A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química Orgânica 2013 – prof Marcelove

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química Orgânica 2013 – prof Marcelove"— Transcrição da apresentação:

1 Química Orgânica 2013 – prof Marcelove
polímeros Química Orgânica 2013 – prof Marcelove

2 Polímeros O que é: A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros, ligados por ligação covalente.

3 Polímeros Classificação: As classificações mais comuns envolvem a:
Estrutura química. Método de preparação. Efeito térmico. Comportamento mecânico. Número de monômeros.

4 Polímeros Classificação: Estrutura química. Poliamidas Poliestéres ...

5 Polímeros Classificação: Método de preparação.
Polímeros de adição: Reação de adição, sem subproduto. As substâncias usadas na geração de polímeros manifestam uma ligação dupla entre os carbonos.

6 Polímeros Classificação: Método de preparação.
Polímeros de condensação: Reação em que são abstraídas dos monômeros pequenas moléculas, como HCl, H2O, KCl. É necessária a presença de dois tipos de grupos funcionais distintos.

7 Polímeros Classificação: Efeito térmico
Termorrígidos: Após o resfriamento e endurecimento, esses plásticos mantêm o formato e não conseguem voltar à sua forma original. São rígidos e duráveis.

8 Polímeros Classificação: Efeito térmico
Termoplásticos: Os termoplásticos são menos rígidos do que os termorrígidos, e podem ficar amaciados com o aquecimento, voltando à sua forma original. São facilmente maleáveis para produzir filmes, fibras e embalagens.

9 Polímeros Classificação: Comportamento mecânico:
Borracha ou elastômero: Material macromolecular exibindo elasticidade em longa faixa, à temperatura ambiente.

10 Polímeros Classificação: Comportamento mecânico:
Plástico: Sólidos à temperatura ambiente em seu estado final, em alguns estágios de seu processamento, tornam-se fluídos e possíveis de serem moldados, por ação isolada ou conjunta de calor e pressão.

11 Polímeros Classificação: Comportamento mecânico:
Fibra: Corpo que tem uma elevada razão entre o comprimento e as dimensões laterais, e é composto principalmente de macromoléculas lineares, orientadas longitudinalmente.

12 Polímeros Classificação: Números de monômeros:
Homopolímeros: Monômeros idênticos combinam entre si, podendo formar cadeias comuns ou ramificadas. Copolímeros: Monômeros diferentes combinam entre si podendo formar cadeias ramificados ou comuns.

13 Exemplos de Polímeros

14 Polímeros de Adição 1,2 Polietileno:
Aplicações: películas plásticas, embalagem de alimentos/fármacos, brinquedos, revestimento de fios etc.

15 Polímeros de Adição 1,2 Policloreto de vinila (PVC):

16 Polímeros de Adição 1,2 Policloreto de vinila (PVC):
PVC flexível (PVC + plastificante): cortina de chuveiro, couro artificial, estofamento de automóveis. PVC rígido (sem plastificante): dutos/tubos para água e esgoto.

17 Polímeros de Adição 1,2 Politetrafluoretileno (Teflon):
Aplicações: isolamento elétrico, revestimento de equipamentos químicos, órgãos artificiais.

18 Polímeros de Adição 1,2 Poliestireno:
Aplicações: poliestireno expandido: isopor.

19 Polímeros de Adição 1,4 Poliisopreno (Borracha natural):
Aplicações: camisinhas, chupetas, bicos de mamadeira, elásticos, pneus de grande porte.

20 Polímeros de Adição 1,4 Polibutadieno (Borracha sintética):

21 Polímeros de Condensação
Polifenol (Baquelite):

22 Polímeros de Condensação
Polifenol (Baquelite): Aplicações: cabos de panela e aparelhos telefônicos

23 Polímeros de Condensação
Poliamida (Náilon): Aplicações: engrenagens, peças de máquinas, cordas, tecidos.

24 Polímeros de Condensação
Poliamida aromática (Kevlar): Aplicações: capacetes das Forças Armadas, coletes à prova de bala, roupas contra-incêndio.

25 Polímeros de Condensação
Poliamida aromática (Kevlar):

26 Polímeros de Condensação
Policarbonato: Aplicações: janelas de avião, vidro a prova de balas, visor de capacetes de astronautas, de motociclistas, fabricação de CDs.

27 Polímeros de Condensação
Poliéster Polietileno teraftalato (PET):

28 Polímeros de Condensação
Poliéster Aplicações: Tecidos, malhas, reforços para pneus, tecidos para correias transportadoras, cintos de segurança, material isolante, enchimento de almofadas, edredons e estofos

29 Polímeros de Condensação
Silicone: Aplicações: vedação de janelas, próteses cirúrgicas, impermeabilizantes, brinquedos.

