobre do planeta, a África Subsaariana concentra o maior número de infectados pelo vírus da AIDS, além de 90% dos casos de malária no mundo. Apesar das atenções voltadas para o continente africano nos últimos dez anos, ainda não existem políticas internacionais sistemáticas de apoio ao continente, apesar dos esforços de órgãos como a Unesco. Os conflitos civis geram um enorme número de refugiados que atravessa as fronteiras fugindo da guerra. Em meio a esse panorama desolador, surge o exemplo benéfico do desenvolvimento da África do Sul. Este país, que durante boa parte de sua história esteve sob o regime do Apartheid, que segregava brancos e negros, conseguiu tornar-se um dos países com o maior desenvolvimento no continente africano. A experiência sul-africana mostra que há soluções possíveis para os problemas continentais e que a África pode desenvolver-se e livrar-se da exploração a que foi sempre submetida.

170 Mandioca

171 Mocotó

172 Tutu

173 Cuscuz

174 Abe ao afoxé

175 Caxixi

176 Bongos

177 Agogo ou gã

178 Berimbau

179 Batuque

180 Traje Masculino

181 Roupa Típica

182 Acarajé

183 Acaçar

184 Canjica

185 Vatapá

186 Dendê

187 Tamborim

188 Roupa Masculina

189 Roupa Masculina

190 Roupa Feminina

191 Roupa Feminina

192 Roupa Feminina

193 A Influência da África na América do Sul- Música e Alimentação
Aluno: Lucas nº 16 3º Ano A

194 Continente Africano

195 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece. A descolonização da África realizou-se no século XX, mas os países capitalistas não abandonaram a exploração do continente, rico em minério e recursos. Além de estar submetida economicamente, a África possui diversas etnias, idiomas e interesses diferenciados, o que torna difícil pensar em uma unidade. Desde a descolonização, a instabilidade política nos países africanos é constante, assim como os conflitos civis e as longas ditaduras. Fraudes eleitorais como a ocorrida em 2008 no Zimbábue e massacres étnicos como o de Ruanda, em 1994, não são, infelizmente, fatos isolados. Ao contrário, fazem parte constante da história de um continente que o mundo insiste em ignorar. A parte mais pobre do planeta, a África Subsaariana concentra o maior número de infectados pelo vírus da AIDS, além de 90% dos casos de malária no mundo. Apesar das atenções voltadas para o continente africano nos últimos dez anos, ainda não existem políticas internacionais sistemáticas de apoio ao continente, apesar dos esforços de órgãos como a Unesco. Os conflitos civis geram um enorme número de refugiados que atravessa as fronteiras fugindo da guerra. Em meio a esse panorama desolador, surge o exemplo benéfico do desenvolvimento da África do Sul. Este país, que durante boa parte de sua história esteve sob o regime do Apartheid, que segregava brancos e negros, conseguiu tornar-se um dos países com o maior desenvolvimento no continente africano. A experiência sul-africana mostra que há soluções possíveis para os problemas continentais e que a África pode desenvolver-se e livrar-se da exploração a que foi sempre submetida.

196 Comidas

197 Vatapá uma comida muito apreciada pelos turistas

198 Uma comida muito antiga
Tutu Uma comida muito antiga

199 Um azeite muito gostoso
Dendê Um azeite muito gostoso

200 Arroz – de -hauçá

201 Cuscuz Uma comida variada

202 Abará

203 Uma comida bem rara na África do Sul
Bobó de camarão Uma comida bem rara na África do Sul

204 Instrumentos

205 Para tocar o afoxé é preciso movimentá-lo na palma da mão
Abe ou afoxé Para tocar o afoxé é preciso movimentá-lo na palma da mão

206 Objeto sagrado candomblé

207 Berimbau

208 Tamborim

209 Batuque

210 Caxixi

211 Bongos

212 Vestimentas

213

214

215

216

217

218

219

220

221

222

223 A influência da África na América do sul – Música e Alimentação
Aluna: Mariana Santos nº º ano A

224 Azeite de Dendê

225 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece.

