A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
Aula: 19/03/2013

2 MESOPOTÂMIA

3 LOCALIZAÇÃO A PALAVRA MESOPOTÂMIA TEM ORIGEM GREGA E SIGNIFICA “TERRA ENTRE RIOS". ESSA REGIÃO LOCALIZA-SE ENTRE OS RIOS TIGRE E EUFRATES NO ORIENTE MÉDIO, ONDE ATUALMENTE É O IRAQUE. ESTA CIVILIZAÇÃO É CONSIDERADA UMA DAS MAIS ANTIGAS DA HISTÓRIA.

4 LOCALIZAÇÃO

5 LOCALIZAÇÃO INSERIDA NA ÁREA DO CRESCENTE FÉRTIL - DE LUA CRESCENTE, EXATAMENTE POR ELA TER O FORMATO DE UMA LUA CRESCENTE E DE TER UM SOLO FÉRTIL. A LOCALIZAÇÃO ERA PROPÍCIA PARA A AGRICULTURA, POIS, COMO FICA ENTRE DOIS RIOS, AS TERRAS ERAM MUITO FÉRTEIS, PROVOCANDO O APARECIMENTO DE TRIBOS COM MORADIAS FIXAS. PRATICANDO A AGRICULTURA, ELES ERAM OBRIGADOS A PERMANECER POR UM PERÍODO RELATIVAMENTE LONGO À ESPERA DA COLHEITA. ESTES POVOS JÁ NÃO VIVIAM APENAS DA CAÇA, PESCA E FRUTOS ENCONTRADOS NA NATUREZA; ELES CULTIVAVAM A TERRA, PLANTAVAM E COLHIAM PARA O SEU SUSTENTO.COM A PRÁTICA DA AGRICULTURA, CONSEGUIAM UMA PRODUÇÃO ACIMA DO MÍNIMO NECESSÁRIO PARA A SOBREVIVÊNCIA.

6 A MESOPOTÂMIA “Terra entre rios” – Tigre e Eufrates; Sucessão de vários povos; Sumérios, Acádios, Amoritas e Assírios. Cidades-Estado;

7 MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES SE ORGANIZARAM A PARTIR DE ELEMENTOS COMUNS: RELIGIÃO: POLITEÍSTAS BASE DA ECONOMIA: AGRICULTURA PODER POLÍTICO: DESCENTRALIZA- DO E COM INFLUÊNCIA RELIGIOSA (TEOCRACIA)

8 MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO
REGIME DE TRABALHO: SERVIL E ESCRAVIDÃO (PRISIONEIROS DE GUERRA) SOCIEDADE: PROFUNDA DIVISÃO (PEQUENA PARTE PRIVILEGIADA E MUITO RICA, A GRANDE MAIORIA A MASSA DE TRABALHADORES POBRES, ESTRANGEIROS ESCRAVIZADOS, CAMPONESES LIVRES EXPLORADOS)

9 EGITO E MESOPOTÂMIA Impérios TEOCRÁTICOS Líder = Deus ou representante dele; Aproveitamento de cheias dos rios Civilizações hidráulicas ou de regadio;

10 MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO:
EGITO E MESOPOTÂMIA MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO: Estado é o dono das terras População = obras públicas e produção em geral sob forma de servidão coletiva; Obrigações básicas: produção serviço militar pagamento de impostos Recursos agrícolas distribuídos pelo Estado.

11 PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
A MESOPOTÂMIA É CONSIDERADA O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO, JÁ QUE FOI NA BAIXA MESOPOTÂMIA ONDE SURGIRAM AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES POR VOLTA DO VI MILÊNIO A.C. AS PRIMEIRAS CIDADES FORAM O RESULTADO CULMINANTE DE UMA SEDENTARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO E DE UMA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA, QUE SE ORIGINOU DURANTE A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA. O HOMEM DEIXAVA DE SER UM COLETOR QUE DEPENDIA DA CAÇA E DOS RECURSOS NATURAIS OFERECIDOS, UMA NOVA FORMA DE DOMÍNIO DO AMBIENTE É UMA DAS CAUSAS POSSÍVEIS DA ECLOSÃO URBANA NA MESOPOTÂMIA.

