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Prof. Arthur Albertin.

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Apresentação em tema: "Prof. Arthur Albertin."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Arthur Albertin

2 Visão e evolução da comunicação

3 Competências de um bom comunicador

4 Seguindo certas regras...
No processo de comunicação, sempre vão existir três itens que você precisa considerar: Emissor – que é a pessoa que gera a informação com significado. Mensagem – que é a ideia que o emissor deseja comunicar através de um canal. Receptor – que é a pessoa que recebe a mensagem de forma compreensível. Por isso, uma boa comunicação exige do emissor: • Objetivos claros; • Respeito ao público; • Adequação da linguagem; • Boa postura e entonação; • Conhecimento, ou seja, muita leitura; • Interação; • Boa linguagem corporal;

5 Conceitos de uma boa apresentação
O emissor precisa ter uma ideia com significado e que ela chegue ao receptor com clareza. A compreensão do receptor tem que coincidir com o significado pretendido pelo emissor. Planejar com cuidado e antecedência, afim de tentar prever possíveis problemas na sua apresentação. Utilizar recursos variados para interagir com o seu público.

6 Não se pode agradar todo mundo!

7 Falhas e armadilhas da comunicação
• Ser o dono da verdade. Isso pega muito mal; • Desconhecer as particularidades dos ouvintes; • Ser chato, irônico e desrespeitoso; • Subestimar a inteligência do público; • Ter atitudes preconceituosas; • Mostrar superioridade; • Fazer brincadeiras de mau gosto. Armadilhas: • Não ter um foco bem definido e não ser objetivo; • Gritar com o público; • Não atentar para as necessidades e expectativas das partes interessadas; • Descuidar da clareza e simplicidade; • Esquecer que a informação tem que ser completa; • Desconsiderar as limitações das partes interessadas; • Não avaliar as barreiras culturais. • Comunicar sem observar contextos.

8 Entendendo o público Em relação ao seu público, nem todas as pessoas conseguem aprender da mesma forma. Isso mesmo, alguns aprendem melhor com os recursos visuais, outros com auditivos e outros são sinestésicos. Entenda cada um deles: O Visual – Procura por recursos visuais tais como textos, imagens, anotações, tabelas, gráficos, gestos do comunicador, entre outros. Eles aprendem vendo você fazer. O Auditivo – Procure informações audíveis, tais como a fala do comunicador, expressões usadas, músicas, gravações, entre outros. O que ele ouve fica mais fácil aprender. O Sinestésico – É a relação de planos sensoriais diferentes, unindo por exemplo a audição, o gosto, o cheiro, o tato e o paladar. Numa palestra, por exemplo, quem é sinestésico aprende com a combinação de gestos e sons.

9 Comunicação na era digital
Vivemos na era digital e com ela muitas coisas boas surgiram, mas nem tudo! Explore os recursos para aumentar sua comunicação, mas nunca deixe de manter o contato com o seu público! Podemos apresentar de forma personalizada o nosso conteúdo por meio das tecnologias, mas ela nunca irá superar uma conversa sincera!

10 Exercícios Práticos: 1 – Responda as atividades relacionadas à aula
2 – Faça a elaboração de um roteiro para apresentar um tema de sua escolha.


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