30 Questões

31 UEM Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) uma correta descrição das características dos polímeros. ( ) O nailon-66 é produzido a partir de 2 precursores, enquanto o nailon-6 é produzido a partir de um único precursor. ( ) O nailon e o kevlar apresentam interações intra e intercadeias do tipo ligação de hidrogênio. ( ) O poli(tereftalato de etileno), PET, é um poliéster, enquanto o polietileno, PE, é um hidrocarboneto. ( ) As poliuretanas são produzidas em reações de adição radicalar. ( ) A baquelite é um termofixo, enquanto o poliestireno, PS, é um termoplástico.

32 UEM Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) uma correta descrição das características dos polímeros. ( V ) O nailon-66 é produzido a partir de 2 precursores, enquanto o nailon-6 é produzido a partir de um único precursor. ( ) O nailon e o kevlar apresentam interações intra e intercadeias do tipo ligação de hidrogênio. ( ) O poli(tereftalato de etileno), PET, é um poliéster, enquanto o polietileno, PE, é um hidrocarboneto. ( ) As poliuretanas são produzidas em reações de adição radicalar. ( ) A baquelite é um termofixo, enquanto o poliestireno, PS, é um termoplástico.

33 UEM Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) uma correta descrição das características dos polímeros. ( V ) O nailon-66 é produzido a partir de 2 precursores, enquanto o nailon-6 é produzido a partir de um único precursor. ( V ) O nailon e o kevlar apresentam interações intra e intercadeias do tipo ligação de hidrogênio. ( ) O poli(tereftalato de etileno), PET, é um poliéster, enquanto o polietileno, PE, é um hidrocarboneto. ( ) As poliuretanas são produzidas em reações de adição radicalar. ( ) A baquelite é um termofixo, enquanto o poliestireno, PS, é um termoplástico.

34 UEM Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) uma correta descrição das características dos polímeros. ( V ) O nailon-66 é produzido a partir de 2 precursores, enquanto o nailon-6 é produzido a partir de um único precursor. ( V ) O nailon e o kevlar apresentam interações intra e intercadeias do tipo ligação de hidrogênio. ( V ) O poli(tereftalato de etileno), PET, é um poliéster, enquanto o polietileno, PE, é um hidrocarboneto. ( ) As poliuretanas são produzidas em reações de adição radicalar. ( ) A baquelite é um termofixo, enquanto o poliestireno, PS, é um termoplástico.

35 UEM Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) uma correta descrição das características dos polímeros. ( V ) O nailon-66 é produzido a partir de 2 precursores, enquanto o nailon-6 é produzido a partir de um único precursor. ( V ) O nailon e o kevlar apresentam interações intra e intercadeias do tipo ligação de hidrogênio. ( V ) O poli(tereftalato de etileno), PET, é um poliéster, enquanto o polietileno, PE, é um hidrocarboneto. ( F ) As poliuretanas são produzidas em reações de adição radicalar. ( ) A baquelite é um termofixo, enquanto o poliestireno, PS, é um termoplástico.

36 UEM Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) uma correta descrição das características dos polímeros. ( V ) O nailon-66 é produzido a partir de 2 precursores, enquanto o nailon-6 é produzido a partir de um único precursor. ( V ) O nailon e o kevlar apresentam interações intra e intercadeias do tipo ligação de hidrogênio. ( V ) O poli(tereftalato de etileno), PET, é um poliéster, enquanto o polietileno, PE, é um hidrocarboneto. ( F ) As poliuretanas são produzidas em reações de adição radicalar. ( V ) A baquelite é um termofixo, enquanto o poliestireno, PS, é um termoplástico.

37 IBMECRJ Polímeros são moléculas de grande massa molecular que vem sendo cada vez mais utilizados em substituição a materiais tradicionais como vidro, madeira, aço, algodão e na fabricação dos mais diversos produtos. Com relação a esses compostos, analise as proposições abaixo e coloque V (verdadeiras) e F (falsas): I. ( ) Nas reações de polimerização por condensação, além da formação de macromoléculas, ocorre liberação de moléculas menores como água e metanol. II. ( ) O poliestireno é um polímero obtido por adição, sendo muito utilizado na fabricação de pratos, xícaras e como isolante térmico. III. ( ) Polímero amorfo é aquele que apresenta cadeias poliméricas dispostas ao acaso e apresenta alta temperatura de fusão. É duro e quebradiço. IV. ( ) Celuloses são polímeros formados com base na glicose.

38 IBMECRJ Polímeros são moléculas de grande massa molecular que vem sendo cada vez mais utilizados em substituição a materiais tradicionais como vidro, madeira, aço, algodão e na fabricação dos mais diversos produtos. Com relação a esses compostos, analise as proposições abaixo e coloque V (verdadeiras) e F (falsas): I. ( V ) Nas reações de polimerização por condensação, além da formação de macromoléculas, ocorre liberação de moléculas menores como água e metanol. II. ( ) O poliestireno é um polímero obtido por adição, sendo muito utilizado na fabricação de pratos, xícaras e como isolante térmico. III. ( ) Polímero amorfo é aquele que apresenta cadeias poliméricas dispostas ao acaso e apresenta alta temperatura de fusão. É duro e quebradiço. IV. ( ) Celuloses são polímeros formados com base na glicose.