12 SUMÉRIOS FORAM OS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO. A ECONOMIA ERA A AGRICULTURA E O PASTOREIO. CONSTRUÍRAM VÁRIAS CIDADES-ESTADO (INDEPENDENTES) IM-PORTANTES: UR, URUK E LAGASH. O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS NÚCLEOS URBANOS NA REGIÃO FOI ACOMPANHADO DO DESENVOLVIMENTO DE UM COMPLEXO SISTEMA HIDRÁULICO QUE FAVORECIA A UTILIZAÇÃO DOS PÂNTANOS, EVITAVA INUNDAÇÕES E GARANTIA O ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA AS ESTAÇÕES MAIS SECAS.

13 SUMÉRIOS LEGADO: Foram os Sumérios, um dos povos da Mesopotâmia, que inventaram a ESCRITA. Eles escreviam numa placa de argila com a ajuda de bastonetes, deixando marcas de cunha, daí o nome “ESCRITA CUNEIFORME”.

14 SUMÉRIOS Já a RODA, outra grande invenção sumeriana, permitiu a eles desenvolverem carros de combates, que eram puxados por cavalos.

15 SUMÉRIOS A CASA DO POVO SUMÉRIO

16 SUMÉRIOS MAS SEU LEGADO NÃO PÁRA POR AÍ. ELES AINDA CRIARAM DIQUES E BARRAGENS QUE IMPEDIAM ENCHENTES E INUNDAÇÕES NAS CIDADES, E AINDA ESCOAVAM A ÁGUA TRAVÉS DE CANAIS PARA AS LAVOURAS AFIM DE EXPANDIR MAIS SUAS CIDADES, QUE CRESCIAM DEPRESSA. SUA ARQUITETURA CONCENTRAVA-SE, PRINCIPALMENTE, NA CONSTRUÇÃO DE TEMPLOS EM FORMA DE PIRÂMIDES CHAMADOS ZIGURATES. OS ZIGURATES GERALMENTE ERA USADOS PARA REVERENCIAR ALGUM DEUS OU REI.

17 ACÁDIOS A CONSTANTE GUERRA ENTRE AS DIVERSAS CIDADES-ESTADOS SUMERIANAS GEROU GRAVES CRISES ECONÔMICAS E MILITARES, QUE ENFRAQUECERAM-NAS. SABENDO DISSO, OS ACÁDIOS APROVEITARAM-SE DE SUAS MODERNAS TÁTICAS DE GUERRA, QUE INCLUÍAM O USO DO ARCO E DA FLECHA E DE UMA AGILIDADE MUITO SUPERIOR A DE QUALQUER EXÉRCITO DA ÉPOCA PARA DOMINAREM A BAIXA MESOPOTÂMIA.

18 ACÁDIOS OS ACÁDIOS NÃO DEIXARAM NADA DE MUITO ESPECIAL PARA SER ESTUDADO OU COMENTADO POIS ELES NÃO ERAM UM POVO QUE DESTRUÍA A CULTURA DOS POVOS DOMINADOS, MUITO PELO CONTRÁRIO, ZELAVA POR SUA PRESERVAÇÃO CHEGANDO POR VEZES A ADOTÁ-LA. COM ISSO, SEU LEGADO CULTURAL E TUDO MAIS QUE CARACTERIZA UM POVO ASSEMELHA-SE MUITO AOS SUMÉRIOS, NÃO HAVENDO A NECESSIDADE DE DESCREVÊ-LAS.

19 BABILÔNICOS - AMORITAS
OS AMORITAS, POVOS SEMITAS PROVENIENTE DA ARÁBIA, CRIARAM O PRIMEIRO IMPÉRIO BABILÔNICO. FUNDARAM A CIDADE DA BABILÔNIA, PRINCIPAL CENTRO POLÍTICO E URBANO.

20 BABILÔNICOS - AMORITAS
O SOBERANO QUE MAIS SE DESTACOU FOI HAMURABI 1728 A 1686, ELABORANDO UM CÓDIGO DE LEIS QUE FICOU CONHECIDO COMO CÓDIGO DE HAMURABI. ERA BASEADO NA LEI DE TALIÃO (OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE). TODO CRIMINOSO DEVERIA SER PUNI-DO DE UMA FORMA PROPORCIONAL AO DELITO COMETIDO. 

