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Transcendência a partir de dentro: A superação do risco de dissenso a nível arcaico e do mundo da vida Apresentação no Grupo de Estudos de Habermas, NEFIPO,

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1 Transcendência a partir de dentro: A superação do risco de dissenso a nível arcaico e do mundo da vida Apresentação no Grupo de Estudos de Habermas, NEFIPO, UFSC, Florianópolis, no dia 13/09/2011

2 [Introdução], p. 35 Linguagem apresenta uma tensão entre:
Facticidade: uso e alcance contextual Idealizações: significado e validade meta-contextual Devido ao uso da linguagem para o entendimento, essa tensão se transfere também para: Coordenação de planos de ação de diferentes atores Ordens sociais estabilizadas normativamente

3 Item 1, p. 36-7 Integração não violenta  solução do problema da coordenação de planos de ação de diferentes atores Uso da linguagem para o entendimento  forças ilocucionárias geram obrigações recíprocas Idealizações  ultrapassam limites regionais  liberam potenciais de crítica e racionalização

4 Item 2, p. 37-9 Dois níveis de idealização no uso da linguagem voltado para o entendimento: 1º nível: idealização dos significados  idênticos; e dos falantes  racionais (capazes de falar e agir) 2º nível: validade dos enunciados  ultrapassa todos os contextos, mas só tem força coordenadora no contexto Sociologia hermenêutica: passa a compreender-se como ciência reconstrutiva  integração social depende de socialização instável, que opera com suposições contrafáticas permanentemente ameaçadas

5 Item 3, p. 40-2 1º passo reconstrutivo  mundo de vida  horizonte de convicções comuns não problemáticas  absorve o risco de dissenso e torna possível a integração social por meio da linguagem Caráter pré-predicativo  atua como saber por não ser problematizado  se decompõe quando tematizado  sua estabilidade se deve a um nivelamento da tensão entre facticidade e validade

6 Item 4, p. 42-4 2º passo reconstrutivo  instituições arcaicas  tradição  complexo cristalizado de convicções tematizadas que se impõe pela autoridade fascinosa (intimidadora e atraente) do sagrado Expectativas normativas mantidas por fortes convicções compartilhadas e preservadas pela força das sanções  risco de dissenso interceptado na própria dimensão da validade

7 Item 5, p. 44-7 (1) 3º passo reconstrutivo  direito
Sociedades complexas: Pluralização das formas de vida e individualização das histórias de vida  restringem o mundo da vida Desencantamento  decompõe a tradição em âmbitos distintos de validade (cognitivo, normativo, expressivo) Diferenciação social  multiplica e intensifica as esferas do agir voltado para o êxito individual

8 Item 5, p (2) Sociedades profanizadas  ordens normativas mantidas sem garantias meta-sociais  facticidade e validade incompatíveis  integração pelo agir comunicativo Risco intensificado de dissenso  solução pela regulamentação normativa de interações estratégicas  regras coercivas na perspectiva estratégica e válidas na perspectiva performativa  sistema de direitos subjetivos garantido pela coação do direito objetivo


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