A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A necessidade de nascer de novo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A necessidade de nascer de novo"— Transcrição da apresentação:

1 A necessidade de nascer de novo
Nathalia Fernandes

2 Proposta O Espiritismo prega a realidade de reencarnação. Mas para que ela serve? É o que vamos tentar explicar a partir de agora.

3 Reencarnação Um dos pontos em que se baseia a Doutrina Espírita. Fato conhecido das civilizações antigas que acabou sendo considerado absurdo e supersticioso no Ocidente, até o advento do Espiritismo e da maior aceitação de religiões e filosofias orientais por aqui.

4 Reencarnação Intuitiva e logicamente, o homem pressente que pensar em uma vida só é algo muito limitado. Para que servem tantos planetas no sistema solar e no resto do Universo? Para que serve tudo o que fazemos durante a vida? Por que as pessoas são tão diferentes entre si, mesmo dentro da mesma família?

5 Reencarnação A literatura espírita e espiritualista, bem como os filmes de temática espírita, tendem a nos apresentar o mundo espiritual como sendo algo fluido, mais simples e descomplicado (ao menos nas esferas superiores). Mesmo que a realidade espiritual de todos os espíritos não seja colorida e feliz, mesmo assim não faz muito sentido ter de ir e voltar ao longo da eternidade...

6 Reencarnação Além disso, esquecemos do passado. Como vamos poder lembrar o que fizemos de errado e corrigir nossos erros? Não parece lógico. Mas, antes de questionar essa regra espiritual, é preciso lembrar daquele que a formulou: Deus. Sendo soberanamente justo e bom, a reencarnação só pode ser igualmente ser justa e boa!

7 Caso prático: Príncipe Ouran
Ele se esqueceu de quem era, mas as suas qualidades e defeitos apareciam o tempo todo ao longo das suas encarnações. O orgulho que esse espírito carregava continuava sempre o mesmo, pois continuamos sempre os mesmos, a menos que trabalhemos com a intenção de nos melhorarmos. O Príncipe foi sempre obrigado a encarar situações que instigavam o orgulho, de forma que se livrasse de uma vez por todas desse grande defeito...

8 Logo, podemos concluir que a reencarnação tem a intenção de estimular a nossa melhoria – portanto, estimular a nossa evolução.

9 Evolução A cada nova existência, somos colocados diante de provas ou missões que sempre visam ao nosso adiantamento ou ao de outras pessoas. A cada prova finalizada ou missão cumprida, somos elevados a um patamar de evolução mais alto. Se falhamos na prova ou na missão, ficamos no mesmo ponto e precisamos recomeçar.

10 Evolução Portanto, a sequência das encarnações se parece muito com uma escola. Se somos bons alunos, somos promovidos. Se não tiramos boas notas, temos de refazer as lições que não conseguimos cumprir. Essa condição “escolar” da evolução está bastante de acordo com a justiça de Deus!

11 Evolução Então, se a justiça da reencarnação está na nossa evolução, essa necessidade de evolução deve fazer parte do Universo e de sua estrutura. E, realmente, dentre as leis naturais existe uma que é denominada lei de progresso.

12 Leis naturais são as que provêm de Deus e, portanto, submetem a todos os seres. Se elas provêm de Deus, podemos também dizer que são eternas, imutáveis, justas e boas.

13 Lei do progresso Heráclito de Éfeso: “Tudo flui”. Tudo está sempre mudando, menos o fato de a mudança é constante. E nossa mudança deve ser sempre para melhor. Se temos necessariamente de progredir, isso significa que nossas encarnações têm um objetivo final. Qual seria ele?

14 Lei do progresso Segundo o Livro dos Espíritos, esse objetivo é o de alcançar o estado de espírito puro. Cada encarnação é, portanto, uma oportunidade de “faxina” que se apresenta, de forma que possamos chegar a esse estado.

15 Lei do progresso Mas será que só nós, espíritos encarnados na Terra, estamos submetidos a essa necessidade de evolução? Deus é o criador do Universo. Logo, não seria justo que apenas a Terra estivesse submetida às suas leis. Aliás, cada elemento da própria Terra e do Universo também está.

16 Isso significa que existe evolução e progresso em outros reinos da natureza e em outros planetas. E o que a reencarnação tem a ver com isso?

17 Reencarnação em outros planetas
Do Livro dos Espíritos consta que os demais planetas do sistema solar também têm habitantes, sendo que o mais evoluído seria Júpiter. Então, se existe evolução em outros planetas, seria possível que os Espíritos mudassem de planeta, pela reencarnação? Ou será que estamos na Terra desde o nosso começo?

18 Reencarnação em outros planetas
Os espíritos encarnam com razões em determinado planeta. Eles têm afinidade com o lugar, pelo nível de desenvolvimento espiritual. Sua evolução precisa de provas que aquele planeta pode proporcionar. Eles devem desempenhar missões que servirão a pessoas daquele planeta.

19 Caso prático: os Exilados da Capela
Um dos planetas que giram em torno de estrela da Constelação do Cocheiro chegou a um nível de evolução que não comportaria mais determinado tipo de espírito. Os espíritos que não se adequaram a isso passaram a reencarnar na Terra. Isso ajudou a Terra a progredir intelectualmente. Mas o progresso do planeta anterior seria prejudicado se esses espíritos ficassem por lá. Portanto, esses espíritos foram para a Terra para provas e para missões ao mesmo tempo!

20 A partir desse caso prático, se nota que há dois tipos de evolução: intelectual e moral. O ideal seria que as duas andassem juntas... Mas a intelectual parece andar mais rápido do que a moral, aqui na Terra.

21 Tipos de progresso O progresso intelectual é visível na Terra: todo o tempo, vemos novas invenções e melhorias. Mas os homens ainda não se enxergam como rede de pessoas que devem se ajudar mutuamente. A falta de progresso moral é o que mais dá trabalho para o homem, atualmente. E é isso que tem nos feito reencarnar, na imensa maioria dos casos... Mas o espírito puro deve ser perfeito tanto em conhecimento quanto em moral.

22 Obrigada :D Aberto espaço para dúvidas... Bom final de semana!


Carregar ppt "A necessidade de nascer de novo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google