226 Berimbau

227 Abe ou afoxé

228 Vestimenta

229 Vestimenta

230 A influência da África na América do Sul- Música e Alimentação
Aluna: Nathalia.R.Tavares Nº 20 3º ano A

231 Continente Africano

232 Abrazô

233 Abará

234 Canjica

235 Tutu

236 Mocotó

237 Aluno:Nicolas nº 21 3º ano A
A Influência da África na América do Sul - Música e Alimentação Aluno:Nicolas nº 21 3º ano A

238 Continente Africano

239 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece. A descolonização da África realizou-se no século XX, mas os países capitalistas não abandonaram a exploração do continente, rico em minério e recursos. Além de estar submetida economicamente, a África possui diversas etnias, idiomas e interesses diferenciados, o que torna difícil pensar em uma unidade. Desde a descolonização, a instabilidade política nos países africanos é constante, assim como os conflitos civis e as longas ditaduras. Fraudes eleitorais como a ocorrida em 2008 no Zimbábue e massacres étnicos como o de Ruanda, em 1994, não são, infelizmente, fatos isolados. Ao contrário, fazem parte constante da história de um continente que o mundo insiste em ignorar. A parte mais pobre do planeta, a África Subsaariana concentra o maior número de infectados pelo vírus da AIDS, além de 90% dos casos de malária no mundo. Apesar das atenções voltadas para o continente africano nos últimos dez anos, ainda não existem políticas internacionais sistemáticas de apoio ao continente, apesar dos esforços de órgãos como a Unesco. Os conflitos civis geram um enorme número de refugiados que atravessa as fronteiras fugindo da guerra. Em meio a esse panorama desolador, surge o exemplo benéfico do desenvolvimento da África do Sul. Este país, que durante boa parte de sua história esteve sob o regime do Apartheid, que segregava brancos e negros, conseguiu tornar-se um dos países com o maior desenvolvimento no continente africano. A experiência sul-africana mostra que há soluções possíveis para os problemas continentais e que a África pode desenvolver-se e livrar-se da exploração a que foi sempre submetida.

240 Bobó de camarão

241 Arroz - de - hauçá

242 Tutu

243 Canjica

244 Vatapá

245 Dendê

246 Caxixi

247 Tamborim

248 Bongos

249 Abe ou afoxé

250 Candomblé Um objeto sagrado

251 Berimbau

252 Roupas Masculinas

253

254

255 Roupas Femininas

256

257

258

259

260 A Influência da África na América do Sul - Música e comida
Aluna: Paloma nº º ano A

261 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece. A descolonização da África realizou-se no século XX, mas os países capitalistas não abandonaram a exploração do continente, rico em minério e recursos. Além de estar submetida economicamente, a África possui diversas etnias, idiomas e interesses diferenciados, o que torna difícil pensar em uma unidade. Desde a descolonização, a instabilidade política nos países africanos é constante, assim como os conflitos civis e as longas ditaduras. Fraudes eleitorais como a ocorrida em 2008 no Zimbábue e massacres étnicos como o de Ruanda, em 1994, não são, infelizmente, fatos isolados. Ao contrário, fazem parte constante da história de um continente que o mundo insiste em ignorar. A parte mais pobre do planeta, a África Subsaariana concentra o maior número de infectados pelo vírus da AIDS, além de 90% dos casos de malária no mundo. Apesar das atenções voltadas para o continente africano nos últimos dez anos, ainda não existem políticas internacionais sistemáticas de apoio ao continente, apesar dos esforços de órgãos como a Unesco. Os conflitos civis geram um enorme número de refugiados que atravessa as fronteiras fugindo da guerra. Em meio a esse panorama desolador, surge o exemplo benéfico do desenvolvimento da África do Sul. Este país, que durante boa parte de sua história esteve sob o regime do Apartheid, que segregava brancos e negros, conseguiu tornar-se um dos países com o maior desenvolvimento no continente africano. A experiência sul-africana mostra que há soluções possíveis para os problemas continentais e que a África pode desenvolver-se e livrar-se da exploração a que foi sempre submetida.