21 BABILÔNICOS UM OUTRO IMPERADOR QUE SE TORNOU CONHECIDO POR SUA ADMINISTRAÇÃO FOI NABUCODONOSSOR, RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DOS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA ( UMA DAS SETE MARAVILHAS)

22 OUTRA CRIAÇÃO FOI A TORRE DE BABEL.
BABILÔNICOS OUTRA CRIAÇÃO FOI A TORRE DE BABEL.

23 BABILÔNICOS EXISTEM DUAS DEFINIÇÕES PARA SUA CRIAÇÃO: RELIGIOSA: SEGUNDO O ANTIGO TESTAMENTO (GÊNESIS 11,1-9), A TORRE FOI CONSTRUÍDA NA BABILÔNIA PELOS DESCENDENTES DE NOÉ, COM A INTENÇÃO DE ETERNIZAR SEUS NOMES. A DECISÃO ERA FAZÊ-LA TÃO ALTA QUE ALCANÇASSE O CÉU. ESTA SOBERBA PROVOCOU A IRA DE DEUS QUE, PARA CASTIGÁ-LOS, CONFUNDIU-LHES AS LÍNGUAS E OS ESPALHOU POR TODA A TERRA. HISTÓRICA: BABEL, ERA UMA CIDADE-ESTADO EXTREMAMENTE RICA E PODEROSA. ERA UM CENTRO POLÍTICO, MILITAR, CULTURAL E ECONÔMICO DO MUNDO ANTIGO. TAL QUAL CIDADES COMO NOVA IORQUE E PARIS, NOS DIAS ATUAIS, ELA RECEBIA GRANDE NÚMERO DE IMIGRANTES COMERCIANTES DE DIVERSAS NACIONALIDADES, CADA QUAL FALANDO UM IDIOMA DIFERENTE.

24 BABILÔNICOS LEGADO: NOS DEIXARAM OS SEGUINTES CONHECIMENTOS: CÓDIGO DE HAMURABI JARDINS SUSPENSOS CRIARAM A ASTROLOGIA E A ASTRONOMIA APERFEIÇOARAM A MATEMÁTICA COM A INVENÇÃO DO CÍRCULO DE 360 GRAUS E A HORA DE 60 MINUTOS. ERAM POLITEÍSTAS E DIVINIZAVAM O REI

25 ASSÍRIOS DE ORIGEM SEMITA, VIVIAM DA AGRICULTURA E CAÇA, MAS A PRINCIPAL ATIVIDADE ERA A GUERRA. HABITAVAM AS MARGENS DO RIO TIGRE. A PARTIR DO FINAL DO SEGUNDO MILÊNIO A.C., PASSARAM A SE ORGANIZAR COMO SOCIEDADE ALTAMENTE MILITAR E EXPANSIONISTA. REALIZARAM DIVERSAS CONQUISTAS E EXPANDIRAM SEU DOMÍNIO PARA ALÉM DA PRÓPRIA MESOPOTÂMIA, CHEGANDO AO EGITO. NA RELIGIÃO ERAM POLITEÍSTAS.

26 ASSÍRIOS ERA UM POVO EXTREMAMENTE VIOLENTO, AGRESSIVO E CRUEL QUE AO DOMINAREM UM POVO O REPRIMIAM E DESTRUÍAM SUA CULTURA. ISSO PROVOCAVA CONSTANTES REVOLTAS ENTRE OS DOMINADOS, QUE DAVAM MUITO TRABALHO AOS EXÉRCITOS ASSÍRIOS.

27 ASSÍRIOS O CENTRO ADMINISTRATIVO DO IMPÉRIO ASSÍRIO ERA NÍNIVE. HOJE: APÓS A GUERRA DO GOLFO, AS ESCULTURAS DOS PALÁCIOS QUE ESTAVAM SENDO ESCAVADOS FORAM PILHADAS. TODAS AS EQUIPES DE PESQUISA EUROPÉIAS DEIXARAM O IRAQUE DURANTE A INVASÃO DESTE PELOS EUA, SUSPENDENDO POR TEMPO INDETERMINADO AS ESCAVAÇÕES AO LONGO DOS RIOS TIGRE E EUFRATES. NÍNIVE ESTÁ NA LISTA DOS 100 SÍTIOS HISTÓRICOS MUNDIAIS QUE ESTÃO MAIS AMEAÇADOS.

