A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercado Público de Florianópolis Interessante foto do interior do Mercado Público de Florianópolis, dos inícios do século XX, quando ainda não existiam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercado Público de Florianópolis Interessante foto do interior do Mercado Público de Florianópolis, dos inícios do século XX, quando ainda não existiam."— Transcrição da apresentação:

1 Mercado Público de Florianópolis Interessante foto do interior do Mercado Público de Florianópolis, dos inícios do século XX, quando ainda não existiam os atuais boxes que separam os vendedores, e as mercadorias eram mostradas em perfeito desarranjo.

2 Leiteiros, tipos populares de Florianópolis Os leiteiros, carregando seus produtos provindos do interior da ilha de Santa Catarina em grandes latões, eram tipos populares da cidade de Florianópolis, nos inícios do século XX.

3 Velho Mercado Público Situado ao sul da atual Praça XV de Novembro, onde hoje se situa a estátua do General Fernando Machado. O Mercado, à beira do mar, concentrava toda a vida comercial da pequena cidade do desterro, depois denominada Florianópolis. Ao fundo, à esquerda, o edifício da Alfândega.

4 Mercado Público Movimento comercial do Mercado Público de Florianópolis. Meados da década de 10.

5 Mercado público sem a reforma de 1926/30 A foto, possivelmente dos fins da década 1910/20, mostra o intenso comércio marítimo que se desenvolvia às margens do Mercado Público de Florianópolis, que recebia toda uma série de produtos vindos do continente, numa época em que a ponte Hercílio Luz ainda não existia.

6 Mercado público Parte interna do Mercado de Florianópolis após a construção da segunda ala no início da década de 30.

7 Centro de Florianópolis Rua Fernando Machado em Florianópolis, década de 10.

8 Centro de Florianópolis Trapiche da Baía Sul no centro de Florianópolis. No morro ao fundo e a direita, encontra-se o Hospital de Caridade.

9 Florianópolis em 1930 Panorama da capital catarinense visto do Morro da Cruz, em 1930, onde pode observa-se, diante das baixas construções que caracterizavam o centro da cidade, o destaque dos prédios do Instituto Politécnico (atual Escola Técnica de Comércio) e da Escola Normal (atual Faculdade de Educação da UDESC), à esquerda, e do Colégio Coração de Jesus, à direita. Em baixo, à esquerda, o então denominado Campo do Manejo, área então pertencente ao antigo quartel do Exercito e onde, posteriormente, foi construído o Instituto Estadual de Educação.

10 Centro de Florianópolis Primeira parte do aterro da "Prainha", onde atualmente está situado o Tribunal de Contas. A direita os telhados do antigo quartel do exército (atual Instituto Estadual de Educação). Fotografia tirada nos altos do Hospital de Caridade.

11 Hospital de Caridade Foto colorida a mão vendo-se ao fundo o Hospital de Caridade. Fins do século XIX.

12 Vista aérea de Florianópolis A vista, da década de 1960, mostra a capital de Florianópolis antes do grande surto imobiliário que a sacudiu à partir de 1970, bem como o perfeito contorno marítimo que definia a cidade como caracteristicamente litorânea, antes dos aterros sul e norte. Observe-se a Praça XV de Novembro beirando o mar, ainda com a construção do chamado Mira Mar.

13 Polícia Militar Prédio da Polícia Militar no bairro do "Mato Grosso" onde atualmente está a esquerda a Praça Getúlio Vargas. Observa-se os trilhos do bonde ao longo da via. Meados de 1910.

14 Rua 28 de Setembro, atual Vidal Ramos À partir da rua Esteves Júnior, antiga Rua do Passeio, aspecto da rua 28 de Setembro, depois denominada Vidal Ramos. Ao fundo, a Catedral Metropolitana de Florianópolis, já após sua reforma que a ampliou, aumentou suas torres e aconteceu na década de 1920.

15 Centro de Florianópolis Calçamento e alargamento da rua Anita Garibaldi esquina com Pedro Soares. Ao fundo a Catedral Metropolitana antes do aumento das Torres

16 Antigo Quartel do Regimento de Segurança Vista do Quartel do regimento de Segurança, depois comando da Polícia Militar de Santa Catarina, defronte à atual Praça Getúlio Vargas. O edifício situava-se no antigamente denominado bairro do Mato Grosso e a praça ainda não existia. Ao fundo, à esquerda, a Catedral Metropolitana antes da reforma que a ampliou e aumentou suas torres, o que data a foto à década de 1910.

17 Centro de Florianópolis Prédio localizado na rua Tenente Silveira esquina com rua Jerônimo Coelho. Serviu como sede da Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça e Imprensa Oficial do Estado em épocas diferentes. A foto é de meados de 1910.

18 Centro de Florianópolis Praça Pereira Oliveira, vendo-se à esquerda o prédio da Assembléia Legislativa (incendiado em 1958) e a direita o Tribunal de Justiça no local atualmente está localizado o prédio da Telesc. Foto da década de 20.

