A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alimentação saudável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alimentação saudável."— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação saudável

2 “Bem estar físico, mental e social”
Alimentação saudável Saúde “Bem estar físico, mental e social” OMS (Organização Mundial da Saúde)

3 Alimentação saudável Físico – relacionado ao corpo e o seu funcionamento Mental – relacionado as emoções, aos pensamentos e sentimentos. Social – relacionado ao convívio social.

4 Alimentação saudável “A alimentação deve nutrir à saúde, preservando o bem estar físico, mental e social” (ALMEIDA, 2004)

5 Alimentação saudável Realidade Global
consumo de alimentos industrializados. A perda da identidade cultural. Desagregação de valores sociais. Mudanças nas relações familiares

6 Alimentação saudável Alimentação saudável
Para o bem estar físico – A alimentação saudável deve fornecer água, carboidrato, proteína, lipídio, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo (Brasil, 2006)

7 Alimentação saudável Alimentação saudável
Para bem estar físico – a alimentação variada e adequada previne: Deficiências nutricionais. Melhora a função imunológica. Previne doenças crônicas não-trasmissíveis.

8 Alimentação saudável Alimentação saudável
Para o bem estar mental – alimentar-se de forma mais harmônica e prazerosa, valorizando cada alimento e seu sabor.

9 Alimentação saudável Alimentação saudável
Para o bem estar social – respeitar a cultura, acessibilidade financeira, sabor e variedade.

10 Alimentação saudável Definição
“Alimentação saudável” pode adquirir muitos significados dependendo do país ou região de um mesmo país, cultura e época. Porém em geral a alimentação saudável é sempre composta de uma alimentação equilibrada.

11 Alimentação saudável Grupos alimentares

12 Alimentação saudável Alimentos construtores
Fornecem proteínas ao corpo. São componentes indispensáveis a toda célula viva. Têm função construtora. São substâncias que vão formar e manter os músculos, os ossos, o sangue, os órgãos, a pele e o cérebro, construir novos tecidos, promover o crescimento e contribuir para a resistência do organismo às doenças. Fontes: carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, soja).

13 Alimentação saudável Alimentos energéticos
·         Fornecem carboidratos e lipídeos ao corpo. Carboidratos - com algumas exceções, são de origem vegetal. Sua função na alimentação humana é fornecer energia. Os alimentos com essa função são assim chamados porque funcionam em nosso organismo como verdadeiros combustíveis.  Fontes: cereais (arroz, milho, trigo, aveia), pães, tubérculos, raízes.

14 Alimentação saudável Alimentos energéticos extras
Lipídeos - possuem alto valor energético e transportam as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), protegendo os órgãos vitais e o organismo contra a perda excessiva de calor. Fontes: óleos e gorduras Carboidrato simples - O açúcar é rico em calorias e pobre em nutrientes tornando-se um alimento com calorias vazias, portanto é um grande vilão para saúde.

15 Alimentação saudável Alimentos reguladores:
Fornecem vitaminas minerais, fibras e água.  Vitaminas – são compostos orgânicos que aparecem nos alimentos em pequenas concentrações, mas desempenham funções especificas e vitais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem ser sintetizadas pelo organismo, e sua ausência ou absorção inadequada provocam doenças de carência especifica. Por isso as vitaminas não podem faltar na alimentação.  Fontes: frutas, verduras e legumes.

16 Alimentação saudável Alimentos reguladores
Minerais - são concentrados no corpo e nos alimentos. São partes integrantes de hormônios, enzimas e vitaminas e fornecem os constituintes enrijecedores de ossos e dentes. Cálcio, fósforo, enxofre, cloro e magnésio são necessários ao organismo em grandes quantidades diárias. Fero, flúor, zinco, cobre, iodo, cromo e cobalto são necessários em quantidades menores.  Fontes: frutas, verduras e legumes.

17 Alimentação saudável Alimentos reguladores
Fibras – constituem o material da parede da célula vegetal, com estruturas que dão forma e textura: cascas, películas, sementes, etc. não são digeridas ou absorvidas pelo organismo. Apesar de não possuírem valor nutritivo ou energético, participam ativamente da mecânica da digestão, tornando-se mais fácil e completa. Ajudam o alimento a se movimentar através do intestino, facilitando assim, o seu funcionamento. Com poucas fibras, o intestino trabalha com dificuldade.

18 Alimentação saudável Alimentos reguladores
Água – é o principal componente do corpo humano e constitui cerca de 2/3 do peso corpóreo total. Com o oxigênio, ela é o elemento mais importante para a manutenção da vida. A água possui funções construtora e reguladora.

19 Os dez passos para alimentação saudável

20 01 – Faça pelo menos três refeições por dia.
Alimentação saudável 01 – Faça pelo menos três refeições por dia. 02 – Incluam diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas).

21 03 – Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras.
Alimentação saudável 03 – Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras. 04 – Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana.

22 Alimentação saudável 05 – Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar gordura 06 – Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

23 08 – Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
Alimentação saudável 07 – Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação. 08 – Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

24 Alimentação saudável 09 – Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. 10 – Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. 

25 Alimentação saudável Em caso de duvida ? Procure um Nutricionista


Carregar ppt "Alimentação saudável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google