A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:"— Transcrição da apresentação:

1 Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Uma abordagem simplificada

2 Empírico Conforme o Dicionário HOUAISS:
“Baseado na experiência e na observação, metódicas ou não”. Relacionado a conhecimentos práticos

3 Científico Conforme o Dicionário HOUAISS
“Área sistematizada do conhecimento, baseada no rigor científico”. Obtido através de método.

4 O conhecimento científico na graduação
A relevância da Metodologia Científica e das Técnicas de Pesquisa para estudantes e profissionais de Comércio Exterior, e áreas afins, consiste em desenvolver habilidades de investigação e análise de problemas na vida real das organizações ou de uma temática específica.

5 Método Científico e Técnicas de Pesquisa
São ferramentas para: resolução de problemas; identificação de oportunidades; coleta de dados; análise de dados e resultados; tomada de decisão baseada em fatos e não em “achismos”.

6 Relação com o profissional de Comércio Exterior
O conhecimento teórico e técnico aliado ao espírito crítico são requisitos básicos para um profissional de Comércio Exterior e áreas afins nos dias atuais. A mediocridade e o “achismo” perdem espaço na Era do Conhecimento.

7 Com relação a Teoria e a Prática vocês acham que...
O método e o pensamento científico estão relacionados ao Estágio e à prática profissional? De que forma? Como ocorre esta relação?

8 portanto... Contemplando o Método Científico e as Técnicas de Pesquisa aprendemos a lidar com as questões do cotidiano profissional.

9 Com o Curso de Graduação devemos superar as meras suposições para tomarmos decisões a partir de informações concretas e específicas.

10 A verificação empírica é o propósito da ciência.
Segundo Gil (1999, p. 55) “[...] à medida que se pretende estudar um fenômeno cientificamente [...], torna-se necessário afastar juízo de valor”. A verificação empírica é o propósito da ciência.

11 A teoria científica provém de Método Científico.
Convém explicitar... A teoria científica provém de Método Científico.

12 Segundo o Dicionário de Filosofia
Método Segundo o Dicionário de Filosofia “Representa o conjunto de procedimentos racionais, baseados em regras, que visam atingir um objetivo determinado.” Japiassú e Marcondes (1996, p. 181)

13 Método Científico Caminho para se chegar a determinado fim.
Conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para se atingir o conhecimento. (GIL, 1999, p. 26)

14 Conhecimento Científico
O conhecimento só é científico se for passível de verificação, isto é... “Torna-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitaram obter o conhecimento.” Para isso... é necessário fazer explicações sobre o método adotado. (GIL, 1999, p. 26)

15 Representa isenção, imparcialidade do pesquisador.
Neutralidade Representa isenção, imparcialidade do pesquisador. Imune a juízos de valor. O olhar do pesquisador não deve ser “contaminado” por posições políticas, ideológicas, enfim, por preferências pessoais.

16 A interferência do sujeito no objeto pesquisado
O pesquisador ao aproximar-se da realidade observada tende a interferir na mesma realidade que está pesquisando.

17 Minimizando as interferências do pesquisador
Técnicas de pesquisa são aplicadas para que o estudo do fenômeno (objeto de pesquisa) propicie resultados bastante próximos da realidade.

18 REFERÊNCIAS DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. Introdução à teoria da ciência. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2003. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2001. JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.


Carregar ppt "Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google