39 IBMECRJ Polímeros são moléculas de grande massa molecular que vem sendo cada vez mais utilizados em substituição a materiais tradicionais como vidro, madeira, aço, algodão e na fabricação dos mais diversos produtos. Com relação a esses compostos, analise as proposições abaixo e coloque V (verdadeiras) e F (falsas): I. ( V ) Nas reações de polimerização por condensação, além da formação de macromoléculas, ocorre liberação de moléculas menores como água e metanol. II. ( V ) O poliestireno é um polímero obtido por adição, sendo muito utilizado na fabricação de pratos, xícaras e como isolante térmico. III. ( ) Polímero amorfo é aquele que apresenta cadeias poliméricas dispostas ao acaso e apresenta alta temperatura de fusão. É duro e quebradiço. IV. ( ) Celuloses são polímeros formados com base na glicose.

40 IBMECRJ Polímeros são moléculas de grande massa molecular que vem sendo cada vez mais utilizados em substituição a materiais tradicionais como vidro, madeira, aço, algodão e na fabricação dos mais diversos produtos. Com relação a esses compostos, analise as proposições abaixo e coloque V (verdadeiras) e F (falsas): I. ( V ) Nas reações de polimerização por condensação, além da formação de macromoléculas, ocorre liberação de moléculas menores como água e metanol. II. ( V ) O poliestireno é um polímero obtido por adição, sendo muito utilizado na fabricação de pratos, xícaras e como isolante térmico. III. ( F ) Polímero amorfo é aquele que apresenta cadeias poliméricas dispostas ao acaso e apresenta alta temperatura de fusão. É duro e quebradiço. IV. ( ) Celuloses são polímeros formados com base na glicose.

41 IBMECRJ Polímeros são moléculas de grande massa molecular que vem sendo cada vez mais utilizados em substituição a materiais tradicionais como vidro, madeira, aço, algodão e na fabricação dos mais diversos produtos. Com relação a esses compostos, analise as proposições abaixo e coloque V (verdadeiras) e F (falsas): I. ( V ) Nas reações de polimerização por condensação, além da formação de macromoléculas, ocorre liberação de moléculas menores como água e metanol. II. ( V ) O poliestireno é um polímero obtido por adição, sendo muito utilizado na fabricação de pratos, xícaras e como isolante térmico. III. ( F ) Polímero amorfo é aquele que apresenta cadeias poliméricas dispostas ao acaso e apresenta alta temperatura de fusão. É duro e quebradiço. IV. ( V ) Celuloses são polímeros formados com base na glicose.

42 UESPI Polímeros são compostos químicos de moléculas muito grandes, formadas pela reação de moléculas pequenas chamadas monômeros. Atualmente, vivemos cercados por polímeros sintéticos, na forma de plásticos, de fibras sintéticas, de borrachas sintéticas etc. Entre os polímeros abaixo, assinale aquele que pode ser extraído de vegetais. a) Celulose. b) Baquelite. c) Nylon. d) Policloreto de vinila, PVC. e) Polietileno.

43 UESPI Polímeros são compostos químicos de moléculas muito grandes, formadas pela reação de moléculas pequenas chamadas monômeros. Atualmente, vivemos cercados por polímeros sintéticos, na forma de plásticos, de fibras sintéticas, de borrachas sintéticas etc. Entre os polímeros abaixo, assinale aquele que pode ser extraído de vegetais. a) Celulose. b) Baquelite. c) Nylon. d) Policloreto de vinila, PVC. e) Polietileno.

44 ENEM O senso comum nos diz que os polímeros orgânicos (plásticos) em geral são isolantes elétricos. Entretanto, os polímeros condutores são materiais orgânicos que conduzem eletricidade. O que faz estes polímeros diferentes é a presença das ligações covalentes duplas conjugadas com ligações simples, ao longo de toda a cadeia principal, incluindo grupos aromáticos. Isso permite que um átomo de carbono desfaça a ligação dupla com um vizinho e refaça-a com outro. Assim, a carga elétrica desloca-se dentro do material. FRANCISCO, R. H. P. “Polímeros condutores”. Revista Eletrônica de Ciências, n. 4, fev Disponível em: Acesso em: 28 fev (adaptado)

45 ENEM De acordo com o texto, qual dos polímeros seguintes seria condutor de eletricidade?

46 ENEM De acordo com o texto, qual dos polímeros seguintes seria condutor de eletricidade?


Carregar ppt "Química Orgânica 2013 – prof Marcelove"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google