A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CARISMA DE ALBERIONE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CARISMA DE ALBERIONE."— Transcrição da apresentação:

1 O CARISMA DE ALBERIONE

2 A Modernidade com suas Revoluções Industrial e sócio políticas provocou grandes mudanças sociais e religiosas: um novo mundo se construiu fora do alcance da Igreja

3

4

5 Foi a grande experiência de Alberione, chamada “noite de luz”.
“Vós nascestes da Eucaristia” dizia ele à Família Paulina.

6 Foi ordenado sacerdote em 1907
Com os estudos e o contexto de sua época vai adquirindo uma sensibilidade pastoral, cada vez maior: Escreve “Appunti di teologia pastorale” e “La donna associata allo zelo sacerdotale”. TUDO É PASTORAL!

7

8

9 Eram tempos de mudanças e de progressos na técnica
Eram tempos de mudanças e de progressos na técnica. Com o passar dos anos Alberione percebeu que a nova tecnologia que surgia poderia ser usada para a comunicação do Evangelho A partir de 1914, começou a ser fundada a Família Paulina, que tem por carisma fundamental a COMUNICAÇÃO DO EVANGELHO...

10 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO (Padres e Irmãos Paulinos): Atuam na Igreja e na Sociedade com os meios de comunicação social e com tudo o que a ciência humana inventar nessa área. 1915 – PIA SOCIEDADE FILHAS DE SÃO PAULO (Irmãs Paulinas): Evangelizam também com os meios de comunicação social. 1924 – IRMÃS PIAS DISCÍPULAS DO DIVINO MESTRE: Exercem o apostolado litúrgico, sacerdotal e eucarístico. 1938 – IRMÃS DE JESUS BOM PASTOR – PASTORINHAS: Têm o carisma eminentemente pastoral, em reciprocidade com os pastores da Igreja. 1957 – IRMÃS APOSTOLINAS: Orientam vocacionalmente rapazes e moças.

11 1917 – UNIÃO DOS COOPERADORES PAULINOS: leigos que, de alguma forma, colaboram com a missão da Família Paulina. 1957 – INSTITUTO SECULAR NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO: Mulheres consagradas que atuam no ambiente familiar e de trabalho. 1957 – INSTITUTO SECULAR SÃO GABRIEL ARCANJO: Homens consagrados que atuam no ambiente familiar e de trabalho. 1957 – INSTITUTO JESUS SACERDOTE: Bispos e sacerdotes diocesanos que exercem a própria pastoral a luz da espiritualidade Paulina. 1957 – INSTITUTO SAGRADA FAMÍLIA: Casais que vivem a consagração no próprio casamento.

12 "Espírito antigo e formas novas": este era o lema de ação do Pe
"Espírito antigo e formas novas": este era o lema de ação do Pe. Alberione, quando se preparava para cumprir a missão que lhe fora confiada por Deus. O espírito antigo era o do Evangelho, o da melhor tradição da Igreja; as formas novas eram as oferecidas pelo progresso técnico no século XX.

13 Para a Irmãs Pastorinhas: Vossa tarefa é a “cura d’anime”, a pastoral direta.
“Eu sou o Bom Pastor, conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida a vida pelas ovelhas”. Jo 10,14-15

14 Com admirável coragem e desenvoltura, o Pe
Com admirável coragem e desenvoltura, o Pe. Alberione entrou no campo da comunicação social, introduzindo nele o autêntico sentido do apostolado, da pastoral.

15 “No II Concilio Ecumênico do Vaticano, a palavra que mais se ouvia na basílica de S. Pedro era: "Pastoral, pastoral", isto é, atingir as almas, salvar as almas, descobrir novos meios. Houve aproximadamente setenta discursos de bispos sobre a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão, pedindo que se estudasse o modo de usar bem todos os meios audio­visuais e técnicos” “O Concílio Ecumênico Vaticano II veio confirmar este espírito, pois que todo Ele foi inspirado na pastoral”.

16 “Ei-lo:humilde, silencioso, incansável, sempre vigilante, sempre recolhido em seus pensamentos, que correm da oração à ação (...); Sempre atento para perceber os sinais dos tempos, isto é, as mais geniais formas para chegar até as almas, o nosso Pe. Alberione deu à Igreja novos instrumentos para se exprimir, novos meios para dar vigor e amplidão ao apostolado, nova capacidade e nova consciência do valor e da possibilidade de sua missão no mundo moderno, e com os meios modernos”.

17 Padre Tiago Alberione foi beatificado em 27 de abril de 2003

18 A pastoral no pensamento de Alberione era justamente a comunicação do Evangelho, da Boa Nova, propagada das mais diversas formas. Era a comunicação capaz de gerar comunhão, vida e vida em abundância.

19 “Devemos conduzir sempre as almas ao paraíso
“Devemos conduzir sempre as almas ao paraíso. Não, porém, as que viveram há dez séculos atrás, mas as que vivem hoje. Devemos tomar o mundo e os homens como são hoje para fazer hoje o bem”

20 “Os tempos mudam, e é inútil ficar dizendo: ‘Antigamente não era assim, antigamente não se fazia assim’ As almas de antigamente já estão no céu ou no inferno; devemos salvar as almas de hoje.”

21 Pesquisa e formatação: Irmã Cristiane Ribeiro, sjbp


Carregar ppt "O CARISMA DE ALBERIONE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google