262 Continente Africano

263 Instrumentos

264 Batuque esculpido

265 Abe ao afoxé

266 Berimbau

267 Caxixi

268 Mandioca

269 Acarajé

270 cuscuz

271 Acaçá

272 Tamborim

273 Canjica

274 Abará

275 Acarajé

276 Vestimenta

277 A influência da África na América do Sul - Música e Alimentação
Aluno: Raphael nº23 3 ºAno A

278 Continente Africano

279 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece. A descolonização da África realizou-se no século XX, mas os países capitalistas não abandonaram a exploração do continente, rico em minério e recursos. Além de estar submetida economicamente, a África possui diversas etnias, idiomas e interesses diferenciados, o que torna difícil pensar em uma unidade. Desde a descolonização, a instabilidade política nos países africanos é constante, assim como os conflitos civis e as longas ditaduras. Fraudes eleitorais como a ocorrida em 2008 no Zimbábue e massacres étnicos como o de Ruanda, em 1994, não são, infelizmente, fatos isolados. Ao contrário, fazem parte constante da história de um continente que o mundo insiste em ignorar. A parte mais pobre do planeta, a África Subsaariana concentra o maior número de infectados pelo vírus da AIDS, além de 90% dos casos de malária no mundo. Apesar das atenções voltadas para o continente africano nos últimos dez anos, ainda não existem políticas internacionais sistemáticas de apoio ao continente, apesar dos esforços de órgãos como a Unesco. Os conflitos civis geram um enorme número de refugiados que atravessa as fronteiras fugindo da guerra. Em meio a esse panorama desolador, surge o exemplo benéfico do desenvolvimento da África do Sul. Este país, que durante boa parte de sua história esteve sob o regime do Apartheid, que segregava brancos e negros, conseguiu tornar-se um dos países com o maior desenvolvimento no continente africano. A experiência sul-africana mostra que há soluções possíveis para os problemas continentais e que a África pode desenvolver-se e livrar-se da exploração a que foi sempre submetida.

280 Bolinhos

281 Mandioca

282 Bongo

283 Caxixi

284 Berimbau

285 Batuque

286 Tamborim

287 Batuque - exclusivo

288 Vatapá

289 Leite de coco

290 Quibebê

291 Cuscuz

292 Dendê

293 Acarajé

294 Tutu de Feijão

295 Acaçá

296 Roupa

297 Roupa

298 Roupa

299 Roupa

300 Roupa

301 A Influência da África na América do Sul – Música e Alimentação
Sabrina nº º ano A

302 Continente africano

303 Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece.

304 Os instrumentos musicais

305 As roupas, mulheres e homens

306 AS COMIDAS

307 A influência da África na América do Sul - Música e Alimentação
Aluna:Valentina nº º ano A

308 Continente Africano

309 Música Caxixi um instrumento de palha que faz um som delicado.

310 . Antes da ocupação dos europeus, a África era habitada por povos com diferentes formas de organização política e social. Os primeiros europeus que chegaram à África foram os portugueses e sua primeira expedição levou escravos para a Europa, em Apesar de não ter como objetivo principal a captura de escravos, capturou 10 negros africanos. A partir daí a exploração do continente africano foi uma constante através da história. Durante séculos, a população africana foi capturada, forçada a deixar sua terra e submetida à escravidão. Após a abolição da escravatura nos diversos países do Ocidente, a África passou por outro fenômeno, igualmente perverso: o imperialismo. No século XIX, a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial. Seguindo o exemplo da Inglaterra, que havia feito a Revolução Industrial no século XVIII, diversos países da Europa modificam sua estrutura produtiva, trocando o trabalho artesanal pelo manufaturado. Mas a industrialização requeria investimentos, além de matéria prima e mão de obra. À medida que Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e os demais países se industrializam, esses recursos são cada vez mais escassos. Assim, buscando uma saída para este impasse, a Europa volta-se para os países da Ásia e da África, iniciando a chamada corrida imperialista. O imperialismo ou neo-colonialismo pode ser caracterizado como o domínio que alguns países europeus, mais desenvolvidos, exerceram sobre os países asiáticos e africanos que ainda não haviam iniciado o processo industrial. O resultado do imperialismo foi desastroso. Para a Europa, mergulhou o continente na Primeira Guerra Mundial, já que em pouco tempo, o mundo ficou pequeno para a expansão industrial. Para as novas colônias, o imperialismo aumentou o subdesenvolvimento, gerou diversas revoltas internas e pode ser considerado um importante fator para entendermos a pobreza e miséria em que o continente africano permanece

311 Comida Vatapá Vatapá é uma comida com camarão e muita pimenta

312 Vestimenta

313 Música Berimbau Instrumento de madeira, com coco e arame.
Apresenta um som impressionante

314 A Influência DA África na América do sul - música e alimentação
Aluno: Victor nº º ano A

315 Alimentação

316 Arroz com carne seca

317 Mandioca

318 Caxixi

319 Afoxé

320 Agogo

321 Batuque

322 Tamburim

323 Africanos

324 Bongo

325 Acaçar

326 Azeite de Dendê

327 Vatapá

328 Bolinhos


Carregar ppt "A influência da África na América do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google