A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que foi o apartheid O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que foi o apartheid O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que foi o apartheid O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país. A antiga Constituição sul-africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo maioria na população. (racismo legalizado)

3

4 Colonizada a partir de 1652 por holandeses e tendo recebido imigrantes de outras partes da Europa e da Ásia, a África do Sul tornou-se, em 1910, uma possessão britânica. Desde a chegada dos primeiros europeus, há mais de três séculos, a história do país africano, que foi a sede da Copa do Mundo em 2010, foi marcada pela discriminação racial, imposta pela minoria branca.

5 Como protesto a essa situação, representantes da maioria negra fundaram, em 1912, a organização Congresso Nacional Africano (CNA) à qual Nelson Mandela, nascido em 1918, se uniu décadas depois. No CNA, Mandela se destacou como líder da luta de resistência ao apartheid.

6 O apartheid oficializou-se em 1948 com a posse do primeiro-ministro Daniel François Malan, descendente dos colonizadores europeus - também chamados de africâners. "Embora a história oficial omita, sabemos que os ingleses foram os financiadores do apartheid, já que o Banco da Inglaterra custeava todos os atos do governo sul-africano", afirma o historiador Veriano.

7 Leis do apartheid Com o novo governo, o apartheid foi colocado em prática, instituindo uma série de políticas de segregação, como: Os negros eram impedidos de participar da vida política do país; Não tinham acesso à propriedade da terra, eram obrigados a viver em zonas residenciais determinadas.; O casamento inter-racial era proibido; Uma espécie de passaporte controlava a circulação dos negros pelo país.;

8 Era vetada a entrada de negros em cinemas e teatros brancos
Era vetada a entrada de negros em cinemas e teatros brancos. Os raros que admitiam negros separavam uma área para eles, geralmente os piores lugares; Passarelas, cinemas do tipo drive-in, cemitérios, parques, calçadas, banheiros públicos e táxis também eram separados.

9 Nas áreas para negros, raramente havia infra-estrutura como eletricidade e saneamento básico;
Os hospitais também eram separados: aos brancos se ofereciam serviços e pessoal da melhor qualidade, enquanto que, para os negros, os hospitais eram precários em equipamento e pessoal; Às crianças negras era ensinado apenas o necessário que lhes permitisse trabalhar para os brancos;

10 Os negros não podiam ocupar o mesmo transporte coletivo usado pelos brancos
não podiam residir no mesmo bairro e nem realizar o mesmo trabalho, entre outras restrições. Os brancos passaram a controlar cerca de 87% do território do país, o que sobrava se compunha de territórios independentes, mas paupérrimos, deixados aos grupos sociais não-brancos. (Alguns estudiosos salientam essa política teve clara inspiração nazista.);

11

12 Mesmo após a Assembléia Geral das Nações Unidas ter aprovado uma resolução que condenava o apartheid na África do Sul e ter solicitado aos países-membros que aplicassem sanções econômicas, militares e até desportivas ao país, somente a partir de 1975 os ventos começaram realmente a mudar. Aos poucos, essas ações internacionais isolaram a África do Sul, que se viu obrigada a tornar o apartheid mais leve. Algumas leis racistas foram abolidas, mas a segregação e a violência ainda continuaram pelos anos seguintes.

13 Mandela Embora tenha sido preso diversas vezes antes, Mandela já cumpria pena desde 1963 quando recebeu a sentença de prisão perpétua. Porém, com o passar dos anos, o mundo passou a se importar mais com a inadmissível situação da África do Sul, que começou a receber sanções econômicas como forma de pressão para acabar com o apartheid. Em 1990, com o regime já enfraquecido, Mandela foi solto, depois de 27 anos no cárcere.

14 Em 1994, nas primeiras eleições em que os negros puderam votar, Mandela foi eleito presidente do país.

15


Carregar ppt "O que foi o apartheid O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google