A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22."— Transcrição da apresentação:

1 ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22

2 SENTIDO FIGURADO 1- Literal ou denotativo – dicionários, significados; Exemplo: flor é um termo especializado da botânica Figurado ou conotativo –uso inesperado da palavra; Exemplo: Ela é uma flor de menina.

3 LINGUAGEM Uso de maneira imprevista;
Palavras que modificam as normas convencionais; Sentido figurado: usado muito em publicidades, manchetes jornalísticas, charges e textos literários.

4 FIGURAS DE LINGUAGEM Desvios da norma culta;
Figuras de linguagem – linguagem figurada afastamento dos usos linguísticos habituais.

5 MECANISMOS DE CONSTRUÇÃO
Figuras compostas por relações de semelhança; Figuras compostas a partir de oposições; Figuras compostas por relações de contiguidade ou de implicação mútua; Figuras compostas por repetições; Figuras compostas por apagamento; Figuras compostas por descontinuidades; Figuras que exprimem tensividade; Figuras de sonoridade.

6 COMPOSTAS POR RELAÇÕES DE SIMILARIDADE
IMPORTANTES: comparação, metáfora, catacrese, prosopopeia e sinestesia; Comparação – que, mais que..., menos que... Metáfora uma flor de menina.....; Catacrese – usada em textos informativos: “Ele enterrou o espinho na mão”; Prosopopeia – processo de humanização, serve para dar vida aos animais; Sinestesia - associar pelo menos dois sentidos do corpo, “sabor adocicado”;

7 FIGURAS DE LINGUAGEM COMPOSTAS POR OPOSIÇÃO E CONTIGUIDADE
1.Antítese – composta a partir da oposição, aproximação de elementos contrários, “ ...maior amor nem mais estranho existe”; 2.Paradoxo – oposições mais radicais e elementos simultâneos e referem-se a um mesmo objeto, “....alguém está alegre e triste...”; 3. Ironia/antífrase – é difícil de ser identificada, pois afirma-se algo, em seguida algo é negado; “... Filho, um dia tudo isso será seu...”

8 FIGURAS COMPOSTAS POR RELAÇÕES DE IMPLICAÇÃO MÚTUA
Sinódoque e metonímia : Transportamos um nome de uma coisa a outra, em vista de uma independência entre as duas coisas. Sinódoque – relação da parte para o todo ou o todo pela parte. Ex. página 44 Metonímia – Interdependência, proximidade ou causalidade, consiste na associação entre dois termos. Ex. página 43


Carregar ppt "ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google