A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas"— Transcrição da apresentação:

1 Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas
Prof. Bárbara Ferrari

2 Mapas: o que são e para que servem
É uma representação gráfica das características naturais ou sociais de uma determinada região do espaço geográfico sobre qualquer suporte plano, como folha de papel, tecido, couro, meios digitais. Servem para transmitir uma informação, sendo muito utilizado para facilitar a orientação e localização.

3 As formas de representar a superfície terrestre
O primeiro mapa foi feito pelos babilônios entre os séculos 25 e 23 a. C. Mapa feito em uma placa de barro cozido, para representar o espaço em que viviam.

4 Cartas Marítimas Portulanos
Elaborada pelos portugueses: início do século XIV Representação da Rosa dos Ventos usados no estabelecimento de rotas e na orientação espacial para melhor navegabilidade

5

6 Grandes navegações (séculos XV e XVI)
Expansão marítimo-comercial: busca por mercadorias e terras a distâncias cada vez maiores = mapas mais detalhados e precisos. Mapa de Toscanelli serviu de referência para Cristóvão Colombo - para viajar pelo Ocidente

7 Globo terrestre e Planta
Globo Terrestre: representação considerada mais aproximada da superfície terrestre, imitando o formato arredondado. Planta: representa uma determinada área em escala muito grande – mais detalhes da área: ideal para construções, terrenos e bairros, pois pode-se observar rua, avenidas, estabelecimento comerciais entre outros.

8 Planisfério = mapa mundi
É a representação do globo terrestre no papel, porém em forma plana, também conhecido como mapa-múndi, tem a finalidade de exibir todo o seu conteúdo de forma cômoda para seu estudo em diversas disciplinas.

9 Projeções e técnicas cartográficas
Projeção de Mercator: Projeção cilíndrica semelhante ou conforme, em que mantém os contornos do que se quer representar. = representa de forma muito precisa os contornos dos continentes. Difunde uma visão eurocêntrica, já que sua projeção altera as proporções entre as áreas, representando a Europa maior do que realmente é.

10 Os tipos de mapas Mapas Gerais: mostram informações sobre variados temas: divisão política, aspectos físicos, principais cidades e regiões.

11 Mapas especiais Apresentam informações técnicas bastante específicas = para profissionais especializados

12 Mapas temáticos Usam como referência um aspecto específico da geografia (temas) – climas; relevo; população; hidrografia; aspectos econômicos entre outros.

13 Anamorfoses Mapas esquemáticos, sem escala cartográfica, representações nas quais as áreas sofrem deformações matematicamente calculadas, tornando-se diretamente proporcionais a um determinado critério que se está considerando.

14 As escalas Relação proporcional entre os tamanhos reais dos objetos e os de sua representação no papel. Escala numérica Escala gráfica

15 Escala grande Retrata uma área menor porém com mais detalhes.
Utilizada normalmente em plantas

16 Escala Pequena Retrata uma área maior porém com menor detalhes.
Utilizada em mapas que retratam países, mapa mundi.

17 Elementos e convenções cartográficas
Vegetação do Brasil Título Legenda Escala Rosa dos Ventos Paralelos e meridianos Fonte Símbolos Cores


Carregar ppt "Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google