28 AS CIVILIZAÇÕES MESOPOTÂMICAS
SUMÉRIOS (ca aC) ACÁDIOS (ca aC) AMORITAS (ca aC) ASSÍRIOS (ca aC) CALDEUS (ca aC) Cidades-estado independentes (Ur, Uruk, Nippur, Lagash) patesi: centralização do poder político, militar e religioso; classes dominantes: sacerdotes e burocracia administrativa; desenvolvimento da escrita cuneiforme e invenção da roda. conquista e unificação das cidades sumerianas; Sargão I: Império Acádio-sumeriano; absorção e síntese da cultura suméria; curta duração: revoltas e invasões estrangeiras. Hamurabi, rei da Babilônia: conquista da Mesopotâmia e formação do Primeiro Império Babilônico; criação do mais antigo sistema de leis escritas: Código de Hamurabi; declínio: morte de Hamurabi, fragmentação e invasões estrangeiras. conflitos e invasões: espírito guerreiro; Império Assírio: conquista da Mesopotâmia e expansão territorial; Estado militarista: violência, tributos e escravização dos povos conquistados; fim do Império: aliança entre medos e caldeus. Segundo Império Babilônico; Babilônia: centro político, comercial e cultural; Nabucodonosor: expansão territorial e grandes construções; conquista de Jerusalém e escravização dos hebreus (cativeiro da Babilônia); fim do império: invasão e domínio dos persas.

29 A CULTURA NA MESOPOTÂMIA: ARTE, RELIGIÃO & CIÊNCIA
desenvolvimento da escrita cuneiforme, considerada por muitos como a mais antiga do mundo; sistema ideográfico (pictográfico): sinais feitos em forma de cunha sobre tabuletas de argila, representando idéias, ações e objetos. A ESCRITA narrativas variadas de mitos: cosmogonia, heróis, deuses e lendas. Epopéia de Gilgamesh: versão mitológica da criação e do dilúvio, e provável fonte de inspiração da narrativa bíblica deste evento protagonizado por Noé no Antigo Testamento. A LITERATURA arquitetura: introdução do uso do arco na construção de palácios, templos e cidades; zigurates: grandes templos que serviam também como observatório astronômico, biblioteca e hospital; pintura (paredes) e escultura (estátuas e relevos): decoração dos templos, palácios e túmulos, com sentido predominantemente político e religioso. AS ARTES PLÁSTICAS influência sobre todas as esferas da vida social: o soberano era o sumo-sacerdote e os templos recolhiam os impostos; politeísmo: os deuses podiam ter forma humana (antropomorfismo) ou serem associados a fenômenos naturais e astronômicos (ar, água, céu, estrelas); crença na influência das forças cósmicas sobre a existência humana: desenvolvimento da astronomia e da astrologia; amplo uso da magia e da adivinhação, criação do horóscopo e dos signos do zodíaco; caráter prático: cultos, ritos e sacrifícios visando vantagens e recompensas terrenas. A RELIGIÃO Astronomia: estudo de fenômenos celestes, noções sobre o movimento de estrelas e planetas, previsão de eclipses e criação de um calendário lunar que dividia o ano em doze meses e a semana em sete dias. Matemática: desenvolvimento da álgebra, domínio das quatro operações, criação das raízes quadrada e cúbica e divisão do círculo em 360 graus. Medicina: ainda que impregnada pela magia, já empregava medicamentos à base de plantas e tratamentos cirúrgicos. AS CIÊNCIAS “invenção” da ciência jurídica: desenvolvimento de sistemas de leis escritas; Código de Hamurabi: marco pioneiro da história do Direito, era baseado no princípio de Talião (“olho por olho, dente por dente”) e abrangia todas as esferas da vida social. O DIREITO


Carregar ppt "COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google