19 Catedral Metropolitana Praça XV de Novembro com o Jardim Oliveira Belo cercado. Catedral Metropolitana antes da reforma da década de 20. À esquerda o então.

20 Catedral Metropolitana Bela foto colorida à mão que mostra a antiga Catedral Metropolitana antes da reforma que a transformou, na década de Mesmo assim, o edifício destacava-se diante das demais construções que o circundavam. A legenda da foto identifica dois aspectos: a experiência da construção de um balão que não teve êxito, denominado Balão do Paiva, e o erro da identificação da data, pois em 1906 a cidade já se chamava Florianópolis e não mais Desterro.

21 Catedral Metropolitana Fotografia colorida a mão do centro de Florianópolis mostrando uma solenidade cívica diante da Catedral. Década de 10.

22 Praça do Palácio, 1907 Cartão Postal datado de 1º de janeiro de 1907, que mostra a Praça XV de Novembro ainda murada em todo o seu entorno, bem como, numa de suas esquinas, a construção que servia de café, onde eram vendidos doces e salgadinhos. Em baixo, à esquerda, entrada da atual Rua Conselheiro Mafra.

23 Gruta no Jardim Oliveira Belo Gruta artificial existente do centro do Jardim Oliveira Belo, na atual Praça XV de Novembro, em Florianópolis, onde, aos domingos e feriados, as famílias de reuniam para fazer piqueniques. Na foro, um grupo de amigos, distintamente trajados, de paletó, gravata e chapéus, comodamente fazendo seus lanches nas pedras do Jardim.

24 Praça XV de Novembro Vista da Praça XV de Novembro, vendo-se ao fundo o antigo Mercado Público da cidade. Fins do século XIX.

25 Praça XV de Novembro Gruta Artificial do Jardim Oliveira Belo na Praça XV de Novembro. Década de 10.

26 Maternidade de Florianópolis, depois Maternidade Dr
Maternidade de Florianópolis, depois Maternidade Dr. Carlos Corrêa A foro mostra o edifício da então Maternidade de Florianópolis, destacando seu volume diante das pequenas edificações que a cercavam. Defronte ao prédio, o mato que contornava o rio da Bulha, posteriormente canalizado para a abertura da Avenida Hercílio Luz.

27 Centro de Florianópolis Praça Fernando Machado vendo-se ao fundo o início do aterro da Baía Sul. Década de 20.

28 Eventos Sociais Convite para jantar ao então Secretário de Fazenda Adolfo Konder. 1919.

29 Palácio Cruz e Souza Serviu como Palácio do Governo vendo-se a esquerda grades do Jardim Oliveira Belo. Década de 10.

30 Travessia Ilha Continente Transporte de passageiro entre o continente e a Ilha da Santa Catarina antes da construção da Ponte Hercílio Luz.

31 Construção da Ponte Hercílio Luz Aspecto do início da construção da Ponte Hercílio Luz, na década de 1920, que liga a capital catarinense ao continente. A foto, tirada à partir do continente (bairro Estreito), mostra, ao fundo, o centro de Florianópolis, destacando-se as torres da Catedral Metropolitana.

32 Construção da Ponte Hercílio Luz Aspecto dos pilares da construção da Ponte Hercílio Luz. Vendo-se ao fundo a Ilha da Santa Catarina onde encontrava-se o antigo cemitério da cidade.

33 Trindade Fazenda Zootécnica Assis Brasil no bairro Trindade, onde hoje está situado o campus da Universidade Federal de Santa Catarina. A casa à direita é o atual departamento de botânica. Foto da década de 30.

34 Trindade Fazenda Zootécnica Assis Brasil, atual campus da Universidade Federal de Santa Catarina, mostrando as baias. Década de 30.

35 Centro de Florianópolis Praça XV de Novembro mostrando a edificação dos Correios e Telégrafos. Década de 1910.

36 Blumenau Edifício da antiga prefeitura municipal de Blumenau, hoje Centro Cultural.

37 Deputados da Constituinte, 1891 Rara foto do governador Lauro Severiano Müller (sentado ao centro, de roupas civis), de 1891, durante o seu primeiro período de governo em Santa Catarina. A foto foi feita na cidade de Tubarão, ao sul do estado, com o governador ladeado por políticos da região.

38 Grupo de políticos catarinenses da Primeira República

39 Sessão da Assembléia Legislativa de Santa Catarina no período dos anos 20.

40 Oficial Oficial da Revolução Federalista em 1893.

41 Contestado Grupo de combatentes da Guerra do Contestado
Contestado Grupo de combatentes da Guerra do Contestado. Meados de 1905 a 1916.

42 Contestado Grupo de combatentes da Guerra do Contestado, vendo-se a esquerda as chamadas "Virgens do Monge João Maria".


Carregar ppt "Mercado Público de Florianópolis Interessante foto do interior do Mercado Público de Florianópolis, dos inícios do século XX, quando ainda não existiam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google