A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades de Laboratório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades de Laboratório"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades de Laboratório
Biologia volume único • 3.ª edição UNIDADE 12 Evolução Armênio Uzunian Ernesto Birner

2 44 Origem da vida e evolução biológica
UMA EXPERIÊNCIA PARA MOSTRAR QUE NÃO EXISTE GERAÇÃO ESPONTÂNEA O ar que respiramos contém microrganismos. E eles podem contaminar qualquer objeto ou alimento. A principal finalidade do experimento é mostrar que a vida, na Terra atual, só surge a partir de vida preexistente. Ou seja, mostrar que a idéia de geração espontânea é falsa. O cuidado na execução do experimento e nas observações é fundamental para seu sucesso. Materiais – 6 frascos pequenos de 100 mL cada (erlenmeyer ou frasco de vidro equivalente) – algodão para tampar os frascos – papel de alumínio – panela de pressão e panela para banho-maria – 1 sachêt de caldo de carne – 1 panela comum com cerca de 1 litro de capacidade – 500 mL de água – 1 fonte de chama (bico de Bunsen, fogão etc.) – 1 rolha de borracha, que possa servir para fechar um dos frascos e que resista à alta temperatura – barbante – parafina – 1 tubo de vidro reto, de cerca de 10 cm – 1 tubo de vidro em S, de cerca de 20 cm

3 44 Origem da vida e evolução biológica
UMA EXPERIÊNCIA PARA MOSTRAR QUE NÃO EXISTE GERAÇÃO ESPONTÂNEA (Cont.) Como proceder • Ferva os 6 frascos de vidro, a rolha de borracha e os tubos de vidro por 15 minutos. • Coloque os 500 mL de água na panela comum, dilua o sachêt de caldo de carne. Deixe ferver por quinze minutos. • Distribua o caldo fervido em quantidades iguais nos 6 frascos de vidro. • Efetue os procedimentos conforme as figuras seguintes. • Amarre bem, com barbante, o papel de alumínio que protege os algodões. O algodão não deve ser molhado. • Ao fechar o frasco 2, cuidado para não tocar na rolha com a mão, na parte que ficará dentro do frasco. • Depois de ferver os frascos em panela de pressão ou em banho-maria, procure deixá-los em ambiente em que não incida luz direta. Deixa aberto

4 44 Origem da vida e evolução biológica
UMA EXPERIÊNCIA PARA MOSTRAR QUE NÃO EXISTE GERAÇÃO ESPONTÂNEA (Cont.) Como proceder parafina Ferver em banho-maria durante 10 minutos e, em seguida, fechar com rolha de borracha e vedar com parafina. Fechar com algodão, introduzindo o tubo em S, e vedar bem com papel de alumínio. Ferver em panela de pressão durante 10 minutos. barbante papel de alumínio algodão papel de alumínio algodão barbante Fechar com algodão inserindo o tubo de vidro reto. Ferver em panela de pressão durante 10 minutos. Fechar com algodão e vedar bem com papel de alumínio. A seguir, amarrar firme-mente com barbante. Ferver em panela de pressão durante 10 minutos.

5 44 Origem da vida e evolução biológica APARÊNCIA DO CALDO
Como proceder (Cont.) • Faça uma tabela, como mostrada abaixo, para registrar suas observações. APARÊNCIA DO CALDO FRASCO 5 FRASCO 4 FRASCO 3 FRASCO 2 FRASCO 1 DIA HORA • Faça observações uma vez por dia no início e, semanalmente, após a primeira semana de observações. Quando aparecerem modificações no conteúdo dos frascos, prepare lâminas e observe ao microscópio.

6 44 Origem da vida e evolução biológica
1. Em qual dos frascos o caldo ficou turvo? Explique por quê. 2. Qual dos frascos é o controle? 3. Cite algumas conseqüências práticas relacionadas à vida das pessoas que podem estar ligadas aos procedimentos que você adotou nos frascos 2 e 5. Por que é importante, no dia-a-dia, efetuar procedimentos como os feitos nos frascos 2 e 5? 4. Qual a conseqüência da utilização do tubo reto (frasco 4) em comparação ao que foi feito no frasco 3, no qual foi utilizado o tubo em S? Qual foi o cientista que assim procedeu e que finalidade teve o procedimento por ele empregado? 5. Qual a principal conclusão que você pode tirar ao final desse experimento?

7 45 Genética de populações e especiação SENSIBILIDADE AO PTC Material
– PTC (feniltiocarbamida) – conta-gotas Como proceder • Inicialmente, vamos supor que os alunos de uma classe sejam uma população (um pool gênico). • Com o conta-gotas, pingue uma gota de PTC na língua de cada indivíduo dessa população, e peça para cada um anotar se sentir algum gosto ou não. • A seguir, preencha a tabela abaixo: Total : 2 1 INSENSÍVEL AO PTC SENSÍVEL AO PTC ALUNO

8 45 Genética de populações e especiação
Nos indivíduos da espécie humana, alguns são sensíveis ao PTC (sentem um gosto muito amargo), enquanto outros são insensíveis a ele (não sentem gosto nenhum). Esta característica é genética, sendo que a sensibilidade é determinada por um gene dominante (T), enquanto a insensibilidade é determinada por seu alelo recessivo (t) em homozigose. 1. Qual é a freqüência gênica do alelo T nessa população? 2. Qual é a freqüência de indivíduos que apresentam a característica recessiva? 3. Qual é a freqüência de indivíduos que apresentam a característica dominante? 4. Qual é a freqüência esperada de homozigotos dominantes? 5. Podemos determinar qual seria a freqüência esperada de heterozigotos nessa população?


Carregar ppt "Atividades de Laboratório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google